Plano de aula: Til, M ou N no final de sílabas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nasalidade: til, M e N

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas ao escrever palavras e refletir sobre marcas de nasalidade nas palavras.

Materiais necessários: Fichas individuais com as imagens e seus nomes, em tamanho grande.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber a sonoridade na pronúncia das palavras e não compreender que a diferença entre elas está na escrita, pois a pronúncia é idêntica.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Orientações:

• Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).
  • Explore o que é sílaba.
  • Questione:
  • Existe a possibilidade de aparecer TIL, M ou N no final das sílabas?
  • Vocês conseguem se lembrar de palavras que aparecem TIL, M ou N no final das sílabas? Quais?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA