Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de cálculo aditivo usando três números em contexto de jogos/desafios

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Comparar pequenas quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;
  5. Juntar quantidades distintas seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Somas até 10 com três números

Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, botões, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o objetivo (opcional), com a ficha de marcação dos valores que saíram nos dados durante a etapa de Aquecimento e com a sistematização das aprendizagens citadas no Encerramento
  3. Dados confeccionados pelo professor com as faces 0,1,2 (1º dado); 2,3,4 (2º dado) e 4,5,6 (3º dado)
  4. Fichas para marcação dos registros dos algarismos retirados quando do lançamento dos dados, em cada rodada do jogo tanto na Atividade Principal quanto na Atividade de Raio X
  5. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA