Plano de Aula

Plano de aula: Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10.



Recursos necessários

  1. 10 garrafas de refrigerante de 1 litro e meio (pet) preenchidas com areia ou pedras até ¼ da altura da embalagem para mantê-las em pé, evitando que sejam derrubadas facilmente pelo vento;
  2. uma bola adequada para derrubar as garrafas;
  3. um cartaz com uma tabela contendo o nome dos alunos para registro das jogadas.
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA