Plano de Aula

Plano de aula: Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10.



Recursos necessários

  1. 10 garrafas de refrigerante de 1 litro e meio (pet) preenchidas com areia ou pedras até ¼ da altura da embalagem para mantê-las em pé, evitando que sejam derrubadas facilmente pelo vento;
  2. uma bola adequada para derrubar as garrafas;
  3. um cartaz com uma tabela contendo o nome dos alunos para registro das jogadas.
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA