Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 10;
- Relacionar símbolo-quantidade;
- Quantificar até 10;
- Comparar quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;
Objetivos específicos
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
- Realizar contagens e comparar quantidades;
- Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
- Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.
Conceito-chave
Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10.
Recursos necessários
- 10 garrafas de refrigerante de 1 litro e meio (pet) preenchidas com areia ou pedras até ¼ da altura da embalagem para mantê-las em pé, evitando que sejam derrubadas facilmente pelo vento;
- uma bola adequada para derrubar as garrafas;
- um cartaz com uma tabela contendo o nome dos alunos para registro das jogadas.
- Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
- Realizar contagens e comparar quantidades;
- Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
- Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA