Plano de Aula

Plano de aula: Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10.



Recursos necessários

  1. 10 garrafas de refrigerante de 1 litro e meio (pet) preenchidas com areia ou pedras até ¼ da altura da embalagem para mantê-las em pé, evitando que sejam derrubadas facilmente pelo vento;
  2. uma bola adequada para derrubar as garrafas;
  3. um cartaz com uma tabela contendo o nome dos alunos para registro das jogadas.
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

    1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo e subtrativo por resolução numérica e/ou pictórica;
    2. Realizar contagens e comparar quantidades;
    3. Valorizar as estratégias de pictóricas ou numéricas empregadas pelos alunos;
    4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.