Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de cálculo variadas envolvendo subtração

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto tirou” e “quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material manipulável de contagem;
  2. Cartazes com: a Sistematização do conceito (opcional) e com o problema do Aquecimento, caso este não possa ser projetado ou a atividade impressa (opcional);
  3. Atividade principal e atividade do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

    Título do plano - Planos de aula - 1º ano

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA