Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de cálculo variadas envolvendo subtração

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto tirou” e “quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material manipulável de contagem;
  2. Cartazes com: a Sistematização do conceito (opcional) e com o problema do Aquecimento, caso este não possa ser projetado ou a atividade impressa (opcional);
  3. Atividade principal e atividade do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

    Título do plano - Planos de aula - 1º ano

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo pictóricas, ou numéricas, ou outra, empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo subtrativo em contexto de jogo e de resolução de problema.