Plano de Aula

Plano de aula: Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a adição.

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.

Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Reconhecer os números do zero ao 10;
  3. Quantificar até 10;
  4. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Conceito-chave

Cálculo mental com somas até 10.

Recursos necessários

  1. Material de contagem (opcional);
  2. Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, atividade do Raio X;
  3. Cartaz (opcional): Retomada (materiais e regras do jogo), Encerramento e Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.