Plano de Aula

Plano de aula: Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a adição.

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.

Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Reconhecer os números do zero ao 10;
  3. Quantificar até 10;
  4. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Conceito-chave

Cálculo mental com somas até 10.

Recursos necessários

  1. Material de contagem (opcional);
  2. Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, atividade do Raio X;
  3. Cartaz (opcional): Retomada (materiais e regras do jogo), Encerramento e Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA