Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas do campo aditivo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:

  1. Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
  2. Reconhecem os números do zero ao 15;
  3. Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
  4. Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Conceito-chave

Resolução de problemas

Recursos necessários

  1. Material de contagem;
  2. Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
  3. Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA