Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas do campo aditivo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:

  1. Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
  2. Reconhecem os números do zero ao 15;
  3. Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
  4. Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Conceito-chave

Resolução de problemas

Recursos necessários

  1. Material de contagem;
  2. Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
  3. Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA