Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: Papel e lápis, imagens ou impressões das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos. A recomendação é que, neste plano, utilize duas aulas.
Retomada
Se for dar uma aula simultânea, apresente a atividade de aquecimento aos alunos e siga as orientações que estão no plano de aula. No caso de uma aula assíncrona, se seus alunos não tiverem experiência em elaborar problemas, sugiro que faça uma situação para a operação indicada, apresentando-a também e pedindo que elaborem somente a pergunta, como na atividade principal. Apresente ou envie a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te retornem os registros das resoluções. Peça, então, o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que discutam a situação com os alunos e envie questões para orientar essa reflexão:
- O que a pergunta de um problema nos ajuda a descobrir?
- Será que todos os problemas têm a mesma pergunta?
- O que podemos perguntar para esse problema?
- Podemos pensar em outra situação para essa operação (14 - 4 =?)?
Atividade principal
No caso de uma aula simultânea, apresente cada situação e discuta com os alunos, solicitando sugestões de perguntas para o problema. Explore possibilidades e decidam juntos qual será a escolhida. Depois, envie as situações com as questões para que solucionem e na próxima aula façam a discussão das soluções. Se sua aula for assíncrona, encaminhe a imagem ou impressão da atividade e solicite que reflitam sobre as situações e registrem pelo menos uma possibilidade de pergunta para cada uma. Neste caso, pode fazer em mais aulas, pedindo que te enviem os problemas com as perguntas, para que faça as devidas intervenções e reencaminhe para que resolvam. Mas se considerar que conseguirão fazer perguntas pertinentes, peça que já resolvam e te enviem tudo junto.
Discussão das soluções
No caso de uma aula simultânea, discuta com os alunos as formas de resolução que realizaram, utilizando as questões da orientação aos professores, que constam no plano de aula. Se não tiver encontrado uma maneira síncrona de se comunicar com os alunos, peça que te enviem os problemas resolvidos, então encaminhe uma devolutiva por áudio, vídeo ou escrita, com possibilidades de soluções.
Encerramento
Faça um fechamento na aula simultânea ou em sua mensagem de devolutiva, salientando que aprenderam a formular perguntas para os problemas e resolveram as situações.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar aos familiares que puderem acompanhar os alunos, que devem encorajá-los a refletir e realizar propostas de maneira mais independente possível. Encaminhe sempre orientações claras e que auxiliem os familiares.