Matemática: 16 planos de aula para trabalhar divisão e multiplicação à distância

Com as habilidades matemáticas de adição e subtração consolidadas, os alunos estão preparados para avançar e compreender as relações entre as operações

POR:
Letícia Ferreira
Desenvolver habilidades de cálculo mental ajuda as crianças a desenvolver novas estratégias matemáticas, que podem ser aplicadas no cotidiano    Crédito: Getty Images

A multiplicação é a soma de uma série de adições. A divisão é o inverso da multiplicação. Levar seus alunos a um novo passo com esses conteúdos exige o desenvolvimento de habilidades de cálculo mental. “Quando os alunos começam a criar estratégias para envolver o cálculo mental, eles passam a evoluir nos cálculos e pensar em novas estratégias", explica Paula Gilves, professora-autora de planos aula de Matemática do Time de Autores NOVA ESCOLA. 

É o momento que os estudantes deixam qualquer recurso de lado (lápis, objetos para contar) e realizam as operações apenas com cérebro. Se isso pode parecer um desafio enorme à primeira vista, "com o tempo flui de uma maneira muito mais fácil”, garante a educadora. 

Os exercícios de divisão e multiplicação desafiam o raciocínio dos estudantes, em um período que o cálculo mental é difícil nessa fase do Ensino Fundamental. Por isso, apresentar os problemas a eles não é suficiente. “Não adianta exigir que os alunos façam o cálculo mentalmente, sem ensinar as estratégias de cálculo mental. Esse é o primeiro passo", diz Paula. Ao professor cabe ensinar as estratégias para desenvolver o cálculo mental. "Senão, eles transferem o cálculo mental para os dedos". É preciso, portanto, capacitar as crianças a entender como pensar. Para entender quais estratégias são elaboradas para chegar ao resultado de uma questão, basta uma coisa simples: perguntar!

Para ajudar seus alunos a desenvolver estratégias para o cálculo mental em operações de multiplicação e divisão no Ensino Fundamental 1, selecionamos 16 planos de aula de um total de 1.500 planos de Matemática, já adaptados para o ensino remoto. Todos os planos de aula NOVA ESCOLA contemplam atividades que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem e são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


Multiplicação? Que bicho é esse?

Indicado para: 2º ano
Com esse plano, os alunos vão treinar a resolução e a elaboração de problemas de multiplicação, a partir do conceito de soma. Eles vão precisar de papel, lápis e objetos de casa, como caixa de ovos e tampinhas de garrafas. Por meio de videochamada ou vídeo gravado, apresente 5 sacos com 10 tampinhas e peça para os alunos resolverem o desafio. Converse com a turma sobre como eles podem chegar a um resultado e inclua outras situações. Ao longo da aula, mostre outros cenários para que eles exercitem a multiplicação e discutam como chegaram a um resultado.

Multiplicação - Parte I

Indicado para: 2º ano
Você retomará com alunos, no começo da aula, o conceito de multiplicação e lançará um desafio, para que eles representem uma série de somas a partir de uma multiplicação. Para a atividade, peça aos alunos que formem duplas. Com a figura de um pacote com três maçãs, as duplas serão incentivadas a dizer quantas frutas a personagem comprou em 4 sacolas e em 8 pacotes, e outros problemas nessa linha. Converse com os alunos sobre a maneira que escolheram para chegar à solução. Eles poderão receber o exercício em texto ou na sala de aula virtual. 

Multiplicação por 2

Indicado para: 2º ano
Com a imagem de um dominó, peça para os alunos completarem o jogo multiplicando por 2, e converse sobre os resultados e os caminhos que a turma usou para chegar até eles. Na falta do jogo, as crianças podem fazer o dominó com papel, como uma tarefa anterior, contando inclusive com participação da família, ou usar a reprodução em um quadro. Você pode escolher se a atividade de multiplicação será executada de modo individual ou em grupo, gravando um vídeo e enviando as orientações via WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de comunicação. 

Multiplicação por 3

Indicado para: 2º ano
Os alunos vão precisar de papel, lápis, cola e um colar de contas, que pode ser feito em outra atividade ou em uma tarefa para casa. As crianças também podem usam um colar de bolinhas ou pedras de algum familiar para a atividade. Organize a turma em duplas ou trios, propondo que os alunos resolvam desafios de multiplicação tirando cartas e representando o desafio no colar de contas. Com outra situação problema, incentive a leitura da sala com a questão: "Se 16 alunos lerem 3 livros no primeiro semestre, quantos livros a sala leria ao todo?".  

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

Indicado para: 3º ano
Mostre a seus alunos como a tabuada é a forma mais fácil de registrar a multiplicação, com folhas, lápis e borracha. Para começar, questione quais são os conhecimentos deles sobre tabuada. Mostre a eles resultados de operações de multiplicação a partir da tabuada. Em algumas operações, deixe um "espaço vazio" para que os alunos possam encaixar o resultado que você apresentou no início. Depois do desafio, relembre os conceitos de multiplicação em um vídeo curto ou em uma sala de aula digital. 

Divisão Equitativa

Indicado para: 3º ano
A ideia aqui é partir de situações do cotidiano para explicar divisão equitativa, em que cada integrante recebe exatamente a mesma quantidade. Apresente aos alunos os conceitos de dividir, repartir e converse sobre as situações em que eles e pessoas próximas precisam dividir alguma coisa, como biscoitos (bolachas), por exemplo. Nas próximas atividades, você pode continuar usando biscoitos ou algum outro item em diferentes situações para que, juntos, os alunos possam compreender se há biscoitos para todos do grupo ou não. 

Divisão com resto 0

Indicado para: 3º ano
Para começar esta aula, você pode apresentar uma imagem que representa a operação de divisão. Usando desenhos de barras de chocolate, daquelas que têm vários segmentos, desafie os alunos a dividir uma certa quantidade do doce entre várias pessoas em quantidades iguais. Questione como os alunos pensam em alcançar o resultado e compartilhe os aprendizados via videochamada pelo Google Meet, Zoom ou outra plataforma. 

Problematizando com as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Indicado para: 4º ano
Os alunos vão precisar apenas de papel para participar dessa aula. Apresente o tema da aula e explique que as operações de multiplicação e divisão são inversas. Desafie a turma com um problema que relaciona as operações de soma com a multiplicação. Pergunte aos alunos se essa forma de pensar é correta, como eles entendem essas operações. Se for possível, grave áudios para os alunos explicando os problemas. E, com os resultados, pergunte sobre as formas que eles escolheram para resolver os problemas, se a relação inversa entre multiplicação e divisão faz sentido para eles em cada atividade. 

Cálculo mental com múltiplos de 10 - Problemas de multiplicação e divisão

Indicado para: 4º ano
Selecione alguns problemas de multiplicação e divisão com múltiplos de dez e apresente aos alunos para que eles discutam como resolver tais problemas. Podem ser operações como 7 X 60 ou 450 : 50. Proponha que eles comparem e analisem estratégias diferentes para chegar ao resultado. Com os alunos em casa, você pode gravar e enviar um vídeo curto com a explicação da proposta da atividade e depois envie uma foto dos problemas para que eles tentem resolver sozinhos ou em dupla. Faça depois uma videochamada para entender como buscaram a solução.

Fatos fundamentais com o jogo “Truco da divisão”

Indicado para: 4º ano
Esse plano é uma opção para desenvolver a fluência dos fundamentos da divisão entre os alunos. Eles vão precisar de papel e lápis para escrever. Para incentivar o debate, apresente um problema de divisão que desafie os alunos a entender quais opções têm o resultado maior. Incentive a discussão das estratégias que a turma usou para chegar à conclusão e apresente outras situações hipotéticas para que eles entendam como chegar ao resultado. Na atividade principal, use o jogo de truco e distribua as cartas para grupos de 4 alunos. Uma dupla jogará contra a outra e, no final, converse com a sala sobre como eles usaram a divisão mental para jogar.

Resolução de problemas com multiplicação e divisão

Indicado para: 4º ano
Para deixar a turma no "clima" do exercício, use o exemplo inicial e desafie os alunos a falar sobre a questão: "Quanto Luana gastou com material escolar?". Eles entenderam? O que a personagem Luana comprou? Na atividade principal, duplas de alunos vão multiplicar valores para entender quanto a Dona Conceição gastou para viajar com seus quatro filhos nas férias. Crie um ambiente para que os alunos compartilhem como resolveram o problema. As atividades podem ser realizadas em uma sala de aula virtual ou por escrito. 
 

Algoritmo da Multiplicação

Indicado para: 4º ano
A ideia desse plano é utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo. Leia a proposta de cada atividade para ter certeza de que os estudantes entenderam o que está sendo pedido. Alguns problemas relembram como as operações de multiplicação são feitas até chegar aos exercícios de multiplicação com algoritmo. Mostre aos alunos o problema com o novo elemento e pergunte como eles podem resolver essa  tarefa pensando nos conceitos que acabaram de rever juntos. 

Dominó: praticar a divisão brincando

Indicado para: 5º ano
Para começar a aula com esse plano, incentive os alunos com duas situações problemas. Eles precisam entender quantas balas vão distribuir para uma quantidade determinada de amigos. Esse é um aquecimento para a principal atividade, um jogo de dominó para incentivar a prática de divisão. Os alunos iniciam o jogo dividindo os valores indicados por você nas regras da brincadeira, tudo mentalmente. Em seguida, discuta com a turma as técnicas usadas para chegar aos resultados. Você pode sugerir essa atividade por meio de um vídeo curto e pedir as respostas por escrito, ou analisar os resultados por videochamada. 

O cálculo mental e a divisão

Indicado para: 5º ano
Esta aula é uma opção para você, professor, que quer ensinar aos seus alunos como calcular mentalmente. Explique para os estudantes porque é importante aprender a realizar divisões mentais e como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia, nas compras diárias, em jogos. Depois, discuta com a turma quais estratégias podem ser usadas para fazer divisões mentais e, em seguida, apresente um desafio de divisão para que os alunos expliquem como resolver esses problemas. 

Tabuódromo: construindo um autódromo com multiplicação

Indicado para: 5º ano
Seus alunos vão precisar de lápis, papel, borracha e régua para esta aula. Compartilhe com a turma um desafio de multiplicação: "Quanto Marcos gastou com pães de quatro reais?". Discuta com os alunos como eles chegaram ao resultado. Compartilhe a imagem do Tabuódromo, que traz valores indicados por você e peça que eles completem um circuito com números que, multiplicados, resultam nos valores de multiplicação apresentados pelo jogo. 

Multiplicação e Divisão

Indicado para: 6° ano
Inicie a aula retomando a lógica inversa entre as operações de divisão e multiplicação. As atividades devem reproduzir situações em que a turma reconheça quais valores completam corretamente um quadro com espaços para preencher múltiplos de 7, 2, e a operação inversa de divisão também. A cada atividade, converse com os alunos por áudio ou vídeo, para entender qual lógica eles usaram para completar o problema.

Tags

Guias

Tags

Guias