Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas do campo aditivo com a ideia da subtração

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer nosso dinheiro por meio das moedas de 1 real;
  5. Comparar quantidades por meio de ações que os levem a identificar “quanto tinha” “quanto pagou” e “com quanto ficou”;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos para fazer as compras.

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo (subtração) com números até 10.

Recursos necessários

  1. Material descrito na Atividade principal;
  2. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, com a Sistematização do conceito e com o Encerramento;
  3. Atividades: de Aquecimento, a Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (subtração);
  2. Realizar contagens e comparar quantidades;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos para fazer as compras.