Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, impressão ou imagens das atividades em meio digital, material para contagem (palitos, feijões ou outro).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
A atividade de aquecimento pode ser realizada oralmente. Sugira aos alunos que tenham em mãos material manipulável para contagem (palitos, feijões ou outro). Se conseguir, promova uma troca de ideias de como pensaram para encontrar a solução. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e vá dando tempo para que os alunos pensem em cada solução. Então, vá apresentando possibilidades de soluções. Ou envie a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te enviem os registros das resoluções. Solicite, então, o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que estimulem os alunos a fazerem contagens, comparação, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado dos problemas.
Atividade principal
No caso de uma aula simultânea, peça que seus alunos tenham o material para contagem disponível. Apresente a situação aos alunos para que solucionem, sempre incentivando a fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo. Se porventura a aula seja assíncrona, sugira que algum familiar acompanhe. Para tanto, envie algumas questões para que possa se orientar e estimular o aluno a buscar hipóteses e estratégias: "Como você está pensando em fazer para descobrir quantos pontos Lucas fez? Tem outro jeito de fazer? Que resposta você encontrou? Qual das respostas está correta? A sua ou a de Lucas? Como você fez para conferir a resposta?". Envie aos alunos a imagem da atividade por meio digital, impressão ou, ainda, pode gravar um vídeo onde apresente a situação e orientando a resolução, com incentivo para o uso do material concreto para que busquem e testem possibilidades de soluções e registrem sua escolha.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate será ótimo, senão, procure apresentar mais de uma possibilidade, para que comparem com suas soluções. Pode usar o slide e discutir:
- O que vocês fizeram para saber quantos pontos Lucas marcou no jogo de cartas?
- O que vocês descobriram sobre os pontos de Lucas?
- Como vocês fizeram a conferência do resultado de Lucas?
- O resultado que vocês encontraram foi o mesmo de Lucas?
- Como vocês fizeram para saber se o resultado que vocês encontraram estava correto?
- Então, o que vocês podem dizer sobre o resultado de Lucas.
Caso sua aula seja assíncrona, solicite que os alunos enviem suas resoluções. Encaminhe, se for oportuno, uma devolutiva com algumas possibilidades de soluções. Você poderá apresentar através de um vídeo - gravado no próprio celular ou no computador - ou de acordo com a forma de comunicação que estabeleceram.
Sistematização do conceito e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de sistematização do conceito e de encerramento do plano de aula. Você pode aproveitar o mesmo vídeo em que apresentar da discussão das soluções, gravar uma mensagem de voz, ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação ao acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira o mais independente possível.