Habilidade focal relacionada
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objeto de conhecimento relacionado
- Resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão de números naturais e números racionais em diferentes estratégias de cálculos.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas que envolvam a operação de multiplicação e divisão com números naturais.
- Realizar cálculos de multiplicação e divisão com números naturais por meio do algoritmo convencional e outros procedimentos de cálculo.
- Realizar cálculo mental de multiplicação e divisão apoiando-se nas propriedades das operações e no conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.
- Estimar resultados de divisões e calcular sua ordem de grandeza.
- Utilizar a calculadora para resolver situações problema de multiplicação e divisão e para controlar cálculos realizados por outros procedimentos.
- Selecionar a estratégia de cálculo mais pertinente em relação aos números e às operações apresentadas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
- (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Esta habilidade realiza o fechamento do trabalho envolvendo a multiplicação e divisão nos anos anteriores e culmina com a divisão de um número de até cinco algarismos por outro de até dois algarismos, incluindo, também, a divisão entre dois números naturais com quociente decimal. Para que isto ocorra, é importante que o estudante compreenda as etapas envolvidas no algoritmo da divisão nas quais os restos parciais apresentados são reorganizados de maneira a representarem a respectiva quantidade da ordem imediatamente inferior. Em outras palavras, se durante uma divisão sobrar 2 inteiros, estes podem ser representados por 20 décimos, sendo necessário, portanto, indicar que o quociente apresentará parte decimal através da escrita da vírgula. Restando novamente 1 décimo, é possível representá-lo como 10 centésimos e continuar a divisão sem a necessidade de explicitar que o quociente apresenta parte decimal.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 7 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de realizar cálculos de multiplicação e divisão com números naturais por meio do algoritmo convencional e outros procedimentos de cálculo.
Plano de aula: Divisão por 10, 100, 1000 (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Divisão por 10, 100, 1000, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Resolver problemas de divisão de um número natural por 10, 100, 1000 com o quociente decimal.
Plano de aula: Problemas Envolvendo Mais de uma Operação com Números Naturais (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Problemas Envolvendo Mais de uma Operação com Números Naturais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
- Identificar as operações necessárias para resolver uma situação-problema.
- Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.