Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão de números naturais e números racionais em diferentes estratégias de cálculos.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problemas que envolvam a operação de multiplicação e divisão com números naturais.
  • Realizar cálculos de multiplicação e divisão com números naturais por meio do algoritmo convencional e outros procedimentos de cálculo.
  • Realizar cálculo mental de multiplicação e divisão apoiando-se nas propriedades das operações e no conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.
  • Estimar resultados de divisões e calcular sua ordem de grandeza.
  • Utilizar a calculadora para resolver situações problema de multiplicação e divisão e para controlar cálculos realizados por outros procedimentos.
  • Selecionar a estratégia de cálculo mais pertinente em relação aos números e às operações apresentadas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade realiza o fechamento do trabalho envolvendo a multiplicação e divisão nos anos anteriores e culmina com a divisão de um número de até cinco algarismos por outro de até dois algarismos, incluindo, também, a divisão entre dois números naturais com quociente decimal. Para que isto ocorra, é importante que o estudante compreenda as etapas envolvidas no algoritmo da divisão nas quais os restos parciais apresentados são reorganizados de maneira a representarem a respectiva quantidade da ordem imediatamente inferior. Em outras palavras, se durante uma divisão sobrar 2 inteiros, estes podem ser representados por 20 décimos, sendo necessário, portanto, indicar que o quociente apresentará parte decimal através da escrita da vírgula. Restando novamente 1 décimo, é possível representá-lo como 10 centésimos e continuar a divisão sem a necessidade de explicitar que o quociente apresenta parte decimal.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 7 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de realizar cálculos de multiplicação e divisão com números naturais por meio do algoritmo convencional e outros procedimentos de cálculo.

Plano de aula: Divisão por 10, 100, 1000 (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Divisão por 10, 100, 1000, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver problemas de divisão de um número natural por 10, 100, 1000 com o quociente decimal.

Plano de aula: Problemas Envolvendo Mais de uma Operação com Números Naturais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Problemas Envolvendo Mais de uma Operação com Números Naturais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
  • Identificar as operações necessárias para resolver uma situação-problema.
  • Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática