Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de cálculo envolvendo adição em contexto de jogos/desafios

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula, é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 5;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Cálculo aditivo com somas até 5.

Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o objetivo (opcional)
  3. Fichas com a representação das quantidades ou números (conjuntos de 1 a 4) para o jogo Cincos
  4. Fichas para marcação dos registros das quantidades das cartas usadas, durante o jogo, em cada rodada
  5. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.