Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a subtração
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 15;
- Reconhecer os números do zero ao 15;
- Quantificar até 15;
- Contar quantidades, subtraindo-as;
Objetivos específicos
- Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
- Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
- Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
- Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.
Conceito-chave
Cálculo mental com resto 5.
Recursos necessários
- Material de contagem (opcional);
- Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, tabela de registro das jogadas do jogo “Resta 5”; modelo de dado; atividade do Raio X;
- Cartaz (opcional): tabela de registro das jogadas, atividade do Raio X.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
- Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
- Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
- Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA