Plano de Aula

Plano de aula: Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a subtração

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 15;
  2. Reconhecer os números do zero ao 15;
  3. Quantificar até 15;
  4. Contar quantidades, subtraindo-as;

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.

Conceito-chave

Cálculo mental com resto 5.

Recursos necessários

  1. Material de contagem (opcional);
  2. Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, tabela de registro das jogadas do jogo “Resta 5”; modelo de dado;  atividade do Raio X;
  3. Cartaz (opcional): tabela de registro das jogadas, atividade do Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
  2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
  3. Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
  4. Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA