Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Fatos fundamentais da multiplicação e resolução de problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação por meio de estratégias diversas.
  • Resolução de problemas envolvendo diferentes ideias da divisão por meio de estratégias diversas.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver e elaborar problemas de multiplicação relacionados à ideia de adição de partes iguais, organização retangular e proporcionalidade usando um procedimento pessoal.
  • Reconhecer os fatos fundamentais da multiplicação e utilizá-los na resolução de operações e problemas.
  • Efetuar multiplicações recorrendo a procedimentos convencionais ou pessoais de cálculo.
  • Resolver e elaborar problemas de divisão relacionados à ideia de repartir em partes iguais e medir.
  • Efetuar a divisão, utilizando algoritmos por estimativa (algoritmo americano) ou outro algoritmo com até dois algarismos no divisor.
  • Estimar a ordem de grandeza do resultado de uma operação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade retoma e amplia o trabalho iniciado na habilidade EF03MA07, inserindo a ideia de proporcionalidade, além da ideia de adição de parcelas iguais e a de disposição retangular. Nesta ampliação, o estudante deve ter a oportunidade de verificar como uma grandeza (discreta) se comporta ao modificarmos outra associada a ela. Por exemplo, se com duas garrafas de suco concentrado é possível fazer seis jarras de suco, cada uma de 1 L, quantas garrafas de suco concentrado são necessárias para fazermos 18 jarras idênticas? Contextos envolvendo dobro, triplo, quádruplo etc. são favoráveis ao desenvolvimento desta habilidade. Além disso, já é possível explorar o algoritmo convencional para efetuar a multiplicação.

Quanto à habilidade EF04MA07, preconizam-se duas ideias associadas à operação divisão: a ideia de repartição equitativa e a ideia de medida. No primeiro caso, temos um grupo de elementos que será distribuído igualmente numa quantidade pré-fixada de grupos menores, obtendo, assim, a quantidade de elementos em cada grupo. Por exemplo, distribuindo dez balas para duas crianças, cada criança receberá cinco balas. No segundo caso, devemos verificar quantos grupos menores (formados pela mesma quantidade de elementos) estão contidos num grupo maior. Neste caso, podemos exemplificar através da distribuição de dez balas em pacotes que apresentam duas balas cada, resultando, assim, em cinco pacotes. Em relação aos algoritmos previstos na habilidade, pode-se utilizar o cálculo mental, o cálculo por estimativa e, também, o algoritmo convencional desde que o divisor tenha, no máximo, dois algarismos. A divisão de a por b (a ÷ b), sendo a e b naturais, a ≥ b e b ≠ 0, pode ser representada por a = c x b + r, sendo r < b, denominado de resto. A nomenclatura específica da divisão (dividendo, divisor, quociente e resto) pode ser introduzida.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver problemas de multiplicação relacionados à ideia de adição de partes iguais, organização retangular e proporcionalidade.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 5 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de efetuar divisão, utilizando algoritmos por estimativa (algoritmo americano) ou outro algoritmo, com até dois algarismos no divisor.

Plano de aula: Elaborando Problemas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Elaborando Problemas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.

Plano de aula: O que Podemos Saber Sobre a Divisão? (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula O que Podemos Saber Sobre a Divisão?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática