Roteiro de entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: A Nossa Identidade
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes
Material complementar:
Roteiro de entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf
Modelo de legenda - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf
Para você saber mais: O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa carregar em si consciência social, colaborando na construção do pensamento crítico e reflexivo. Para saber um pouco mais sobre essa prática pedagógica leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para conhecer documentos pessoais, e perceber que além do documento, cada indivíduo tem seus próprios gostos e preferências.
Esse plano contempla o autoconhecimento e o conhecimento do outro, valorizando o respeito às diferenças e promovendo empatia.
Para você saber mais: Conhecer o outro e aprender a ouvi-lo é um exercício de cidadania. Para saber um pouco mais sobre provessos de empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 20 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Previamente, recolha com a secretaria da escola ou com os pais informações sobre a certidão de nascimento das crianças. Como é um documento de grande importância, faça cópias para utilizá-los em sala, assim as crianças podem utilizar o documento sem preocupações.
Para iniciar a aula faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, pergunte:
- O que são documentos de uso e identificação pessoal?
- Para que servem?
- Quais são os documentos de uso identificação pessoal que vocês conhecem?
- Você tem documentos de uso pessoal?
Espere o grupo apontar suas percepções, você pode listar os documentos que o grupo já conhece. Em seguida, apresente as certidões de nascimento (Utilize as cópias).
Deixe que as crianças explorem esse material. Convide-os a ler, proponha comparações com o do amigo ao lado, esmiúce coletivamente as informações que constam em um documento como esse:
- O que aparece ali?
- Por que vocês acham que esse documento tem esse nome?
- Essas informações são importantes? Por quê?
- Observe a certidão do seu amigo: é igual a sua? O que é igual e quais informações são diferentes?
Converse com os alunos sobre a particularidade de cada documento. Espera-se que até aqui os alunos tenham percebido que esse documento é individual e contém informações próprias.
Apresente no segundo momento uma carteira de identidade (Pode ser a do próprio professor, uma vez que algumas crianças podem não ter ainda esse documento).
Analise novamente os dois documentos de forma coletiva, caso seja necessário você pode ler junto äs crianças. Faça outros questionamentos, agora envolvendo comparações entre os dois. Divida o quadro da sala ao meio e anote as observações:
- O que existe em comum nos dois documentos?
- E de diferente?
Posteriormente, converse com os alunos sobre a necessidade de andar com documentos de identificação e pergunte:
- Qual dos dois documentos é mais fácil para carregar na bolsa, ou na carteira?
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Agora que olhamos nossos documentos, vamos analisar o que descobrimos.
- O documento dos seus amigos contém as mesmas informações que o seu? Por quê?
Converse com os alunos, sobre o termo identidade. Divida a turma em grupos e convide-os a procurar o significado dessa palavra no dicionário.
Se coloque à disposição do grupo, uma vez que utilizar o dicionário não é tarefa simples. Caso haja possibilidade proponha também uma busca no dicionário online.
Após pesquisa, é necessário que o grupo perceba que além do documento, registro geral (RG) ou ainda chamado identidade é de característica pessoal e que cada cidadão possui. Nele há elementos que caracterizam a sua origem, seus parentescos e seu número de identificação como sujeito de uma sociedade.
Para que as crianças pensem o que pode identificá-las, vamos fazer uma pequena entrevista entre as próprias crianças.
Divida a turma em duplas. Ao separar as duplas, escolha crianças que tenham pouco contato uma com a outra, a fim de estreitar os laços entre o grupo. Os alunos irão conversar e descobrir os gostos e preferências um do outro.
Entregue para cada criança uma tabela com os itens da entrevista para ser preenchida com as informações descobertas. Acesse aqui o modelo de tabela:
Caso sua turma apresente dificuldade com o registro escrito, coloque-se a disposição para auxiliá-los, você também pode propor que preencham com desenhos os espaços da tabela.
É interessante explicar às crianças que o RG possui informações que diferenciam as pessoas umas das outras porque apresenta características específicas de cada pessoa. Com a produção dessa tabela, as crianças irão perceber que além dos elementos de cunho oficial, elas podem encontrar outras características pessoais que as diferenciam dos demais colegas.
Como adequar à sua realidade: Você pode incluir em sua lista, situações específicas da sua região, como por exemplo, perguntas sobre festas folclóricas e inclusive sobre gostos individuais.
Para você saber mais: Falar sobre identidade é um processo construtivo que possibilita valorizar as diferenças e promover o respeito mútuo. Para saber um pouco mais sobre trabalhos com identidade acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1281/quem-sou-eu. Acesso em 20 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Para finalizar, cada criança irá reunir as informações coletadas em um desenho único. Ou seja, com o auxílio da tabela, irá desenhar seu amigo com as características que descobriu. Se meu amigo gosta de boné e da cor amarela, eu o colocarei assim no meu desenho.
Ao finalizar os desenhos, compare e analise as descobertas feitas. Pergunte aos alunos sobre as particularidades de cada registro:
- Os desenhos ficaram iguais?
- Todas as crianças responderam a mesma coisa?
Espera-se que até aqui o grupo tenha percebido que cada criança tem sua própria identidade. Incentive que os alunos produzam uma pequena legenda de identificação. Para acessar um modelo de etiqueta para a legenda acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf
Exponha os desenhos em mural juntamente com as certidões de nascimento. Coloque também algum título referente a identidades. O título pode ser construído com os próprios alunos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer nossos documentos de identificação e perceber as nossas individualidades. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Peça que os estudantes consigam com os pais as respectivas certidões de nascimento. Em seguida, compartilhe com os alunos, via áudio, as seguintes questões:
- O que são documentos de uso e identificação pessoal?
- Para que servem?
- Quais são os documentos de identificação pessoal que vocês conhecem?
- Você tem documentos de uso pessoal?
Peça que as crianças respondam em áudios de, no máximo, 1 minuto. Apresente seu RG ou um documento que você possa compartilhar com os estudantes.
Questione:
- O que existe em comum nos dois documentos? E de diferente?
- Deixe que as crianças exponham as respostas. Peça que gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, respondendo as questões.
Problematização
Solicite para os estudantes pesquisarem o significado do termo “identidade”. Peça que compartilhem o resultado das pesquisas. Envie para eles o arquivo de problematização. Indique que os alunos precisarão de ajuda para realizar o registro escrito da atividade.
Sistematização
Peça para os estudantes compartilharem a resposta da etapa anterior. Cada criança deve escolher a resposta de um dos colegas. Após essa escolha, peça que desenhem o colega a partir das características que ele colocou no arquivo de contextualização. Depois de produzido o estudante deve fazer um vídeo descrevendo o colega a partir das informações coletadas. Se dispuserem de momento assíncrono, peça que compartilhem o vídeo com o grupo da turma. Caso seja momento síncrono, promova o debate interativo. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Crianças também tem RG” e “Unicef - certidão de nascimento”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memórias materiais e imateriais)
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Palavras-Chave: Documento; Identidade; Respeito; Diferenças