Plano de Aula

Plano de aula: A água está em tudo: ciclo da água

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Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, com foco no ciclo da água, incluindo as mudanças de estados físicos da água e os elementos que influenciam nessa ciclagem.

A finalidade é que as crianças sejam capazes de explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações no equilíbrio dos ecossistemas, além de justificar a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água.

Esta aula inicia com a colaboração entre os alunos e o professor para desenhar, na lousa, um esquema que mostra as mudanças de estados físicos no ciclo hidrológico. Em seguida, as crianças pesquisam informações em ferramentas de IA e geram palavras-chave. Baseando-se em um debate sobre a relação do ciclo da água com mudanças climáticas, cada estudante, individualmente, elabora um mapa mental para relacionar os conceitos investigados e, por fim, acontece a interação em pares.

É imprescindível que o professor tenha propriedade no uso das ferramentas de IA que serão usadas pelos estudantes: Copilot e MakeCode. Utilize-as antes de apresentá-las à turma, para se familiarizar com elas e saber como orientar as crianças a acessarem e cumprirem as tarefas propostas. O Copilot é uma ferramenta de pesquisa que gera respostas em imagens e textos, sendo necessário fazer um cadastro para acesso. Já o MakeCode é uma plataforma de programação que requer conhecimento avançado. Você pode se cadastrar na plataforma previamente e apropriar-se de como utilizá-la por meio deste vídeo do YouTube: “MakeCode Arcade - Primeiros Passos”.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Cards com as palavras EVAPORAÇÃO - TRANSPIRAÇÃO - INFILTRAÇÃO - CONDENSAÇÃO - SOLIDIFICAÇÃO - FUSÃO - PRECIPITAÇÃO - SUBLIMAÇÃO. Podem ser impressas ou escritas em folha de papel A4.

    Giz ou caneta para lousa.

    Fita-crepe.

    Bilhetes adesivos.

    Canetas coloridas.

    Cartolina.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ciclo hidrológico.

Objetivos de aprendizagem

  • Explicar o ciclo da água e as mudanças de estado físico da água.

  • Elaborar um jogo para relacionar os elementos que influenciam o ciclo da água.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura Digital.

8. Autoconhecimento e autocuidado.

10. Responsabilidade e Cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Avançado
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Acesse

Materiais Adicionais

Bibliografia

  • ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Penso.

  • PENA-VEGA, Alfredo. Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Editora Cortez.

  • BRIDI, Sônia. Diário do clima. Rio de Janeiro: Editora Globo.

  • BUCKERIDGE, Marcos S. Biologia e mudanças climáticas no Brasil. São Paulo: Editora Rima.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 min

Este plano de aula tem foco em aplicar conhecimentos sobre as mudanças de estados físicos da água para explicar o ciclo hidrológico e fatores que o influenciam. A finalidade dele é que as crianças sejam capazes de explicar a relação entre a temperatura e o ciclo da água por meio de um mapa mental, relacionando-os às mudanças climáticas.

Dificuldades antecipadas:

Reconhecer as mudanças de estados físicos da água em fenômenos do cotidiano e aplicá-las em exemplos para a produção do mapa mental, esquematizando de forma adequada para demonstrar o ciclo e as transformações físicas da água. Em relação ao uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA), as crianças farão uma atividade de criação de um texto sobre o ciclo hidrológico utilizando Copilot. Antes da aula, explore a ferramenta com a turma para que se cadastrem e façam testes elaborando perguntas simples cujas respostas elas já tenham habilidade para verificar a veracidade, por exemplo.

Algumas crianças podem ter dificuldade em escrever as perguntas de forma correta na ferramenta digital de IA, e, depois, resumir essas informações para elaborar o mapa mental (que poderá ser manuscrito). Você precisará intervir apoiando-as na elaboração de boas perguntas e na conferência das informações fornecidas pela ferramenta de IA. Assim, as crianças aprenderão a importância de desenvolver as habilidades sobre o conhecimento científico para a aplicação correta dos conceitos com criticidade, construindo também o comportamento leitor e o hábito da pesquisa.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 min

Parte 1

Escreva no centro da lousa as seguintes perguntas (ou projete-as em uma apresentação de slides): Por que chove? Por que a chuva não tem sabor nem cor? De onde vem a água que bebemos?

Pergunte se a turma sabe as respostas para cada pergunta.

Investigue o que sabem sobre o ciclo da água para identificar seus conhecimentos prévios. Deixe que falem livremente sobre o assunto, mas organize a vez de cada estudante e faça uma pergunta por vez.

Finalize esta primeira parte informando que:

- Hoje aprenderemos mais sobre os fenômenos envolvidos no ciclo da água para responder corretamente a essas perguntas (e muitas outras!).

Parte 2

Com antecedência, imprima em folhas sulfite ou escreva à mão as seguintes palavras:

EVAPORAÇÃO - TRANSPIRAÇÃO - INFILTRAÇÃO - CONDENSAÇÃO - SOLIDIFICAÇÃO - FUSÃO - PRECIPITAÇÃO - SUBLIMAÇÃO.

Inicie esta parte da aula disponibilizando os conceitos em folhas de papel em cima de uma mesa, com fita-crepe e canetas/giz adequados para a lousa. Comece perguntando novamente as três questões do início da aula. Dessa vez, sistematize as respostas no canto da lousa com palavras-chave. Em seguida, peça-lhes que definam o significado de cada conceito nas folhas de papel, dizendo qual estado físico se transforma em qual.

No centro da lousa, escreva: CICLO DA ÁGUA. Pergunte:

- O que vocês acham que significa “Ciclo da água”? O que é um ciclo?

Explique-lhes que esse fenômeno é sinônimo de “ciclo hidrológico” e destaque o prefixo “hidro”, indicando que significa “água”.

A partir disso, vocês farão juntos, na lousa, um mapa mental da turma.

Chame estudantes voluntários para virem até a lousa, um por vez. Ele/ela deverá escolher um dos papéis para colar na lousa, explicar o significado e desenhar um exemplo. Ajude esquematizando setas e chamando outra pessoa para dar prosseguimento com outra mudança de estado físico. Ensine a turma a construir um bom mapa mental enquanto trabalha junta.

Para fazer um bom mapa mental, pense nele como uma forma de organizar suas ideias de um jeito visual e divertido, como uma árvore com galhos ou uma teia de aranha colorida. Aqui vai um passo a passo simples:

Escolha o tema principal e no centro da folha, escreva ou desenhe esse tema. Pode ser algo como "A Água", "O Sistema Solar", ou o que você estiver estudando. Esse é o ponto de partida, então capriche!

Crie ramificações (galhos): Desenhe linhas saindo do tema central. Essas linhas são como os galhos de uma árvore ou os raios do sol. Cada linha representa uma ideia importante sobre o tema. Por exemplo, se o tema é "A Água", um galho pode ser "Ciclo da Água" e outro "Importância para a Vida".

Adicione subtópicos: Em cada galho principal, crie subgalhos para detalhes importantes sobre aquela ideia. Se o galho é "Ciclo da Água", os subgalhos podem ser "Evaporação", "Condensação" e "Precipitação".

Use desenhos e cores: Para ficar mais divertido e fácil de lembrar, use cores diferentes para cada galho e desenhe pequenas imagens que combinem com os assuntos. Por exemplo, ao lado de "Evaporação", você pode desenhar o Sol.

Escreva palavras-chave: Em vez de escrever frases longas, use palavras simples que permitam lembrar das ideias principais. Palavras-chave ajudam você a lembrar o conteúdo sem precisar ler muito.

Revise e acrescente mais ideias: Depois de montar seu mapa mental, veja se faltou algo importante. Acrescente mais galhos ou subgalhos se achar necessário!

Dica extra: Um bom mapa mental é como um desenho que ajuda a organizar o que você sabe. Ele deve ser claro para você entender, então, se precisar, mude as cores, desenhos ou organize de outra forma. É como uma colagem de ideias!

Conforme completam o mapa mental, pergunte:

- Quando acontece a condensação?

- Agora, aqui na sala de aula, está acontecendo transpiração? De que formas?

- Para ocorrer a solidificação, o que acontece com a temperatura da água?

Faça mais perguntas para conduzir a tarefa colaborativa de completar o esquema na lousa. Espera-se que as crianças cheguem à conclusão de que o ciclo da água é movido pela energia solar que gera alterações de temperatura para que ocorram as mudanças de estados físicos.


Atividade

Tempo previsto: 10 min

Parte 1

Proponha às crianças fazerem uma pesquisa usando a ferramenta digital Copilot para criar um texto sobre o ciclo da água. Lembre-se de acessar o tutorial sobre a ferramenta preparado pelos formadores da NOVA ESCOLA aqui. Oriente-as a revisarem fazendo uma leitura crítica.

Para fazer uma leitura crítica de um texto sobre o ciclo da água criado pelo Copilot, oriente a turma a seguir esses passos, podendo pontuá-los na lousa usando palavras-chave:

1. Ler o texto com calma para entender a mensagem principal para responder: O que esse texto quer me ensinar sobre o ciclo da água? Essa resposta não precisa ser registrada, mas as crianças deverão saber formulá-la em voz alta.

2. Procurar palavras desconhecidas, sublinhá-las ou anotá-las para, depois, pesquisar o que elas significam em dicionários (online ou físicos). Forneça-lhes acesso a esses materiais.

3. Conferir se o texto fala das etapas e das mudanças de estado físico que levam à ocorrência das chuvas (evaporação, condensação, precipitação).

4. Usar material didático ou outros sites confiáveis para confirmar as informações.

5. Tirar as dúvidas com colegas e com o professor.

Parte 2

Agora que verificaram as informações obtidas no texto criado, elas vão colar novamente o texto na ferramenta, abrindo uma nova pesquisa, e pedirão que a IA selecione as palavras-chave mais importantes para que, na próxima etapa da aula, possam elaborar um mapa mental à mão.


Momento de reflexão/sistematização

Tempo previsto: 20 min

Parte 1

Faça o seguinte questionamento para a turma:

- Qual é a relação entre o ciclo da água e as mudanças climáticas?

Instrua-os a pesquisarem a resposta com ajuda de uma ferramenta de IA, como Copilot.

Com base na pesquisa, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar, explicar e relacionar que:

• O aumento da temperatura global faz aumentar também a evaporação das águas e a transpiração das plantas, aumentando a umidade do ar.

• Mudanças na temperatura podem mudar o jeito que as nuvens se formam na atmosfera, alterando a quantidade e a localização das chuvas.

• O aumento da temperatura pode levar a chuvas mais volumosas e frequentes em algumas regiões, enquanto outras podem enfrentar secas prolongadas.

• O aquecimento global causa o derretimento acelerado de geleiras, afetando os níveis de água doce disponíveis.

• Mudanças nas chuvas podem diminuir a entrada de água nos solos fazendo a terra escorrer e causar erosão.

As mudanças climáticas afetam diretamente o ciclo da água ao alterar padrões de precipitação, intensificar eventos climáticos extremos e modificar a distribuição e disponibilidade de recursos hídricos. Por exemplo, o aumento das temperaturas globais intensifica a evaporação, levando a períodos de seca mais frequentes em algumas regiões e a chuvas torrenciais em outras. Fenômenos como El Niño e La Niña exemplificam essa relação: El Niño pode causar chuvas intensas e inundações em algumas áreas, enquanto provoca secas severas em outras; já La Niña tende a intensificar a precipitação em regiões que normalmente já recebem muita chuva e aumentar a aridez em regiões áridas. Esses fenômenos demonstram como as mudanças no ciclo hidrológico podem ter efeitos amplificados e variáveis devido às mudanças climáticas, afetando regimes de chuvas, agricultura, abastecimento de água e ecossistemas.

Parte 2

Depois de sistematizar essa relação, a turma irá produzir individualmente, à mão, um mapa mental sobre o ciclo hidrológico e as relações com as mudanças climáticas. Usando cartolina ou folhas A4, bilhetes adesivos e canetas coloridas, os estudantes farão seus próprios mapas mentais com base nas palavras-chave identificadas pela IA. Eles deverão conectar os conceitos, exemplos e desenhar o que precisarem para complementar o esquema.

Por fim, em duplas, os estudantes trocarão os mapas mentais criados. Cada colega explicará o que compreendeu do mapa do outro. Cada estudante faz a complementação conforme as considerações do colega.