Plano de Aula
Plano de aula: Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro, equipamento de áudio, impressão e cópia dos materiais complementares, material individual da criança trazido de casa.
Em aula anterior a esta solicite que as crianças tragam algum objeto, fotografia, alguma fonte histórica para esta aula, que represente um acontecimento da vida deles para que possam compartilhar a história com os colegas nesta aula. Também leve uma fonte histórica de sua própria vida para que possa exemplificar com seu próprio relato como deverão fazer nos grupos.
Material complementar:
Sugestões para leitura com as crianças:
A leitura em voz alta realizada pelo professor permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e familiaridade com a língua, mas também desenvolve o comportamento leitor, a criatividade e favorece o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. Segue na fonte sugestão do livro “Volta pelo Brasil em 52 Histórias”, com histórias da tradição oral brasileira organizadas nas cinco regiões do Brasil.
Fonte: Orelha de Livro. Disponível no link https://www.orelhadelivro.com.br/livros/67153/viagem-pelo-brasil-em-52-historias/ acessado em 10 de fevereiro de 2019
Para você saber mais:
O que é Tradição Oral
Fonte: Tradição oral e preservação de culturas. Revista Capitolina. Disponível em <http://www.revistacapitolina.com.br/tradicao-oral-e-a-preservacao-de-culturas/> Acesso em 17 de fevereiro de 2019
A importância dos documentos orais como fontes históricas
Fonte: Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa
Acesso em 17 de fevereiro de 2019
O resgate de cultura e acontecimentos locais através do contato com membros da comunidade e com as histórias orais que estes trazem
Fonte: Tradição oral abre caminho para reescrever o passado. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3338/tradicao-oral-abre-caminho-para-reescrever-o-passado Acesso em 10 de fevereiro de 2019
Fonte: O passado que não está nos livros de História. Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia> Acesso em 17 de fevereiro de 2019
Sobre como explorar fontes orais na sala de aula
Fonte: Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iVNnFK0v90c&feature=youtu.be
Acesso em 10 de fevereiro de 2019
ROMPATTO, Maurilio. Oralidade como fonte de pesquisa em História Regional. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/download/6544/4743 Acesso em 09 de março de 2019
GRAEBIN, Cleusa. PENNA, Rejane.Contar a vida e pensar a História. Experiências e na utilização das fontes orais no ensino de História. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/11720/10365 Acesso em 09 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Retire dúvidas que possam surgir quanto ao vocabulário, facilitando o acesso à compreensão das palavras.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA