17323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, equipamento de áudio, impressão e cópia dos materiais complementares, material individual da criança trazido de casa.

Em aula anterior a esta solicite que as crianças tragam algum objeto, fotografia, alguma fonte histórica para esta aula, que represente um acontecimento da vida deles para que possam compartilhar a história com os colegas nesta aula. Também leve uma fonte histórica de sua própria vida para que possa exemplificar com seu próprio relato como deverão fazer nos grupos.

Material complementar:

Sugestões para leitura com as crianças:

A leitura em voz alta realizada pelo professor permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e familiaridade com a língua, mas também desenvolve o comportamento leitor, a criatividade e favorece o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. Segue na fonte sugestão do livro “Volta pelo Brasil em 52 Histórias”, com histórias da tradição oral brasileira organizadas nas cinco regiões do Brasil.

Fonte: Orelha de Livro. Disponível no link https://www.orelhadelivro.com.br/livros/67153/viagem-pelo-brasil-em-52-historias/ acessado em 10 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

O que é Tradição Oral

Fonte: Tradição oral e preservação de culturas. Revista Capitolina. Disponível em <http://www.revistacapitolina.com.br/tradicao-oral-e-a-preservacao-de-culturas/> Acesso em 17 de fevereiro de 2019

A importância dos documentos orais como fontes históricas

Fonte: Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa

Acesso em 17 de fevereiro de 2019

O resgate de cultura e acontecimentos locais através do contato com membros da comunidade e com as histórias orais que estes trazem

Fonte: Tradição oral abre caminho para reescrever o passado. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3338/tradicao-oral-abre-caminho-para-reescrever-o-passado Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Fonte: O passado que não está nos livros de História. Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia> Acesso em 17 de fevereiro de 2019

Sobre como explorar fontes orais na sala de aula

Fonte: Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iVNnFK0v90c&feature=youtu.be

Acesso em 10 de fevereiro de 2019

ROMPATTO, Maurilio. Oralidade como fonte de pesquisa em História Regional. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/download/6544/4743 Acesso em 09 de março de 2019

GRAEBIN, Cleusa. PENNA, Rejane.Contar a vida e pensar a História. Experiências e na utilização das fontes orais no ensino de História. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/11720/10365 Acesso em 09 de março de 2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Retire dúvidas que possam surgir quanto ao vocabulário, facilitando o acesso à compreensão das palavras.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Para otimizar o tempo, organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem em quartetos, já com o material solicitado de casa em mãos, pois irão compartilhar com os colegas.

  • Inicie a aula conversando com as crianças sobre como o ser humano consegue registrar acontecimentos, histórias e conhecimento, passando de geração para geração estes conteúdos. Como eles sabem sobre os acontecimentos de sua própria família, acontecimentos de sua cidade, acontecimentos de sua própria vida de quando ainda eram bebês e não é possível lembrar.
  • Pergunte se trouxeram alguma história para contar aos colegas e se trouxeram o objeto para exemplificar isto que irão contar.
  • Mostre seu objeto ou fotografia, conte a eles a história em torno disto que trouxe exemplificando assim como irão fazer nos grupos.
  • Dê o tempo aproximado de 6 minutos para que compartilhem nos grupos o que trouxeram.
  • Coletivamente peça que as crianças levantem o que trouxeram perguntando sobre que tipo de material utilizarão para exemplicar o acontecimento e a história que viveram;
  • Enquanto circula nos grupos e no momento coletivo, traga questionamentos pertinentes à exploração e análise dos materiais trazidos.

  • Quem trouxe objetos?
  • Alguém trouxe imagens e fotografias?
  • Peças de roupa?
  • O objeto que vocês trouxeram representa um momento da vida de vocês, por isso ele será nossa fonte de análise. O objeto que vocês trouxeram é de que momento da vida de vocês? Você sabe dizer de qual ano? (Se a criança não souber especificar o ano não tem problema, o importante é ela perceber que pode ser relacionado a um tempo passado)
  • O que esta fonte diz sobre você ou sobre o acontecimento de sua vida?
  • Será que existem diferentes fontes de informação sobre os acontecimentos ocorridos em nossas vidas?

Para você saber mais:

Sobre como explorar fontes orais na sala de aula:

Fonte: Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iVNnFK0v90c&feature=youtu.be

Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Diga às crianças que uma pessoa irá compartilhar com elas uma fonte para analisarmos acontecimentos de sua própria vida. Para que estejam atentos ao que ela traz, saibam o que aconteceu em sua vida e identifiquem o tipo de documento histórico.

  • Utilize exemplos que apareceram em sala, onde possam ter utilizado de fotografias, objetos, peças de roupa, desenhos e outras imagens para exemplificar um acontecimento.
  • No caso da fonte desta problematização o foco é o “relato oral” de Rosa Werneck, que conta a história de sua tia que colecionava xícaras e de como isto se tornou uma prática especial de troca entre as pessoas com quem a tia convivia.

  • Quais outras formas de se saber histórias e acontecimentos passados?

  • Utilize a fonte do Youtube para que as crianças acompanhem o relato oral no trecho de 36 segundos até 1 minuto e 53 segundos.
  • Não sendo possível o acesso à fonte, assista ao vídeo em casa e conte as crianças

WERNECK, Rosa. Entrevista concedida à G1 minas Gerais, tv Globo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6YKgNgLoq_g acessado em 10 de fevereiro de 2019

Fonte: Casarão em Santa Luzia, na Grande BH, conta a História da cidade - G1 Minas - TV Globo, 2018. Disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=6YKgNgLoq_g Acesso em 10 de fevereiro de 2019]

  • Explore com as crianças o material, fazendo perguntas que possam fazer com que as crianças investiguem e identifiquem informações sobre a pessoa, sobre o acontecimento e sobre a característica da fonte histórica.

  • Como sabemos a história destas xícaras?
  • Quem relatou este acontecimento de colecionar xícaras?
  • Como ela contou este acontecimento?
  • Quem era a dona desta coleção?
  • De que lugar estas xícaras vieram?
  • Quem ajudou com a coleção?
  • Se apenas víssemos o objeto, a xícara, sem qualquer relato oral, saberíamos sua história? Saberíamos o que aconteceu para que aquela coleção existisse?

Como adequar à sua realidade: Para favorecer o contato com uma pessoa da comunidade, pode ser funcionário da escola, familiar ou munícipe, é possível planejar uma filmagem ou apenas gravar o áudio para reproduzir para as crianças. Se possível, aproveite para trazer a pessoa até a sala de aula, para que as crianças possam dialogar com ela (adequando o tempo de aula).

Fonte: O fortalecimento da cultura e acontecimentos locais através do contato com membros da comunidade e com as histórias orais que estes trazem.

Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3338/tradicao-oral-abre-caminho-para-reescrever-o-passado acessado em 10 de fevereiro de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça às crianças que troquem de grupos, misturem-se e fiquem com crianças diferentes daquelas que compartilharam no início da aula. Neste momento irão compartilhar com os colegas os acontecimentos que selecionaram com os pais, mas desta vez ao invés de compartilhar as fontes materiais farão relatos orais sobre os acontecimentos.

  • Conte o tempo e vá apontando os momentos em que deverão trocar de relato de modo que todas as crianças do grupo possam falar.
  • Reserve um momento ao fim da aula para um registro coletivo das impressões e do aprendizado, de modo que todos possam falar e você facilitar a sistematização sobre o reconhecimento dos relatos orais.
  • Registre um breve texto descritivo, com o relato da turma sobre a aula e exponha o mesmo de modo que outras pessoas possam saber o que aconteceu, será um registro do acontecimento local da turma.

Como adequar à sua realidade: É possível aprofundar esta aula e a explorAR em outros momentos, fazendo círculos de relatos orais com as crianças, convidando outras pessoas. Cabe também a ideia de gravar estes relatos, compondo um acervo local.

Caso tenha tido a oportunidade de trazer membros da comunidade para o momento da sistematização, é possível realizar o registro em duplas deste acontecimento. As crianças farão este relato oral e poderão expor em mural para toda a escola (no pátio ou em espaço reservado) os relatos das impressões que tiveram sobre o acontecimento, colar fotos ou fazerem desenhos sobre esta aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, equipamento de áudio, impressão e cópia dos materiais complementares, material individual da criança trazido de casa.

Em aula anterior a esta solicite que as crianças tragam algum objeto, fotografia, alguma fonte histórica para esta aula, que represente um acontecimento da vida deles para que possam compartilhar a história com os colegas nesta aula. Também leve uma fonte histórica de sua própria vida para que possa exemplificar com seu próprio relato como deverão fazer nos grupos.

Material complementar:

Sugestões para leitura com as crianças:

A leitura em voz alta realizada pelo professor permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e familiaridade com a língua, mas também desenvolve o comportamento leitor, a criatividade e favorece o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. Segue na fonte sugestão do livro “Volta pelo Brasil em 52 Histórias”, com histórias da tradição oral brasileira organizadas nas cinco regiões do Brasil.

Fonte: Orelha de Livro. Disponível no link https://www.orelhadelivro.com.br/livros/67153/viagem-pelo-brasil-em-52-historias/ acessado em 10 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

O que é Tradição Oral

Fonte: Tradição oral e preservação de culturas. Revista Capitolina. Disponível em <http://www.revistacapitolina.com.br/tradicao-oral-e-a-preservacao-de-culturas/> Acesso em 17 de fevereiro de 2019

A importância dos documentos orais como fontes históricas

Fonte: Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa

Acesso em 17 de fevereiro de 2019

O resgate de cultura e acontecimentos locais através do contato com membros da comunidade e com as histórias orais que estes trazem

Fonte: Tradição oral abre caminho para reescrever o passado. Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3338/tradicao-oral-abre-caminho-para-reescrever-o-passado Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Fonte: O passado que não está nos livros de História. Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia> Acesso em 17 de fevereiro de 2019

Sobre como explorar fontes orais na sala de aula

Fonte: Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iVNnFK0v90c&feature=youtu.be

Acesso em 10 de fevereiro de 2019

ROMPATTO, Maurilio. Oralidade como fonte de pesquisa em História Regional. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/download/6544/4743 Acesso em 09 de março de 2019

GRAEBIN, Cleusa. PENNA, Rejane.Contar a vida e pensar a História. Experiências e na utilização das fontes orais no ensino de História. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/11720/10365 Acesso em 09 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Retire dúvidas que possam surgir quanto ao vocabulário, facilitando o acesso à compreensão das palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Para otimizar o tempo, organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem em quartetos, já com o material solicitado de casa em mãos, pois irão compartilhar com os colegas.

  • Inicie a aula conversando com as crianças sobre como o ser humano consegue registrar acontecimentos, histórias e conhecimento, passando de geração para geração estes conteúdos. Como eles sabem sobre os acontecimentos de sua própria família, acontecimentos de sua cidade, acontecimentos de sua própria vida de quando ainda eram bebês e não é possível lembrar.
  • Pergunte se trouxeram alguma história para contar aos colegas e se trouxeram o objeto para exemplificar isto que irão contar.
  • Mostre seu objeto ou fotografia, conte a eles a história em torno disto que trouxe exemplificando assim como irão fazer nos grupos.
  • Dê o tempo aproximado de 6 minutos para que compartilhem nos grupos o que trouxeram.
  • Coletivamente peça que as crianças levantem o que trouxeram perguntando sobre que tipo de material utilizarão para exemplicar o acontecimento e a história que viveram;
  • Enquanto circula nos grupos e no momento coletivo, traga questionamentos pertinentes à exploração e análise dos materiais trazidos.

  • Quem trouxe objetos?
  • Alguém trouxe imagens e fotografias?
  • Peças de roupa?
  • O objeto que vocês trouxeram representa um momento da vida de vocês, por isso ele será nossa fonte de análise. O objeto que vocês trouxeram é de que momento da vida de vocês? Você sabe dizer de qual ano? (Se a criança não souber especificar o ano não tem problema, o importante é ela perceber que pode ser relacionado a um tempo passado)
  • O que esta fonte diz sobre você ou sobre o acontecimento de sua vida?
  • Será que existem diferentes fontes de informação sobre os acontecimentos ocorridos em nossas vidas?

Para você saber mais:

Sobre como explorar fontes orais na sala de aula:

Fonte: Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iVNnFK0v90c&feature=youtu.be

Acesso em 10 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Diga às crianças que uma pessoa irá compartilhar com elas uma fonte para analisarmos acontecimentos de sua própria vida. Para que estejam atentos ao que ela traz, saibam o que aconteceu em sua vida e identifiquem o tipo de documento histórico.

  • Utilize exemplos que apareceram em sala, onde possam ter utilizado de fotografias, objetos, peças de roupa, desenhos e outras imagens para exemplificar um acontecimento.
  • No caso da fonte desta problematização o foco é o “relato oral” de Rosa Werneck, que conta a história de sua tia que colecionava xícaras e de como isto se tornou uma prática especial de troca entre as pessoas com quem a tia convivia.

  • Quais outras formas de se saber histórias e acontecimentos passados?

  • Utilize a fonte do Youtube para que as crianças acompanhem o relato oral no trecho de 36 segundos até 1 minuto e 53 segundos.
  • Não sendo possível o acesso à fonte, assista ao vídeo em casa e conte as crianças

WERNECK, Rosa. Entrevista concedida à G1 minas Gerais, tv Globo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6YKgNgLoq_g acessado em 10 de fevereiro de 2019

Fonte: Casarão em Santa Luzia, na Grande BH, conta a História da cidade - G1 Minas - TV Globo, 2018. Disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=6YKgNgLoq_g Acesso em 10 de fevereiro de 2019]

  • Explore com as crianças o material, fazendo perguntas que possam fazer com que as crianças investiguem e identifiquem informações sobre a pessoa, sobre o acontecimento e sobre a característica da fonte histórica.

  • Como sabemos a história destas xícaras?
  • Quem relatou este acontecimento de colecionar xícaras?
  • Como ela contou este acontecimento?
  • Quem era a dona desta coleção?
  • De que lugar estas xícaras vieram?
  • Quem ajudou com a coleção?
  • Se apenas víssemos o objeto, a xícara, sem qualquer relato oral, saberíamos sua história? Saberíamos o que aconteceu para que aquela coleção existisse?

Como adequar à sua realidade: Para favorecer o contato com uma pessoa da comunidade, pode ser funcionário da escola, familiar ou munícipe, é possível planejar uma filmagem ou apenas gravar o áudio para reproduzir para as crianças. Se possível, aproveite para trazer a pessoa até a sala de aula, para que as crianças possam dialogar com ela (adequando o tempo de aula).

Fonte: O fortalecimento da cultura e acontecimentos locais através do contato com membros da comunidade e com as histórias orais que estes trazem.

Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3338/tradicao-oral-abre-caminho-para-reescrever-o-passado acessado em 10 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça às crianças que troquem de grupos, misturem-se e fiquem com crianças diferentes daquelas que compartilharam no início da aula. Neste momento irão compartilhar com os colegas os acontecimentos que selecionaram com os pais, mas desta vez ao invés de compartilhar as fontes materiais farão relatos orais sobre os acontecimentos.

  • Conte o tempo e vá apontando os momentos em que deverão trocar de relato de modo que todas as crianças do grupo possam falar.
  • Reserve um momento ao fim da aula para um registro coletivo das impressões e do aprendizado, de modo que todos possam falar e você facilitar a sistematização sobre o reconhecimento dos relatos orais.
  • Registre um breve texto descritivo, com o relato da turma sobre a aula e exponha o mesmo de modo que outras pessoas possam saber o que aconteceu, será um registro do acontecimento local da turma.

Como adequar à sua realidade: É possível aprofundar esta aula e a explorAR em outros momentos, fazendo círculos de relatos orais com as crianças, convidando outras pessoas. Cabe também a ideia de gravar estes relatos, compondo um acervo local.

Caso tenha tido a oportunidade de trazer membros da comunidade para o momento da sistematização, é possível realizar o registro em duplas deste acontecimento. As crianças farão este relato oral e poderão expor em mural para toda a escola (no pátio ou em espaço reservado) os relatos das impressões que tiveram sobre o acontecimento, colar fotos ou fazerem desenhos sobre esta aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano :

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano