Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representando graficamente
Plano 2 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Organizar dados em tabelas de dupla entrada e em gráfico de colunas múltiplas
Conceito-chave
Gráfico de barras.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4 e 5).
Orientações: Relembre com os alunos as características de uma pesquisa estatística, recordando termos como variáveis, população etc. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mas que trará à turma uma ideia inicial do gráfico de colunas.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência, os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido e deverão completá-lo. Complete o gráfico com a turma, reproduzindo-o em lousa, pedindo para que transponham a situação para o caderno ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que compartilhem as experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras e mostra informações sobre categorias diferentes, já o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar em uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos fazer para completar o gráfico?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4 e 5).
Orientações: Relembre com os alunos as características de uma pesquisa estatística, recordando termos como variáveis, população etc. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mas que trará à turma uma ideia inicial do gráfico de colunas.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência, os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido e deverão completá-lo. Complete o gráfico com a turma, reproduzindo-o em lousa, pedindo para que transponham a situação para o caderno ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que compartilhem as experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras e mostra informações sobre categorias diferentes, já o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar em uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos que fazer para completar o gráfico?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3, 4 e 5).
Orientações: Relembre com os alunos as características de uma pesquisa estatística, recordando termos como variáveis, população etc. Questione-os a respeito das formas de organizar o resultado de uma pesquisa, que permitem o entendimento das informações e dos resultados, por exemplo, quando colocamos dados em tabelas. Nos slides seguintes do aquecimento, temos uma situação de menor complexidade, mas que trará à turma uma ideia inicial do gráfico de colunas.
Na situação está representada uma pesquisa simples em sala de aula, em que os resultados foram apresentados em uma tabela. Na sequência, os alunos terão um gráfico parcialmente preenchido e deverão completá-lo. Complete o gráfico com a turma, reproduzindo-o em lousa, pedindo para que transponham a situação para o caderno ou poderá entregar impresso.
Pergunte aos alunos se já viram essa forma de representação de informações, deixe que compartilhem as experiências. Explique à turma que a figura é um gráfico de barras e mostra informações sobre categorias diferentes, já o comprimento de cada barra representa um número. Peça que pensem de que maneira podem completar as informações faltantes.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Você conhece essa forma de representar informações? Como é chamada?
- O que representa cada uma dessas barras?
- Como podemos completar esse gráfico?
- Quais informações estão relacionadas na tabela?
- Você consegue pensar em uma forma de organizá-las em um gráfico?
- Quantas barras devemos fazer para completar o gráfico?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Propósito: Introduzir o estudo do gráfico de barras.
Orientação: Nesta atividade, os alunos terão que fazer a análise do gráfico dado, construindo a tabela que relacione os dados da pesquisa. Temos na questão um gráfico de colunas, associado a uma variável qualitativa. As questões permitem que o aluno compare informações, encontrando os valores correspondentes aos números de votos da população a cada problema. Questione os alunos sobre o que acharam dessa forma de representar informações. Cite o uso do gráfico de colunas para representar variáveis qualitativas ou quantitativas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos
Discuta com a turma:
- O que o comprimento das colunas indicam?
- O que vocês perceberam em relação às colunas? Todas possuem a mesma largura?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos uma tabela para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos um gráfico para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7).
Propósito: Introduzir o estudo do gráfico de barras.
Orientação: Nesta atividade, os alunos terão que fazer a análise do gráfico, construindo uma tabela que relacione os dados da pesquisa. Temos na questão um gráfico de colunas, associado a uma variável qualitativa. As questões permitem que o aluno compare informações, encontrando os valores correspondentes aos números de votos da população a cada problema. Questione os alunos sobre o que acharam dessa forma de representar informações. Cite o uso do gráfico de colunas para representar variáveis qualitativas ou quantitativas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos
Discuta com a turma:
- O que o comprimento das colunas indicam?
- O que vocês perceberam em relação às colunas? Todas possuem a mesma largura?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos uma tabela para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
- Quais são os pontos positivos ao utilizarmos um gráfico para representar os resultados de uma pesquisa? E os pontos negativos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para essa série de slides. Nelas, consta uma forma de resolver a situação proposta. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada em relação a encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, além da fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para essa série de slides. Nelas, consta uma forma de resolver a situação proposta. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada em relação a encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, além da fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para essa série de slides. Nelas, consta uma forma de resolver a situação proposta. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada em relação a encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, além da fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para essa série de slides. Nelas, consta uma forma de resolver a situação proposta. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada em relação a encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, além da fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (slides 8, 9, 10, 11 e 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para essa série de slides. Nelas, consta uma forma de resolver a situação proposta. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada em relação a encontrada por eles. Essa atividade permite que o aluno responda às questões utilizando da análise gráfica ou da análise da tabela por eles preenchida. Cite a importância de colocar um título ao gráfico ou tabela, além da fonte.
Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Você teve dificuldades em entender o gráfico?
- O que indicava cada coluna no gráfico?
- Como você determinou o número de linhas e colunas da tabela?
- As perguntas podem ser respondidas analisando o gráfico ou a tabela?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado. É importante que o aluno consiga identificar em um gráfico de barras/colunas quais informações estão sendo representadas, o que cada barra indica sobre a pesquisa, e que o comprimento de cada coluna está associado a um número.
Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.
Discuta com a turma:
- O que cada coluna representa no gráfico?
- Você acha que o número de colunas varia dependendo da pesquisa?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)
ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome as formas de representação de informação em uma pesquisa e discuta o que as colunas representam.
Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 15 e 16).
Orientações: Na situação proposta, os alunos partirão da análise gráfica, a fim de montar a tabela da situação e responder às perguntas propostas. No gráfico, estão relacionados os esportes preferidos entre a turma, indicando a preferência entre meninos e meninas. Caberá a turma verificar qual o esporte mais votado e, para isso, podem escolher a análise do gráfico ou dos dados tabelados. Certifique-se que as informações transpostas para a tabela estejam corretas. O aluno também terá que verificar a preferência isolada de meninas e de meninos pelo esporte e, por fim, verificar qual o número total de alunos votantes e se essa quantidade representa o total existente nas turmas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem graficamente e saibam transpor as informações para a tabela.
Discuta com a turma:
- Qual tipo de variável dessa questão?
- Quais informações deverão constar na tabela?
- Como você irá organizar as colunas de sua tabela? Quantas colunas serão necessárias para isso?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 15 e 16).
Orientações: Na situação proposta, os alunos partirão da análise gráfica, a fim de montar a tabela da situação, e responder as perguntas propostas. No gráfico, estão relacionados os esportes preferidos entre a turma, indicando a preferência entre meninos e meninas. Caberá à turma verificar qual o esporte mais votado e, para isso, podem escolher a análise do gráfico ou dos dados tabelados. Certifique-se que as informações transpostas para a tabela estejam corretas. O aluno também terá que verificar a preferência isolada de meninas e de meninos pelo esporte e, por fim, verificar qual o número total de alunos votantes e se essa quantidade representa o total existente nas turmas.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem graficamente, e saibam transpor as informações para a tabela.
Discuta com a turma:
- Qual tipo de variável dessa questão?
- Quais informações deverão constar na tabela?
- Como você irá organizar as colunas de sua tabela? Quantas colunas serão necessárias para isso?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Planilhas, Google Meet, Google Apresentações, Loom.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento.
Aquecimento
Apresente a tabela e o gráfico presentes nesta etapa usando o Google Planilhas. As próprias questões podem ser apresentadas na planilha para que os alunos respondam em suas respectivas cópias, salvas no Google Drive próprio. A turma pode compartilhar o link do arquivo produzido com você para serem inseridos comentários para correção e problematização.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, você pode propor que eles reflitam sobre a tabela e o gráfico em folha impressa, resolvendo em seguida a questão. Lembre-se de inserir questões que problematizem a situação, proporcionando a reflexão da turma sobre as respostas dadas.
Atividade principal
Antes de iniciar o trabalho com as questões presentes no slide, apresente as questões presentes nas orientações ao professor, para que a turma faça uma reflexão inicial. Caso tenha a oportunidade, realize uma videoconferência via Google Meet para socializar as ideias sobre o tema. É possível apenas apresentar as perguntas para que a turma pense sobre e já propor a produção da atividade. A resolução pode ser feita em folha impressa ou usando o Google Planilhas, de acordo com a disponibilidade de recursos da turma.
Discussão das soluções
Para fazer a discussão das soluções do problema proposto sugerimos apresentar uma tabela correta e uma tabela equivocada em relação à pergunta feita no item A, para que os alunos possam responder às questões sobre essa comparação. As tabelas podem ser apresentadas vias Google Planilhas, junto com as questões, ou em folha impressa. O mesmo pode ser feito com as respostas dos demais itens, comparando respostas certas e equivocadas, pedindo sempre que justifiquem o porquê das escolhas feitas.
Sistematização
Apresentar o slide desta etapa, retomando os slides das etapas de Aquecimento e Atividade Principal que julgar serem mais importantes para falar sobre o tema. Você pode organizar os slides usando o Google Apresentações e depois fazer uma gravação da apresentação usando o Loom, para que tenha uma explicação sobre as telas, disponibilizando o link do vídeo para a turma posteriormente.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode organizar as ideias deste slide com um exemplo de comparação do uso de tabela e gráfico.
Encerramento
Peça para que os alunos organizem uma tabela usando o Google Planilhas sobre informações apresentadas em um texto sobre a própria turma, seja pelo número de alunos, altura dos integrantes da turma, local em que residem, dados sobre a escola ou qualquer outra informação que possa ser de interesse deles.
A tabela também pode ser organizada no próprio caderno para consulta e estudo posterior.
Raio X
Responder à atividade usando o Google Formulários ou respostas em folha de papel a ser enviada ao professor.
Convite às famílias
Convide a família a construir uma tabela e um gráfico junto com os alunos sobre dados previamente apresentados, de preferência usando os recursos digitais (no caso, o Google Planilhas). Caso não seja possível usar o Google Planilhas, o aluno pode construir a tabela e o gráfico no caderno usando a régua e lápis de cor para auxiliar na identificação das colunas, sempre com o apoio dos familiares.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Organizar dados em tabelas de dupla entrada e em gráfico de colunas múltiplas
Conceito-chave
Gráfico de barras.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.