Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para conhecer documentos pessoais, e perceber que além do documento, cada indivíduo tem seus próprios gostos e preferências.
Esse plano contempla o autoconhecimento e o conhecimento do outro, valorizando o respeito às diferenças e promovendo empatia.
Para você saber mais: Conhecer o outro e aprender a ouvi-lo é um exercício de cidadania. Para saber um pouco mais sobre provessos de empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 20 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Previamente, recolha com a secretaria da escola ou com os pais informações sobre a certidão de nascimento das crianças. Como é um documento de grande importância, faça cópias para utilizá-los em sala, assim as crianças podem utilizar o documento sem preocupações.
Para iniciar a aula faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, pergunte:
- O que são documentos de uso e identificação pessoal?
- Para que servem?
- Quais são os documentos de uso identificação pessoal que vocês conhecem?
- Você tem documentos de uso pessoal?
Espere o grupo apontar suas percepções, você pode listar os documentos que o grupo já conhece. Em seguida, apresente as certidões de nascimento (Utilize as cópias).
Deixe que as crianças explorem esse material. Convide-os a ler, proponha comparações com o do amigo ao lado, esmiúce coletivamente as informações que constam em um documento como esse:
- O que aparece ali?
- Por que vocês acham que esse documento tem esse nome?
- Essas informações são importantes? Por quê?
- Observe a certidão do seu amigo: é igual a sua? O que é igual e quais informações são diferentes?
Converse com os alunos sobre a particularidade de cada documento. Espera-se que até aqui os alunos tenham percebido que esse documento é individual e contém informações próprias.
Apresente no segundo momento uma carteira de identidade (Pode ser a do próprio professor, uma vez que algumas crianças podem não ter ainda esse documento).
Analise novamente os dois documentos de forma coletiva, caso seja necessário você pode ler junto äs crianças. Faça outros questionamentos, agora envolvendo comparações entre os dois. Divida o quadro da sala ao meio e anote as observações:
- O que existe em comum nos dois documentos?
- E de diferente?
Posteriormente, converse com os alunos sobre a necessidade de andar com documentos de identificação e pergunte:
- Qual dos dois documentos é mais fácil para carregar na bolsa, ou na carteira?
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Agora que olhamos nossos documentos, vamos analisar o que descobrimos.
- O documento dos seus amigos contém as mesmas informações que o seu? Por quê?
Converse com os alunos, sobre o termo identidade. Divida a turma em grupos e convide-os a procurar o significado dessa palavra no dicionário.
Se coloque à disposição do grupo, uma vez que utilizar o dicionário não é tarefa simples. Caso haja possibilidade proponha também uma busca no dicionário online.
Após pesquisa, é necessário que o grupo perceba que além do documento, registro geral (RG) ou ainda chamado identidade é de característica pessoal e que cada cidadão possui. Nele há elementos que caracterizam a sua origem, seus parentescos e seu número de identificação como sujeito de uma sociedade.
Para que as crianças pensem o que pode identificá-las, vamos fazer uma pequena entrevista entre as próprias crianças.
Divida a turma em duplas. Ao separar as duplas, escolha crianças que tenham pouco contato uma com a outra, a fim de estreitar os laços entre o grupo. Os alunos irão conversar e descobrir os gostos e preferências um do outro.
Entregue para cada criança uma tabela com os itens da entrevista para ser preenchida com as informações descobertas. Acesse aqui o modelo de tabela:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf
Caso sua turma apresente dificuldade com o registro escrito, coloque-se a disposição para auxiliá-los, você também pode propor que preencham com desenhos os espaços da tabela.
É interessante explicar às crianças que o RG possui informações que diferenciam as pessoas umas das outras porque apresenta características específicas de cada pessoa. Com a produção dessa tabela, as crianças irão perceber que além dos elementos de cunho oficial, elas podem encontrar outras características pessoais que as diferenciam dos demais colegas.
Como adequar à sua realidade: Você pode incluir em sua lista, situações específicas da sua região, como por exemplo, perguntas sobre festas folclóricas e inclusive sobre gostos individuais.
Para você saber mais: Falar sobre identidade é um processo construtivo que possibilita valorizar as diferenças e promover o respeito mútuo. Para saber um pouco mais sobre trabalhos com identidade acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1281/quem-sou-eu. Acesso em 20 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Para finalizar, cada criança irá reunir as informações coletadas em um desenho único. Ou seja, com o auxílio da tabela, irá desenhar seu amigo com as características que descobriu. Se meu amigo gosta de boné e da cor amarela, eu o colocarei assim no meu desenho.
Ao finalizar os desenhos, compare e analise as descobertas feitas. Pergunte aos alunos sobre as particularidades de cada registro:
- Os desenhos ficaram iguais?
- Todas as crianças responderam a mesma coisa?
Espera-se que até aqui o grupo tenha percebido que cada criança tem sua própria identidade. Incentive que os alunos produzam uma pequena legenda de identificação. Para acessar um modelo de etiqueta para a legenda acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf
Exponha os desenhos em mural juntamente com as certidões de nascimento. Coloque também algum título referente a identidades. O título pode ser construído com os próprios alunos.