17479
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - A Nossa Identidade

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre A Nossa Identidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes

Material complementar:

Roteiro de entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf

Modelo de legenda - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf

Para você saber mais: O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa carregar em si consciência social, colaborando na construção do pensamento crítico e reflexivo. Para saber um pouco mais sobre essa prática pedagógica leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para conhecer documentos pessoais, e perceber que além do documento, cada indivíduo tem seus próprios gostos e preferências.

Esse plano contempla o autoconhecimento e o conhecimento do outro, valorizando o respeito às diferenças e promovendo empatia.

Para você saber mais: Conhecer o outro e aprender a ouvi-lo é um exercício de cidadania. Para saber um pouco mais sobre provessos de empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 20 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Previamente, recolha com a secretaria da escola ou com os pais informações sobre a certidão de nascimento das crianças. Como é um documento de grande importância, faça cópias para utilizá-los em sala, assim as crianças podem utilizar o documento sem preocupações.

Para iniciar a aula faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, pergunte:

  • O que são documentos de uso e identificação pessoal?
  • Para que servem?
  • Quais são os documentos de uso identificação pessoal que vocês conhecem?
  • Você tem documentos de uso pessoal?

Espere o grupo apontar suas percepções, você pode listar os documentos que o grupo já conhece. Em seguida, apresente as certidões de nascimento (Utilize as cópias).

Deixe que as crianças explorem esse material. Convide-os a ler, proponha comparações com o do amigo ao lado, esmiúce coletivamente as informações que constam em um documento como esse:

  • O que aparece ali?
  • Por que vocês acham que esse documento tem esse nome?
  • Essas informações são importantes? Por quê?
  • Observe a certidão do seu amigo: é igual a sua? O que é igual e quais informações são diferentes?

Converse com os alunos sobre a particularidade de cada documento. Espera-se que até aqui os alunos tenham percebido que esse documento é individual e contém informações próprias.

Apresente no segundo momento uma carteira de identidade (Pode ser a do próprio professor, uma vez que algumas crianças podem não ter ainda esse documento).

Analise novamente os dois documentos de forma coletiva, caso seja necessário você pode ler junto äs crianças. Faça outros questionamentos, agora envolvendo comparações entre os dois. Divida o quadro da sala ao meio e anote as observações:

  • O que existe em comum nos dois documentos?
  • E de diferente?

Posteriormente, converse com os alunos sobre a necessidade de andar com documentos de identificação e pergunte:

  • Qual dos dois documentos é mais fácil para carregar na bolsa, ou na carteira?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Agora que olhamos nossos documentos, vamos analisar o que descobrimos.

  • O documento dos seus amigos contém as mesmas informações que o seu? Por quê?

Converse com os alunos, sobre o termo identidade. Divida a turma em grupos e convide-os a procurar o significado dessa palavra no dicionário.

Se coloque à disposição do grupo, uma vez que utilizar o dicionário não é tarefa simples. Caso haja possibilidade proponha também uma busca no dicionário online.

Após pesquisa, é necessário que o grupo perceba que além do documento, registro geral (RG) ou ainda chamado identidade é de característica pessoal e que cada cidadão possui. Nele há elementos que caracterizam a sua origem, seus parentescos e seu número de identificação como sujeito de uma sociedade.

Para que as crianças pensem o que pode identificá-las, vamos fazer uma pequena entrevista entre as próprias crianças.

Divida a turma em duplas. Ao separar as duplas, escolha crianças que tenham pouco contato uma com a outra, a fim de estreitar os laços entre o grupo. Os alunos irão conversar e descobrir os gostos e preferências um do outro.

Entregue para cada criança uma tabela com os itens da entrevista para ser preenchida com as informações descobertas. Acesse aqui o modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf

Caso sua turma apresente dificuldade com o registro escrito, coloque-se a disposição para auxiliá-los, você também pode propor que preencham com desenhos os espaços da tabela.

É interessante explicar às crianças que o RG possui informações que diferenciam as pessoas umas das outras porque apresenta características específicas de cada pessoa. Com a produção dessa tabela, as crianças irão perceber que além dos elementos de cunho oficial, elas podem encontrar outras características pessoais que as diferenciam dos demais colegas.

Como adequar à sua realidade: Você pode incluir em sua lista, situações específicas da sua região, como por exemplo, perguntas sobre festas folclóricas e inclusive sobre gostos individuais.

Para você saber mais: Falar sobre identidade é um processo construtivo que possibilita valorizar as diferenças e promover o respeito mútuo. Para saber um pouco mais sobre trabalhos com identidade acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1281/quem-sou-eu. Acesso em 20 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Para finalizar, cada criança irá reunir as informações coletadas em um desenho único. Ou seja, com o auxílio da tabela, irá desenhar seu amigo com as características que descobriu. Se meu amigo gosta de boné e da cor amarela, eu o colocarei assim no meu desenho.

Ao finalizar os desenhos, compare e analise as descobertas feitas. Pergunte aos alunos sobre as particularidades de cada registro:

  • Os desenhos ficaram iguais?
  • Todas as crianças responderam a mesma coisa?

Espera-se que até aqui o grupo tenha percebido que cada criança tem sua própria identidade. Incentive que os alunos produzam uma pequena legenda de identificação. Para acessar um modelo de etiqueta para a legenda acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf

Exponha os desenhos em mural juntamente com as certidões de nascimento. Coloque também algum título referente a identidades. O título pode ser construído com os próprios alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes

Material complementar:

Roteiro de entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf

Modelo de legenda - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf

Para você saber mais: O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa carregar em si consciência social, colaborando na construção do pensamento crítico e reflexivo. Para saber um pouco mais sobre essa prática pedagógica leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para conhecer documentos pessoais, e perceber que além do documento, cada indivíduo tem seus próprios gostos e preferências.

Esse plano contempla o autoconhecimento e o conhecimento do outro, valorizando o respeito às diferenças e promovendo empatia.

Para você saber mais: Conhecer o outro e aprender a ouvi-lo é um exercício de cidadania. Para saber um pouco mais sobre provessos de empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Previamente, recolha com a secretaria da escola ou com os pais informações sobre a certidão de nascimento das crianças. Como é um documento de grande importância, faça cópias para utilizá-los em sala, assim as crianças podem utilizar o documento sem preocupações.

Para iniciar a aula faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, pergunte:

  • O que são documentos de uso e identificação pessoal?
  • Para que servem?
  • Quais são os documentos de uso identificação pessoal que vocês conhecem?
  • Você tem documentos de uso pessoal?

Espere o grupo apontar suas percepções, você pode listar os documentos que o grupo já conhece. Em seguida, apresente as certidões de nascimento (Utilize as cópias).

Deixe que as crianças explorem esse material. Convide-os a ler, proponha comparações com o do amigo ao lado, esmiúce coletivamente as informações que constam em um documento como esse:

  • O que aparece ali?
  • Por que vocês acham que esse documento tem esse nome?
  • Essas informações são importantes? Por quê?
  • Observe a certidão do seu amigo: é igual a sua? O que é igual e quais informações são diferentes?

Converse com os alunos sobre a particularidade de cada documento. Espera-se que até aqui os alunos tenham percebido que esse documento é individual e contém informações próprias.

Apresente no segundo momento uma carteira de identidade (Pode ser a do próprio professor, uma vez que algumas crianças podem não ter ainda esse documento).

Analise novamente os dois documentos de forma coletiva, caso seja necessário você pode ler junto äs crianças. Faça outros questionamentos, agora envolvendo comparações entre os dois. Divida o quadro da sala ao meio e anote as observações:

  • O que existe em comum nos dois documentos?
  • E de diferente?

Posteriormente, converse com os alunos sobre a necessidade de andar com documentos de identificação e pergunte:

  • Qual dos dois documentos é mais fácil para carregar na bolsa, ou na carteira?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Agora que olhamos nossos documentos, vamos analisar o que descobrimos.

  • O documento dos seus amigos contém as mesmas informações que o seu? Por quê?

Converse com os alunos, sobre o termo identidade. Divida a turma em grupos e convide-os a procurar o significado dessa palavra no dicionário.

Se coloque à disposição do grupo, uma vez que utilizar o dicionário não é tarefa simples. Caso haja possibilidade proponha também uma busca no dicionário online.

Após pesquisa, é necessário que o grupo perceba que além do documento, registro geral (RG) ou ainda chamado identidade é de característica pessoal e que cada cidadão possui. Nele há elementos que caracterizam a sua origem, seus parentescos e seu número de identificação como sujeito de uma sociedade.

Para que as crianças pensem o que pode identificá-las, vamos fazer uma pequena entrevista entre as próprias crianças.

Divida a turma em duplas. Ao separar as duplas, escolha crianças que tenham pouco contato uma com a outra, a fim de estreitar os laços entre o grupo. Os alunos irão conversar e descobrir os gostos e preferências um do outro.

Entregue para cada criança uma tabela com os itens da entrevista para ser preenchida com as informações descobertas. Acesse aqui o modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf

Caso sua turma apresente dificuldade com o registro escrito, coloque-se a disposição para auxiliá-los, você também pode propor que preencham com desenhos os espaços da tabela.

É interessante explicar às crianças que o RG possui informações que diferenciam as pessoas umas das outras porque apresenta características específicas de cada pessoa. Com a produção dessa tabela, as crianças irão perceber que além dos elementos de cunho oficial, elas podem encontrar outras características pessoais que as diferenciam dos demais colegas.

Como adequar à sua realidade: Você pode incluir em sua lista, situações específicas da sua região, como por exemplo, perguntas sobre festas folclóricas e inclusive sobre gostos individuais.

Para você saber mais: Falar sobre identidade é um processo construtivo que possibilita valorizar as diferenças e promover o respeito mútuo. Para saber um pouco mais sobre trabalhos com identidade acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1281/quem-sou-eu. Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Para finalizar, cada criança irá reunir as informações coletadas em um desenho único. Ou seja, com o auxílio da tabela, irá desenhar seu amigo com as características que descobriu. Se meu amigo gosta de boné e da cor amarela, eu o colocarei assim no meu desenho.

Ao finalizar os desenhos, compare e analise as descobertas feitas. Pergunte aos alunos sobre as particularidades de cada registro:

  • Os desenhos ficaram iguais?
  • Todas as crianças responderam a mesma coisa?

Espera-se que até aqui o grupo tenha percebido que cada criança tem sua própria identidade. Incentive que os alunos produzam uma pequena legenda de identificação. Para acessar um modelo de etiqueta para a legenda acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf

Exponha os desenhos em mural juntamente com as certidões de nascimento. Coloque também algum título referente a identidades. O título pode ser construído com os próprios alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano