Plano de Aula

Plano de aula: A Nossa Identidade

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Objetos e documentos pessoais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes

Material complementar:

Roteiro de entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FEcE7XbdHf3wg27RHv9P3xYK87Hd4fsckXKtmaCa7WBpyAAR6uGChUMRn5mK/his2-05und05-roteiro-de-entrevista.pdf

Modelo de legenda - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/anrU8rBAA2mP3ys6G5AzYjMqJJ7Bd4yxh4SsNNkPcbkxhrAsB9GHxVt9VEsZ/his2-05und05-legenda.pdf

Para você saber mais: O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa carregar em si consciência social, colaborando na construção do pensamento crítico e reflexivo. Para saber um pouco mais sobre essa prática pedagógica leia: FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o Fundamental 1, Teoria e prática. São Paulo. Contexto,2014.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para conhecer documentos pessoais, e perceber que além do documento, cada indivíduo tem seus próprios gostos e preferências.

Esse plano contempla o autoconhecimento e o conhecimento do outro, valorizando o respeito às diferenças e promovendo empatia.

Para você saber mais: Conhecer o outro e aprender a ouvi-lo é um exercício de cidadania. Para saber um pouco mais sobre provessos de empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 20 de abril de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA