Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as variáveis
Plano 1 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.
Conceito-chave
Variáveis qualitativas e quantitativas.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?
Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.
Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.
Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.
Discuta com a turma:
- Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
- Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
- Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
- Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
- Qual a variável estamos pesquisando?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Teremos, nesta aula, o contato inicial do aluno com termos estatísticos, permita que indiquem que tipos de pesquisas podem ser feitas em sala, por exemplo, podemos saber se a sala tem mais meninos ou meninas? Como podemos descobrir? Qual será a disciplina preferida da turma? Como podemos elegê-la?
Ao definirmos o que caracteriza uma pesquisa, abordaremos os tipos de variáveis, podem ser elas categóricas (qualitativas) ou numéricas (quantitativas). Nas categóricas teremos referência a atributos ou qualidades, por exemplo, cor dos olhos, sexo. Já nas variáveis quantitativas (numéricas) teremos contagem e enumerações, faixa de valores (contínua), são exemplos número de irmãos, idade, peso, altura.
Após discutir com os alunos os apontamentos sugeridos, preencha com a turma a tabela dada, fazendo a pergunta proposta. Você pode trabalhar a tabela coletivamente, anotando na lousa a resposta de cada aluno, indicando a escolha feita por ele na tabela. Outra opção é permitir que eles sejam os investigadores, fazendo a pergunta aos colegas e anotando a resposta de cada um. Optando pela investigação por parte do aluno, faça o fechamento da pesquisa, comparando os resultados obtidos, se todos encontraram as mesmas quantidades de votos para os itens.
Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de variáveis.
Discuta com a turma:
- Do que acha que precisamos para fazer uma pesquisa?
- Você acha que “variável” está relacionada com o que queremos pesquisar?
- Como podemos fazer para que ninguém vote duas vezes, ou fique sem votar? Como podemos controlar a pesquisa?
- Todos encontraram a mesma resposta? Pode haver uma resposta diferente?
- Qual a variável estamos pesquisando?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)
Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.
Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.
Discuta com a turma:
- Que informações a tabela apresenta?
- A tabela apresenta a quantidade total produzida?
- E a quantidade produzida por região?
- O que você achou dessa forma de representação de dados?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 min (Slides 5 e 6)
Propósito: Trabalhar uma situação de pesquisa, discutindo os tipos de variáveis.
Orientações: Deixe que os alunos analisem a questão proposta. Na situação temos a análise de dados em tabela, em que o aluno terá que refletir as questões propostas, identificando qual linha/coluna fornece a informação solicitada. A tabela já traz valores totais, constituindo boa oportunidade para verificar qual a facilidade do aluno em interpretar dados. Ao solicitar os valores totais produzidos, por exemplo, o professor verá se a turma fará o somatório dos dados, ou localizará na tabela.
Discuta com a turma:
- Que informações a tabela apresenta?
- A tabela apresenta a quantidade total produzida?
- E a quantidade produzida por região?
- O que você achou dessa forma de representação de dados?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10min (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma possível solução para a situação, discuta as estratégias por eles abordadas. A solução apresentada envolve a análise de dados, em que as respostas para as questões são dadas pela observação dos dados dispostos na tabela. A atenção especial vai para os dados constantes na linha Brasil, pois referem-se a soma de dados das regiões. Logo para efeito de identificar qual o maior valor total produzido, por exemplo, esta linha deve ser desconsiderada pelo aluno. Já em questões que buscam o valor total de produção de um determinado item, podem ser encontradas na linha “Brasil”, ao invés de realizar a adição das demais regiões.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram os mesmos resultados?
- Qual a população da situação dada?
- Você consegue indicar qual a variável presente? Que tipo de variável é essa?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em uma pesquisa o que vem a ser a população e qual a variável presente, a população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Professor utilize de exemplos, discuta nas atividades dadas qual é a população e qual o tipo de variável. Por exemplo, se estamos pesquisando qual o produto escolhido para o piquenique, nossa variável é qual o produto preferido pelas amigas ( variável categórica), e nossa população são as amigas.
Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)
ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: O professor realiza a leitura do slide para a turma, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome os termos estatísticos envolvidos, tais como população e tipos de variáveis, aborde exemplos para que os alunos consigam diferenciá-los.
Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na, utilizando a folha impressa. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Discuta com a turma qual tipo de variável presente na situação, quando falamos em quantidades, valores, estamos lidando com variáveis numéricas.
Propósito: Abordar uma situação com os tipos de variáveis.
Discuta com a turma:
- Em qual coluna encontramos a quantidade de produtos adquiridos?
- Como podemos definir o valor total gasto por Camila?
Materiais Complementares :
Resolução da Atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.
Código do plano
MAT4_27PES_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Meet, YouTube, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Você pode começar o trabalho com o tema discutindo com a turma via Google Meet sobre o que eles conhecem a respeito de pesquisas: como são feitas, para quê servem, etc.
Caso não seja possível esse movimento, você pode iniciar com um breve resumo sobre a execução e a importância de uma pesquisa, antes de propor a pesquisa desta etapa do plano. Você pode fazer as perguntas em folha de papel para os alunos ou usando o Google Formulários, que já organiza os dados das respostas dos alunos para a questão pesquisada.
Atividade principal
Ainda usando o Google Formulários você pode fazer com que as respostas dos alunos estejam todas organizadas sobre a tabela apresentada. É possível ainda inserir as questões presentes nas orientações ao professor entre outras problematizações em decorrência das discussões propostas na etapa seguinte a esta (Discussão das soluções), ampliando o trabalho e dando conta da próxima etapa.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode organizar as perguntas em uma atividade impressa, incluindo as problematizações e demais questões como foi sugerido para a proposta virtual.
Discussão das soluções
Após as considerações feitas na etapa anterior (Atividade Principal), você pode fazer intervenções individuais, seja via e-mail ou pelo registro escrito, propondo reflexões sobre o tema, sempre a partir de boas perguntas. Você pode fazer isso a partir das propostas presentes nos slides desta etapa, tanto em folhas impressas quanto pelo próprio Google Formulários.
Sistematização
Grave um breve vídeo e disponibilize aos alunos via YouTube, para que eles possam consultar sempre que necessário, contendo as informações presentes nesta etapa. Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, você pode fazer um pequeno resumo ao final da etapa anterior (Discussão das soluções).
Encerramento
Peça aos alunos que façam um registro no caderno sobre o que aprenderam em relação ao trabalho desta aula.
Raio X
Proponha que os alunos resolvam a situação proposta usando o Google Planilhas ou em folha impressa.
Convite às famílias
Proponha que a família reflita junto com os alunos no início da etapa de Aquecimento.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.
Conceito-chave
Variáveis qualitativas e quantitativas.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.