Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Aprofundando o estudo de gráfico e tabelas
Plano 5 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Trabalhar situações que exijam leitura e interpretação e representação de dados em gráfico e tabelas.
Conceito-chave
Representação de dados
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Leia o slide para a turma. Relembre com os alunos as etapas de uma pesquisa, enfocando as formas de representação dos dados coletados, através de gráficos e tabelas. Peça que citem exemplos de situações que podem utilizar esses métodos de representação.
Propósito: Retomada da representação de dados.
Discuta com a turma:
- Qual maneira é eficaz para organizarmos os itens de uma festa?
- Como podemos representar as quantidades envolvidas na organização de uma festa?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.
Discuta com a turma:
- O que você acha importante para representar na tabela?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
- Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
- Como podemos encontrar o valor total para cada item?
- A tabela construída será útil para construir o gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.
Discuta com a turma:
- O que você acha importante para representar na tabela?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
- Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
- Como podemos encontrar o valor total para cada item?
- A tabela construída será útil para construir o gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.
Discuta com a turma:
- O que você acha importante para representar na tabela?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
- Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
- Como podemos encontrar o valor total para cada item?
- A tabela construída será útil para construir o gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Discussão da Solução
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.
Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
- O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
- Todos os itens da oferta devem ser representados?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: O professor realiza com os alunos a leitura do slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Peça que destaquem suas dificuldades em relação a essas formas de representação de dados.
Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).
Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.
Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.
Discuta com a turma:
- Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
- Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).
Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.
Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.
Discuta com a turma:
- Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
- Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeter, Google Meet, Google Planilhas, FlipGrid
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Organizar uma nuvem de palavras vai Mentimeter para saber o que os alunos entendem ser indispensável em uma festa de aniversário. Você pode socializar o resultado via e-mail ou de maneira síncrona, usando o Google Meet.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode fazer perguntas sobre os itens indispensáveis em uma festa de aniversário em folha impressa, junto com a próxima etapa.
Atividade principal
Organize a atividade propondo que a tabela e o gráfico usados para a resolução da atividade sejam construídos usando o Google Planilhas, inclusive inserindo as respostas às questões que esta etapa apresenta. Caso não seja possível usar o recurso, você pode propor uma construção utilizando folha quadriculada ou folha de caderno com o auxílio de uma régua. Além da construção, peça que os alunos justifiquem as escolhas feitas, principalmente a escolha pelo tipo de gráfico utilizado. Convide a família para auxiliar nessa construção.
Discussão das soluções
Caso a construção tenha sido feita usando o Google Planilhas, você pode usar o recurso dos comentários para fazer intervenções e problematizações. Peça também que os alunos gravem pequenos vídeos usando o FlipGrid para explicar as estratégias utilizadas na resolução do problema, para socializar com os demais colegas. Caso a turma não use dos recursos digitais, o professor pode fazer apenas as intervenções individuais nas produções de cada aluno.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Peça aos alunos para registrarem o que aprenderam nesta aula no próprio caderno, fazendo indicações em tópicos dos pontos de atenção na construção de uma tabela e de um gráfico.
Raio X
Proponha que os alunos resolvam o problema usando um arquivo no Google Planilhas ou por escrito, para envio ao professor.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem os alunos na construção da tabela e do gráfico solicitados na Atividade Principal, seja usando o Google Planilhas ou não.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Trabalhar situações que exijam leitura e interpretação e representação de dados em gráfico e tabelas.
Conceito-chave
Representação de dados
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.