Tabela - informações hipotéticas sobre cidades
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagens e desmatamento: analisando dados do ambiente
Descrição
Este plano interdisciplinar abrange uma aula de 150 minutos para o 4º ano do Ensino Fundamental, integrando os componentes de Geografia e Matemática. Parte da habilidade EF04GE11, com o objetivo de levar os estudantes a identificar paisagens naturais e modificadas por meio de análise de imagens e mapas, discutindo como a ação humana contribui para a conservação ou degradação desses espaços. Com foco no desmatamento e seus impactos na emergência climática, o plano propõe atividades visuais, interpretação de dados e representação gráfica. As aulas desenvolvem observação crítica, pensamento matemático, responsabilidade ambiental e uso reflexivo de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) como ferramentas para monitoramento ambiental.
A sequência didática parte da observação e comparação de imagens aéreas para estimular a percepção das diferenças ambientais, seguida de análise de dados sobre vegetação, temperatura, umidade e alagamentos em diferentes cidades. Os estudantes trabalham em grupos para interpretar informações, propor soluções e registrar suas conclusões. Na segunda parte, utilizam ferramentas digitais e IA para pesquisar, organizar e apresentar dados reais ou simulados, transformando-os em tabelas e gráficos.
Ao final, espera-se que os estudantes compreendam a importância da vegetação na regulação climática e na qualidade de vida urbana.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Recursos educacionais digitais:
ferramenta de IA Generativa (Ex: ChatGPT ou Gemini).
Materiais diversos:
folhas de atividades impressas, imagens da Aula 1 impressas ou projetadas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Modificação das paisagens pelo homem.
- Desmatamento.
- Mudanças no clima e degradação ambiental.
- Relação entre vegetação, temperatura e clima.
- Leitura de dados simples.
- Coleta, organização e análise de dados.
- Análise de gráficos e tabelas.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e diferenciar paisagens naturais e antrópicas, relacionando-as com ações humanas que levam à conservação ou à degradação ambiental.
- Analisar dados ambientais interpretando-os em tabelas e gráficos de colunas.
- Utilizar ferramentas de IA para gerar e interpretar gráficos ambientais, desenvolvendo leitura crítica das informações.
- Relacionar a presença ou ausência de vegetação com alterações climáticas locais, destacando efeitos como aumento da temperatura e maior ocorrência de alagamentos.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- NOVA ESCOLA. Plano de aula: Paisagens naturais e antrópicas da cidade. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/3ano/geografia/paisagens-naturais-e-antropicas-da-cidade/5538. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
- GREEN PEACE. Floresta Amazônica: entenda sua geologia e relevo. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/floresta-amazonica/. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
- ECYCLE. Educação climática: o que é e qual a importância? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/educacao-climatica/. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
- ONU. IPCC – The Intergovernmental Panel on Climate Change. Disponível em: https://www.ipcc.ch/. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
Bibliografia
- GONSALES, Priscila; AMIEL, Tel. Inteligência Artificial, Educação e Infância. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20201110120042/panorama_setorial_ano-xii_n_3_inteligencia_artificial_educacao_infancia.pdf. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
- UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 05 de outubro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Aula 1 - Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Antes da aula, prepare duas imagens aéreas contrastantes. Uma com muita vegetação urbana (parques, árvores e canteiros). Outra com pouca ou nenhuma vegetação (bairro denso, asfaltado, com prédios e poucas áreas verdes).
Deixamos aqui as imagens que podem ser utilizadas.
Imagem gerada por Inteligência Artificial (OpenAI – DALL·E). Data de criação: 10 de agosto de 2025.
Diga à turma:
- Hoje vamos investigar como a paisagem urbana pode mudar o clima das cidades.
- Vamos olhar duas imagens e tentar descobrir o que está acontecendo nelas.
Mostre as imagens e oriente os estudantes a as observarem em silêncio por algum tempo.
Em seguida, faça algumas perguntas:
- Qual imagem parece mais agradável ao se caminhar pelos espaços? Por quê?
- Qual desses espaços da imagens parece mais quente? Por qual motivo?
- Onde você acha que chove mais? Por quê?
Espera-se que os estudantes identifiquem que nas imagens em que há maior quantidade de vegetação há mais frescor, ar puro, é mais agradável de caminhar, praticar esportes, entre outras atividades, e que comecem a perceber como a cobertura vegetal pode favorecer a qualidade de vida das pessoas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS