Plano de Aula

Plano de aula: Paisagens e desmatamento: analisando dados do ambiente

mais ações

Descrição

Este plano interdisciplinar abrange uma aula de 150 minutos para o 4º ano do Ensino Fundamental, integrando os componentes de Geografia e Matemática. Parte da habilidade EF04GE11, com o objetivo de levar os estudantes a identificar paisagens naturais e modificadas por meio de análise de imagens e mapas, discutindo como a ação humana contribui para a conservação ou degradação desses espaços. Com foco no desmatamento e seus impactos na emergência climática, o plano propõe atividades visuais, interpretação de dados e representação gráfica. As aulas desenvolvem observação crítica, pensamento matemático, responsabilidade ambiental e uso reflexivo de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) como ferramentas para monitoramento ambiental.

A sequência didática parte da observação e comparação de imagens aéreas para estimular a percepção das diferenças ambientais, seguida de análise de dados sobre vegetação, temperatura, umidade e alagamentos em diferentes cidades. Os estudantes trabalham em grupos para interpretar informações, propor soluções e registrar suas conclusões. Na segunda parte, utilizam ferramentas digitais e IA para pesquisar, organizar e apresentar dados reais ou simulados, transformando-os em tabelas e gráficos.

Ao final, espera-se que os estudantes compreendam a importância da vegetação na regulação climática e na qualidade de vida urbana.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

Recursos educacionais digitais:
ferramenta de IA Generativa (Ex: ChatGPT ou Gemini).

Materiais diversos:
folhas de atividades impressas, imagens da Aula 1 impressas ou projetadas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Modificação das paisagens pelo homem.

  • Desmatamento.

  • Mudanças no clima e degradação ambiental.

  • Relação entre vegetação, temperatura e clima.

  • Leitura de dados simples.

  • Coleta, organização e análise de dados.

  • Análise de gráficos e tabelas.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar e diferenciar paisagens naturais e antrópicas, relacionando-as com ações humanas que levam à conservação ou à degradação ambiental.

  • Analisar dados ambientais interpretando-os em tabelas e gráficos de colunas.

  • Utilizar ferramentas de IA para gerar e interpretar gráficos ambientais, desenvolvendo leitura crítica das informações.

  • Relacionar a presença ou ausência de vegetação com alterações climáticas locais, destacando efeitos como aumento da temperatura e maior ocorrência de alagamentos.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Acesse

Bibliografia

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Aula

Aula 1 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Antes da aula, prepare duas imagens aéreas contrastantes. Uma com muita vegetação urbana (parques, árvores e canteiros). Outra com pouca ou nenhuma vegetação (bairro denso, asfaltado, com prédios e poucas áreas verdes).

Deixamos aqui as imagens que podem ser utilizadas.

Ilustração criada por IA, de uma cena com muita vegetação urbana (parques, árvores e canteiros) e outra com pouca ou nenhuma vegetação (bairro denso, asfaltado, com prédios e poucas áreas verdes).

Imagem gerada por Inteligência Artificial (OpenAI – DALL·E). Data de criação: 10 de agosto de 2025.

Diga à turma:

- Hoje vamos investigar como a paisagem urbana pode mudar o clima das cidades.

- Vamos olhar duas imagens e tentar descobrir o que está acontecendo nelas.

Mostre as imagens e oriente os estudantes a as observarem em silêncio por algum tempo.

Em seguida, faça algumas perguntas:

- Qual imagem parece mais agradável ao se caminhar pelos espaços? Por quê?

- Qual desses espaços da imagens parece mais quente? Por qual motivo?

- Onde você acha que chove mais? Por quê?

Espera-se que os estudantes identifiquem que nas imagens em que há maior quantidade de vegetação há mais frescor, ar puro, é mais agradável de caminhar, praticar esportes, entre outras atividades, e que comecem a perceber como a cobertura vegetal pode favorecer a qualidade de vida das pessoas.

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