Plano de Aula
Plano de aula: Compartilhando a cultura sonora indígena
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas de diferentes povos
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Esta atividade faz parte da sequência “Músicas de diferentes povos”, com o foco na cultura indígena. Assim, será necessário que você antecipe os materiais usados nas atividades anteriores, como o conto, os instrumentos indígenas, os vídeos e os materiais que foram construídos com as crianças, como o painel.
Organize com outros professores tempos adequados para a socialização com crianças de turmas e idades diferentes. Faça combinados com as crianças para que seja garantida a convivência agradável entre as turmas.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
A música indígena através do Maracá. (link)
Cultura sonora indígena.(link)
O canto indígena. (link)
Sonorizando um conto indígena. (link)
Compartilhando a cultura sonora indígena. (link)
Materiais:
Registros do professor durante a sequência (fotos , textos, vídeos).
Produções das crianças (desenhos ou outras produções desenvolvidas durante a sequência, organizadas em um painel).
Materiais utilizados durante as atividades: instrumentos musicais indígenas e outros materiais de exploração das sonoridades indígenas; o conto indígena “A dança do arco-íris”; gravação da música “Po- Hamek” e vídeos sobre a cultura sonora indígena. Livros e revistas com temática indígena. Aparelho de som e de vídeo, celular ou câmera fotográfica para registro da atividade.
Espaços:
Essa atividade pode ser realizada na sala ou em outro espaço que favoreça a vivência das crianças e que possibilite a reprodução de áudio e vídeo.
Tempo sugerido:
Tempo estimado de aproximadamente uma hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais critérios e hipóteses as crianças usam para separar e organizar os materiais?
2. Ao comunicar suas experiências a outras pessoas, como as crianças transmitem as aprendizagens coletivas e incluem suas impressões pessoais?
3. Por se tratar da continuidade de experiências com a cultura indígena, como as crianças demonstram apropriação de movimentos, ritmos, canções e instrumentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.
As diversas possibilidades dentro dessa atividade favorece que todas as crianças participem, porém, para que isso ocorra, respeite as escolhas e formas de organização propostas por elas. Durante a organização dos cantos, esteja atento à altura e demais aspectos que garantam a visualização e a exploração das crianças.
O que fazer durante?
1
Peça às crianças que se organizem em roda - grande grupo - e proponha um diálogo sobre descobertas e impressões durante as vivências da cultura indígena. Para esta conversa, disponha dos materiais que foram usados e construídos ao longo desta sequência de atividades. Eles servem como apoio à memória e favorecem a socialização de aprendizagens. Comente que elas aprenderam e fizeram tantas coisas legais que seria interessante que as outras crianças da escola pudessem também conhecer sobre a cultura e, em especial, sobre a música indígena. Definam juntos como podem compartilhar com as outras turmas da escola canções, danças, instrumentos, movimentos e sonoridades que fazem parte da cultura indígena, em diferentes povos.
2
Convide-os para organizar o ambiente em que as outras turmas poderão vivenciar junto com eles algumas músicas e objetos da cultura indígena. Recupere com as crianças cada vivência realizada antes, identificando juntos os materiais e buscando forma de organizá-los, para que os apresentem e brinquem com os colegas.
Indique o tempo que terão para essa organização, devido ao horário combinado para a chegada dos visitantes.
Observe como as crianças se agrupam para a organização, se reúnem-se em pequenos grupos ou agem individualmente, quais sugestões apresentam, como se dá a iniciativa às ações, como selecionam e como definem o local para acomodação dos materiais etc. Apoie as crianças, ajudando-as com sugestões, se necessário. Caso elas queiram sinalizar e identificar alguns espaços ou materiais, seja o escriba delas. Quando manifestarem que já organizaram o espaço, acompanhe-as para que contem a você o que acontecerá em cada local, qual é a proposta para cada um dos materiais selecionados. Faça, junto com as crianças, adaptações que forem necessárias para que a visita dos colegas seja agradável e organizada.
3
Com os espaços organizados e as propostas definidas, pergunte às crianças, como é que os índios do povo Krenak saúdam seus visitantes e questione quem se lembra da música. Proponha receber os convidados com a canção Po- Hamek. Lembre às crianças de que durante a visita dos colegas muitas coisas estarão acontecendo, problematize a situação para que elas encontrem uma forma de organizar e favorecerem as brincadeiras com os convidados nas diferentes propostas.
Possíveis falas do professor neste momento: Receberemos muitos colegas, que estão curiosos para descobrir o que vocês prepararam, mas, se todos ficarmos na porta, ou na roda de história, o que poderá acontecer? Precisamos pensar em uma forma de nos organizarmos para ajudar nossos colegas a conhecer todas as coisas que preparamos. Como podemos resolver essa situação?
4
Observe as propostas e os combinados feitos com as crianças. Quando o grupo demonstrar que já está tudo preparado, se organizem para receber os convidados, conforme o horário estabelecido com o outro professor. Ao chegarem, as crianças que os recebem na porta farão uma breve explanação do que vão encontrar na sala. Os visitantes serão convidados a assistir uma breve apresentação da canção Po Hamek (canção de saudação do povo Krenak), realizada pela turma que os recebe. Depois, as crianças ficarão livres para participar das diferentes experiências propostas, podendo escolher entre a vivência da história sonorizada, a apreciação o painel com os desenhos das crianças, folhear livros e revistas com temática indígena, assistir a vídeos e acompanhá-los dançando ou utilizando os instrumentos, se desejarem. Informe o tempo que terão para conhecer e participar das diferentes propostas.
Observe como interagem, se for necessário, faça pequenas intervenções, de modo a ampliar as possibilidades de comunicação entre os grupos, pois esse é um momento rico de troca e convívio, de partilhar conhecimentos, emoções, sensações e preferências.
Quando faltar cinco minutos para término da socialização, avise para que possam aproveitar esse tempo para participar do que desejarem.
Para finalizar:
Convide todas as crianças para encerrar o encontro cantando e dançando a canção “Po Hamek”, apresentada no início. No entanto, agora os visitantes não são mais apenas expectadores, por isso, podem vivenciar essa experiência corporal junto com os demais. Peça para que uma criança explique os movimentos da dança e o significado deles, de recepção e agradecimento aos visitantes da aldeia. Quando todos tiverem se organizado em uma grande roda, coloque o áudio da música. As crianças cantarão e dançarão juntas, finalizando a atividade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS