Plano de aula: Cultura sonora indígena

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas de diferentes povos

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade é necessário que você pesquise e selecione materiais com antecedência. Eis algumas sugestões de sites onde encontrar informações, imagens e músicas:

Culturas Indígenas

Fundação Nacional do Índio

Músicas cantadas por crianças guaranis

Vídeos:

Apresentação de dança dos índios guaranis

Projeto Território do Brincar - 3ª Região - Território Indígena Panará, Pará

Apresentação de tribo indígena da floresta amazônica com instrumentos de sopro

A dança como representação da cultura Krenak na Terra Índia de Venuíre

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

A música indígena através do Maracá. (link)

Cultura sonora indígena.(link)

O canto indígena. (link)

Sonorizando um conto indígena. (link)

Compartilhando a cultura sonora indígena. (link)

Materiais:

Aparelhos para reprodução de som e imagem (TV, DVD, computador/notebook e data show, conforme disponibilidade de sua escola). Vídeos que apresentam a diversidade das danças indígenas. Áudios com músicas indígenas. Material para desenho individual das crianças: papel sulfite e riscantes diversos.

Espaços:

Você poderá usar a própria sala ou outro ambiente no qual tenha acesso a aparelhos para reprodução de som e imagem.

Tempo sugerido:

Tempo médio uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Quais foram as principais observações das crianças quando assistiram aos vídeos?

2. Exploraram diferentes movimentos corporais? Como fizeram isso?

3. Comunicaram suas descobertas tanto para as outras crianças como para a professora, expondo opiniões?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Durante as representações de dança, garanta que as crianças que se apresentam com maior timidez ou com alguma dificuldade em desenvolver atividades em grupo possam ser apoiadas por outros colegas.

O que fazer durante?

1

Organize um semicírculo com as crianças e diga que elas assistirão a dois vídeos curtos que apresentam diferentes manifestações da dança indígena. Isso facilitará que as crianças percebam a riqueza de movimentos corporais dentro dessa cultura. Eis duas sugestões: Apresentação de dança dos índios Guarani e A dança como representação da cultura Krenak na Terra Índia de Venuíre. (o segundo vídeo pode ser reproduzido entre um minuto e 40 segundos e 8 minutos).

Possíveis falas do professor neste momento: Existem muitas formas movimentar o corpo quando dançamos. Vamos assistir a dois vídeos diferentes. Em seguida, vocês poderão contar o que acharam interessante e mostrar os movimentos que aprenderam.

2

Peça que as crianças comentem sobre o que assistiram. Escute os relatos delas, algumas podem desejar imitar os movimentos dos índios. Possivelmente trarão outros elementos além das músicas, dança e movimentos, como considerações sobre roupas, adornos e sobre o ambiente em que estão os índios. É importante considerar todos os observáveis, ampliando a investigação das crianças sobre a cultura indígena. Faça perguntas ou comentários que tragam a atenção para aspectos não considerados por elas. Proponha para as crianças assistir novamente à dança que mais despertou curiosidade e peça para que, neste momento, elas observem mais atentamente a coreografia e os movimentos que os indígenas realizam com o corpo durante a música.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam que nos dois vídeos, enquanto dançavam, os índios batiam com mais força um dos pés no chão? Por que será que isso acontece?

3

Convide as crianças para experimentar dançar como os índios. Para isso, elas vão formar pares ou pequenos grupos, como desejarem e explorarão livremente os movimentos que viram no vídeo ou até mesmo outros que podem ser criados por elas. Observe a dinâmica do grupo, caso perceba que algumas crianças se mostram tímidas em vivenciar os movimentos, sugira a aquelas que apresentam liderança que brinquem com elas. Lembre-se de que a música indígena está sempre relacionada a ritmos e movimentos, por isso, é muito importante que as crianças experimentem essa sensação corporal. Favoreça que elas experimentem os movimentos realizados e criados pelos colegas, enriquecendo os próprios olhares. Dê uma segunda opção para aquelas que não querem realizar os movimentos: disponha, em um canto da sala, materiais de desenho como sulfite, lápis e giz de cera e sugira que desenhem os movimentos que os colegas fazem. Ao concluírem, solicite que guardem os materiais.

4

Depois que as crianças experimentaram e criaram vários movimentos individualmente ou em pequenos grupos, convide-as para a grande roda.

Reproduza o áudio de músicas cantadas por crianças guaranis ou de outra coletânea de músicas indígenas disponível no acervo da escola. Proponha uma dança circular na qual as crianças podem reproduzir os movimentos que viram no vídeo ou os que criaram na etapa anterior. Os movimentos podem ser mais rápidos ou lentos, segundo o ritmo da música.

Para finalizar:

Para finalizar, combine com as crianças que você fará três paradas na música. A cada parada, quem desejar entrar no círculo poderá fazê-lo, realizando alguns movimentos similares aos dos índios, e, em seguida, retornar à roda assim que a música reiniciar. Encerrem dançando em roda ou se dirigindo, em formação de trem, para outro espaço da escola, onde realizarão a próxima atividade do dia.