
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cirandas do Brasil
Por: Renata Braga Fonseca
Contextos prévios:
Para realizar esta atividade é necessário que as crianças já conheçam um certo repertório de cirandas de roda, tenham memorizado algumas letras e feito em outro momento uma votação para escolher duas cirandas para o professor escrever a letra da música e registrado com fotos, pequenos vídeos e anotações de falas das crianças nesse momento da votação para retomar algumas considerações no decorrer desta proposta.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Brincando com cantigas de rodas conhecidas
Conhecendo a ciranda Coco de roda
Conhecendo a ciranda Cacuriá do Maranhão
Explorando as letras das cirandas de roda
Materiais:
Cartazes em papel cartolina com as letras das cirandas escolhidas pelas crianças, fita adesiva. Cópias impressas das letras das cirandas em tamanho A4, considerando o tamanho da turma. Duas fichas pequenas de papéis cartolina (ou outro que tenha disponível) em duas cores diferentes e uma caixa de papelão pequena para o sorteio. Registros feitos no dia da votação das cirandas (fotos, pequenos vídeos, anotações de falas das crianças). Instrumentos sonoros.
Espaços:
A atividade pode ser realizada na sala ou em um espaço na área externa como pátio, área verde ou solário. Cole em uma parede e na altura das crianças os cartazes com a letra das cirandas. Organize próximo aos cartazes os papéis A-4 e os instrumentos sonoros. Deixe o centro livre para as crianças dançarem.
Tempo sugerido:
Entre 40 minutos e uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças brincam com as letras das músicas? Identificam as rimas e as repetem? Criam outras rimas? Usam instrumentos sonoros ou outros objetos para criar diferentes sons acompanhando a leitura das letras?
2. Como as crianças demonstram interesse em escutar a leitura das cirandas de roda? Elas interagem por meio da fala durante o canto/leitura? Dançam acompanhando com gestos os movimentos indicados nas letras das cirandas?
3. De que forma percebem e utilizam conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, lento rápido, depressa, devagar) durante os momentos da atividade?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso alguma criança tenha preferência por um dos momentos e queira fazer parte exclusivamente do grupo de leitura ou do grupo de dança, aponte como referência a satisfação de outra criança que esteja no grupo oposto ou incentive que um colega apoie o outro, convidando-o para participar dos dois momentos da atividade. Perceba os interesses das crianças e as apoie em suas escolhas.
1
Reúna as crianças em grande grupo próximas aos cartazes com as letras das cirandas e das cópias em tamanho A4 e pergunte aos pequenos se imaginam qual será a atividade de hoje. Observe que as crianças podem se aproximar dos cartazes tocando-os, imitando uma leitura. Algumas podem falar que a atividade é de contação de história, apontando para os cartazes, outras podem se lembrar de que escolheram duas letras de cirandas para você escrever no cartaz no dia anterior. Faça um suspense, dê pistas para que elas queiram descobrir e escute as hipóteses levantadas por elas.
Possíveis falas do professor neste momento: O que será que tem escrito nesses cartazes? Ah! você acha que é uma história? Pode ser uma receita também! Ou será que é a letra de uma música?
2
Pergunte às crianças se estão lembradas do dia em que fizeram uma votação para escolher duas cirandas que gostariam que você escrevesse a letra e diga que esses cartazes são o resultado dessa votação.Deixe que elas contem o que se lembram desse dia e que comentem quais cirandas foram mais votadas.Mostre a elas os registros feitos por você no dia da votação, ajudando-as a relembrar o processo, desde as sugestões das cirandas até o resultado das mais votadas. Neste momento fique atento ao que as crianças recordam e de que forma elas utilizam conceitos básicos de tempo.
Possíveis falas da criança neste momento: As crianças podem falar alguns nomes dos dias da semana respondendo à sua pergunta, outras podem falar ontem ou amanhã, referindo-se ao dia em que fizeram a votação.
3
Apresente para as crianças como será a dinâmica da atividade. Diga que elas precisam se dividir em dois pequenos grupos.Deixe que se organizem de forma autônoma e só interfira se uma equipe ficar muito maior que a outra. As crianças não precisam se dividir exatamente na metade, mas se um grupo ficar muito maior, incentive que algumas mudem de grupo ou convide as que ainda não escolheram uma equipe para se juntar a que tiver menos crianças. Mostre as fichas que serão usadas para o sorteio e peça para que as crianças escolham cores para representar os grupos. Eleja uma criança de cada grupo para ajudar no sorteio. Uma balança a caixa com as fichas e a do outro grupo sorteia. A equipe que tiver a cor sorteada escolhe qual ação fará primeiro: qual ciranda irá cantar (lendo a letra) ou se quer primeiro cantar ou dançar.
Possíveis falas do professor neste momento: A atividade envolve leitura e dança. Nesses cartazes tem escrito a letra de duas cirandas. Então a brincadeira será assim: Vocês irão formar dois pequenos grupos. Vamos fazer um sorteio para decidir qual grupo irá cantar lendo a letra enquanto o outro grupo dança, depois, vamos inverter, quem dançou a primeira cantará lendo e quem cantou irá dançar.
4
Convide as crianças para dar início à brincadeira. Observe se as que irão cantar fazendo a leitura ficam próximas aos cartazes e como manuseiam os papéis com as letras das cirandas. Considere que esta atividade envolve leitura de texto de memória pelas crianças, dessa forma, como elas já sabem o texto de cor, não precisam ler de forma convencional, acompanhando a leitura feita por você e ajustando o que falam com o que está escrito.Perceba que alguma criança pode ter a iniciativa de começar a cantar e incentive os outros colegas a acompanharem-na. Participe da brincadeira cantando junto com os pequenos e faça a leitura da ciranda apontando com o dedo o que você está lendo. Perceba se todas as crianças do grupo que vai ler/cantar conseguem visualizar o cartaz. Caso necessário, aponte para os papéis A4, convidando-as para acompanhar a leitura.
5
Observe como as crianças que estão lendo/cantando brincam com as letras das músicas. Elas podem identificar as rimas e repeti-las, outras podem criar rimas diferentes. Algumas podem manusear instrumentos sonoros ou outros objetos disponíveis no espaço para criar diferentes sons, acompanhando a leitura das letras. Deixe que explorem livremente todas as ações com as letras das cirandas e brinque com elas.
6
Fique atento também às ações das crianças do grupo que está dançando. Observe como elas acompanham a leitura das cirandas de roda. Algumas crianças podem dançar fazendo os gestos e movimentos indicados nas letras das cirandas, outras podem preferir acompanhar a leitura das cirandas junto com as crianças do outro grupo. Nesse caso, aponte como referência a satisfação de uma criança que esteja dançando ou peça para que algum colega a convide para dançar. Respeite se mesmo assim a criança preferir mudar para o grupo de leitura ou não quiser participar.
7
Disponibilize um bom tempo para que as crianças possam brincar e explorar bem cada momento da atividade. Anuncie ao grupo que em seguida haverá a troca de papéis, por isso, quem está lendo/cantando irá dançar e vice-versa. Peça para que as crianças mudem de lugar, para que as que irão cantar possam se aproximar do cartaz e dos sulfites com a letra da outra ciranda. Algumas crianças podem está bem envolvidas no que estão realizando e não querer trocar, incentive-as a experimentar os dois momentos da atividade. Respeite se mesmo assim elas não quiserem trocar. Dê um tempo para essa organização e inicie novamente a brincadeira.
Para finalizar:
Quando terminar o segundo momento da atividade, observe o interesse da turma e, se as crianças desejarem, deixe que brinquem e dancem um pouco mais com as letras das cirandas e com os objetos sonoros. Ao se aproximar do tempo estimado para a atividade, ou quando as crianças já não estiverem mais tão envolvidas nas leituras e brincadeiras de rodas, convide-as para organizar o espaço com você. Cantem juntos as cirandas da atividade ou outras que conheçam, como preferirem.
Caso queira repetir a atividade, insira no cotidiano das crianças brincadeiras com cirandas de roda e proponha semanalmente situações de escolha em que elas decidem qual ciranda será lida. Varie as estratégias de leitura, como sugerir brincadeiras de movimento com o corpo a partir da letra da ciranda. Quando as crianças já tiverem um repertório amplo de cirandas de roda, sugira que escolham uma ciranda para dançar em uma futura apresentação cultural.
Proponha que as crianças façam uma pesquisa junto às famílias sobre as cirandas regionais, se há alguma próxima à casa da criança ou na comunidade em que a escola está situada e, se possível, convide o grupo de dança para uma apresentação na escola.
Apresente a proposta
Grave um vídeo para as crianças e o envie às famílias, via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a sua rede esteja utilizando, conversando com elas sobre algumas cantigas de roda preferidas pelo grupo. Se possível, cante algumas delas. Você pode utilizar alguns objetos ou imagens que lembrem essas cantigas para dinamizar mais um pouco a sua gravação. Ainda no vídeo, conte para as crianças que, além das brincadeiras com essas cantigas, elas conhecerão outras mais na companhia de seus familiares. Informe aos familiares que você irá enviar orientações para as demais atividades.
Adaptações necessárias
No plano “Brincando com cantigas de rodas conhecidas”, sugira que os familiares preparem um ambiente amplo, onde a criança possa se movimentar à vontade. Para o plano “Pesquisa sobre cirandas”, os familiares poderão utilizar o celular, tablet ou computador para pesquisar e apresentar imagens de cirandas diversas do nosso país. Nos planos “Conhecendo a ciranda Coco de roda” e “Conhecendo a ciranda Curiá do Maranhão”, as famílias poderão retomar a pesquisa de imagens que fizeram sobre as cirandas e apresentar os vídeos sugeridos no plano (disponível aqui) sobre o Coco de roda. Para realizar o plano “Explorando as letras das cirandas de roda”, oriente os familiares a relembrar e listar, em papel comum, as cantigas que utilizaram para brincar.
Sugira às famílias
1) Brincadeiras com cantigas de rodas conhecidas — Oriente aos familiares que permitam que a criança lhes mostre o que já conhece sobre cantigas, e que ele se envolva na brincadeira com ela. Sugira que convidem a criança para dançar em roda, que a incentivem a se movimentar livremente, atentando-se ao ritmo da dança. Diga também para que aproveitem esse momento de brincadeira de roda para apresentar algumas cantigas folclóricas que conhecem e que fazem parte da cultura brasileira. Mostre a importância de que, ao ampliar o repertório de cantigas, amplia-se também as experiências da criança.
2) Pesquisa sobre cirandas — Oriente aos familiares que, diante das imagens que a criança percebe das cirandas escutadas, ampliem os conhecimentos por meio da conversa. Mostre a importância de a criança poder participar da pesquisa das imagens sobre as cirandas junto com os familiares. Se houver a possibilidade, oriente que imprimam as imagens e permitam que a criança as manipule e as aprecie à vontade.
3) Conhecendo a ciranda Coco de roda e Conhecendo a ciranda Curiá do Maranhão — Após assistir aos vídeos sobre as cirandas e conversar sobre elas, suas características e diferenças, oriente aos familiares que convidem a criança a experimentar a ciranda. Se houver mais adultos na casa, será interessante propor um momento com todos juntos.
4) Explorando as letras das cirandas de roda — A partir da lista das cantigas que os familiares fizeram junto com a criança, oriente que escrevam a letra de duas delas, se possível em um papel maior do que o A4 para, depois, cantarem as cantigas acompanhando a letra escrita. Nesse momento, sugira aos familiares que convidem a criança a se sentar perto do cartaz com a letra da música, para que possa cantar acompanhando a letra com o dedo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que gravem um vídeo curto da criança, caso ela aceite, cantando uma das cantigas de roda que mais gostou, e que compartilhem com você via WhatsApp ou outra plataforma que a sua rede esteja utilizando. Aproveite os vídeos e compartilhe com o grupo de crianças para que todos possam apreciar os colegas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Braga Fonseca
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Abordagem didática: As cirandas e cantigas de roda permitem o resgate do folclore com fortes raízes na origem popular e na tradição oral, por isso, são verdadeiros tesouros para a infância e sua inserção na cultura. Elas proporcionam às crianças aprender a tradição e construir repertório cultural enquanto brincam, pesquisam ou produzem suas próprias canções e brincadeiras. Por se tratar também de um texto escrito, é possível verificar a relação das crianças com a linguagem por meio de brincadeiras com a fala, resultando em rimas, aliterações e ritmos.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: