Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Oral argumentation

Material para trabalhar as habilidades:

EF09LI15 : Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).

EF09LI16 : Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

EF09LI17 : Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

EF09LI18 : Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

EF09LI03 : Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

EF09LI04 : Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

Plano 01 de 15

Discussão e ampliação do conceito de ciência

Contents INPUT: Video about science OUTPUT: Discussion about science as a never-ending process Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.       &...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI18

EF09LI03

Plano 02 de 15

O inglês como língua da ciência

Contents INPUT: Video about the relevance of English in scientific research OUTPUT: Opinion poll Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.       ...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI18

EF09LI03

Plano 03 de 15

O inglês como língua da ciência (2)

Contents INPUT: Vídeo que problematiza o uso do inglês sobre as demais línguas na pesquisa científica. OUTPUT: Resolução de uma situação-problema em grupos Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI03) Analisar posicionamentos defen...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI18

EF09LI03

Plano 04 de 15

Mulheres na ciência

9º ano Contents INPUT: Microsoft's #MakeWhatsNext campaign OUTPUT: Dialogue circle on the relevance of the campaign Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.  &nbs...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Universalização do Ensino

EF09LI18

EF09LI03

Plano 05 de 15

Podcasts

9º ano Contents INPUT: A podcast called "How a new generation of STEM books are putting the fun back in fundamentals" OUTPUT: Devising your podcast Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ci&eci...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

alinhado à bncc

Universalização do Ensino

EF09LI18

Plano 06 de 15

Defendendo pontos de vista

9º ano Contents INPUT: Podcast episode: "Who owns English? It's not who you think" OUTPUT:  THINK-PAIR-SHARE: Who are the "owners" of the English language? Habilidade da Base Nacional Comum Curricular               &...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

alinhado à bncc

Universalização do Ensino

EF09LI17

EF09LI18

Plano 07 de 15

Organizando ideias em sequência

Contents INPUT: Video "Why has English developed as a world language?" OUTPUT: Debate - The expansion of the British Empire. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de coloniza...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI17

EF09LI18

EF09LI04

Plano 08 de 15

Apresentando resultados de pesquisas

Contents INPUT: video presenting facts and data OUTPUT: presentation of arguments supported by data Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estrat&...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI18

EF09LI04

Plano 09 de 15

Introduzindo e concluindo apresentações

Contents INPUT: Videos of formal and informal presentations. OUTPUT: Simulation: Opening and closing presentations. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adeq...

9º ano

Inglês

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI04

Plano 10 de 15

Compartilhando o esboço de um seminário

Contents INPUT: Seminar presentation on the issue of censorship. OUTPUT: Outlining a seminar presentation and giving peer-feedback. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, en...

9º ano

Inglês

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI04

Plano 11 de 15

Orações Condicionais do Tipo 1 - Old Wives’ Tales

Contents INPUT: Discussion on Old Wives’ Tales. If-clauses’ (type 1) structure; OUTPUT: Video. Oral practice on if-clauses (type 1) Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI15

Plano 12 de 15

Orações Condicionais

Contents INPUT: Video. Identifying and creating conditional sentences. OUTPUT: Oral practice (first conditional). Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses). Es...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI15

Plano 13 de 15

Orações Condicionais (tipo 2)

Contents INPUT: Language analysis. Part of a song. OUTPUT: Situations involving prejudice and discrimination. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses). Este p...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI15

Plano 14 de 15

Modal Verbs - Should - Must - Have to

Contents INPUT: “Top 5 Destinations in Brazil” (video) OUTPUT: Making arrangements for a memorable/life-changing trip. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomenda&cced...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI16

Plano 15 de 15

Modal Verbs - May & Might

Contents INPUT: video (traveling situations); grammar. OUTPUT: using may & might to talk about situations and probable actions to solve them. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI16