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Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Cada família é de um jeito

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Cada família é de um jeito

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte às crianças quais as características que tornam sua família a mais diferente e especial. A percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Para você saber mais:

Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.

https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 27 de março de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a imagem da capa do O grande e maravilhoso livro das famílias

Autor(a): Mary Hoffman Imagens: Ros Asquith.

Este livro faz parte do Acervo 2 de obras complementares para o 1º ano do Ensino Fundamental e foi enviado para as escolas públicas de todo o Brasil pelo MEC (PNAIC), portanto, nestas escolas é possível utilizar este exemplar.

Caso sua escola não possua este título, é possível realizar a mesma proposta a partir do Livro da Família, de Todd Parr, disponível em vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=FbeqDMCcOJg (Acesso em 27 de março de 2019).

A partir do que as crianças observarem na capa, levante com a turma as hipóteses sobre o que será tratado no livro. “O que é uma família para você?”, “Como é a sua família?”, “Em sua opinião, por que o nome deste livro é O grande e maravilhoso livro das famílias?” são questões que você pode fazer para ativar os conhecimentos sobre o tema.

Faça o registro destas hipóteses no quadro ou num cartaz.

Fonte da imagem: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12696-acervoscomplementares-2013-site-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 página 74

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Faça a leitura de “O grande e maravilhoso livro das famílias”. A obra inicia apresentando uma família convencional e depois vai elencando aspectos da diversidade existente entre as famílias, como questões culturais, religiosas, econômicas, étnicas e sociais das famílias contemporâneas. No final, propõe um modelo de árvore genealógica.

Como a estrutura textual não constitui uma narrativa e sim uma apresentação das famílias, sugere-se que o professor, à medida que lê, vá explorando as imagens e conversando com as crianças.

Os próprios modelos de família que são apresentados no livro estimulam a identificação das crianças com o tema tratado, levando-as a refletir sobre a própria história e os vários tipos de cotidiano existentes, percebendo as diferenças como algo constituinte dos grupos e pessoas.

Para estimular estas reflexões, proponha os seguintes questionamentos:

  • De qual trecho você mais gostou e por quê?
  • Quais as partes que você achou mais engraçada e por quê?
  • Que trecho o intrigou mais e por quê?
  • Quais aspectos de sua família lhe vieram à cabeça durante a leitura?
  • Que imagens mais lhe chamaram a atenção?
  • Quem faz parte de sua família?
  • Sua família é grande ou pequena?
  • Em que tipo de casa vive sua família?
  • Em sua família, todos foram ou vão para a escola?
  • Em sua família, todos trabalham?
  • As pessoas de sua família gostam de fazer as mesmas coisas ou coisas diferentes?
  • Para onde sua família costuma ir durante as férias?
  • Como são as refeições em sua casa? Quem as prepara? Onde compram os alimentos?
  • Você tem animais de estimação? Você os considera parte de sua família?
  • Há festas e celebrações em sua casa? Como são essas comemorações?
  • Como sua família faz para ir de um lugar à outro na cidade?
  • Como vocês compartilham os sentimentos alegres e tristes?

Esta também é uma boa oportunidade para estimular as crianças a ouvir com atenção, intervir, formular e responder a perguntas, manifestar opiniões e acolher as dos outros.

Ao final, retome as hipóteses iniciais anotadas a partir da capa no quadro ou cartaz, leia para a turma e avaliem coletivamente se foram confirmadas ou não, fazendo a adequação deste registro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Releia com as crianças o trecho final do livro e proponha que façam um desenho considerando a pergunta da autora. As crianças farão um registro pictórico de como percebem que estão suas famílias atualmente, considerando os aspectos abordados no livro, como grandes, pequenas, se vivem perto ou longe, com pai e mãe, etc., e também outros aspectos que observarem na sua família.

Com estes registros, organize uma coletânea em forma de álbum do “Nosso grande e maravilhoso livro das famílias”, uma releitura do livro com os contextos familiares reais da turma que posteriormente, podem ser levados para casa, seguindo a lista em ordem alfabética das crianças, permitindo que as famílias conheçam as famílias da turma.

Para a realização do desenho, disponibilize o impresso disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

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Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte às crianças quais as características que tornam sua família a mais diferente e especial. A percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Para você saber mais:

Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.

https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 27 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a imagem da capa do O grande e maravilhoso livro das famílias

Autor(a): Mary Hoffman Imagens: Ros Asquith.

Este livro faz parte do Acervo 2 de obras complementares para o 1º ano do Ensino Fundamental e foi enviado para as escolas públicas de todo o Brasil pelo MEC (PNAIC), portanto, nestas escolas é possível utilizar este exemplar.

Caso sua escola não possua este título, é possível realizar a mesma proposta a partir do Livro da Família, de Todd Parr, disponível em vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=FbeqDMCcOJg (Acesso em 27 de março de 2019).

A partir do que as crianças observarem na capa, levante com a turma as hipóteses sobre o que será tratado no livro. “O que é uma família para você?”, “Como é a sua família?”, “Em sua opinião, por que o nome deste livro é O grande e maravilhoso livro das famílias?” são questões que você pode fazer para ativar os conhecimentos sobre o tema.

Faça o registro destas hipóteses no quadro ou num cartaz.

Fonte da imagem: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12696-acervoscomplementares-2013-site-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 página 74

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Faça a leitura de “O grande e maravilhoso livro das famílias”. A obra inicia apresentando uma família convencional e depois vai elencando aspectos da diversidade existente entre as famílias, como questões culturais, religiosas, econômicas, étnicas e sociais das famílias contemporâneas. No final, propõe um modelo de árvore genealógica.

Como a estrutura textual não constitui uma narrativa e sim uma apresentação das famílias, sugere-se que o professor, à medida que lê, vá explorando as imagens e conversando com as crianças.

Os próprios modelos de família que são apresentados no livro estimulam a identificação das crianças com o tema tratado, levando-as a refletir sobre a própria história e os vários tipos de cotidiano existentes, percebendo as diferenças como algo constituinte dos grupos e pessoas.

Para estimular estas reflexões, proponha os seguintes questionamentos:

  • De qual trecho você mais gostou e por quê?
  • Quais as partes que você achou mais engraçada e por quê?
  • Que trecho o intrigou mais e por quê?
  • Quais aspectos de sua família lhe vieram à cabeça durante a leitura?
  • Que imagens mais lhe chamaram a atenção?
  • Quem faz parte de sua família?
  • Sua família é grande ou pequena?
  • Em que tipo de casa vive sua família?
  • Em sua família, todos foram ou vão para a escola?
  • Em sua família, todos trabalham?
  • As pessoas de sua família gostam de fazer as mesmas coisas ou coisas diferentes?
  • Para onde sua família costuma ir durante as férias?
  • Como são as refeições em sua casa? Quem as prepara? Onde compram os alimentos?
  • Você tem animais de estimação? Você os considera parte de sua família?
  • Há festas e celebrações em sua casa? Como são essas comemorações?
  • Como sua família faz para ir de um lugar à outro na cidade?
  • Como vocês compartilham os sentimentos alegres e tristes?

Esta também é uma boa oportunidade para estimular as crianças a ouvir com atenção, intervir, formular e responder a perguntas, manifestar opiniões e acolher as dos outros.

Ao final, retome as hipóteses iniciais anotadas a partir da capa no quadro ou cartaz, leia para a turma e avaliem coletivamente se foram confirmadas ou não, fazendo a adequação deste registro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Releia com as crianças o trecho final do livro e proponha que façam um desenho considerando a pergunta da autora. As crianças farão um registro pictórico de como percebem que estão suas famílias atualmente, considerando os aspectos abordados no livro, como grandes, pequenas, se vivem perto ou longe, com pai e mãe, etc., e também outros aspectos que observarem na sua família.

Com estes registros, organize uma coletânea em forma de álbum do “Nosso grande e maravilhoso livro das famílias”, uma releitura do livro com os contextos familiares reais da turma que posteriormente, podem ser levados para casa, seguindo a lista em ordem alfabética das crianças, permitindo que as famílias conheçam as famílias da turma.

Para a realização do desenho, disponibilize o impresso disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf

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