16127
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cada um na família tem seu papel

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Cada um na família tem seu papel

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI06, de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão que as pessoas que compõem as famílias podem ter diferentes papéis a depender da configuração de cada uma, por exemplo: em uma dada família é possível que diferentes sujeitos organizam a casa e contribuam para a educação das crianças, não somente a mãe; em outros casos a figura feminina pode ser a única pessoa que traz renda para a casa; e em outra ainda pode ser alguém que gerencia a casa delegando funções a terceiros, assim como também pode ser função masculina. Eles ainda precisam perceber que algumas famílias, por exemplo, podem ser chefiadas por uma avó, uma tia, a madrasta ou o pai.

Materiais necessários: Imagens de pessoas que podem compor a família, cola branca, tesoura sem ponta, cartolina ou papel kraft (madeira ou pardo), canetas hidrográficas, lápis grafite e fita adesiva.

Material complementar: Você poderá pesquisar imagens de membros familiares que representam sua realidade, ou utilizar um arquivo com imagens produzido para a atividade de Contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre os conceitos de família patriarcal, nuclear e atual você poderá ler este artigo. Fonte: “Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações”, de Roosenberg Rodrigues Alves, disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_RoosembergAlves.pdf. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a relevância de compreender o objetivo da aula e qual a importância dele para a aprendizagem.

O importante é que as crianças percebam que as famílias são formadas por pessoas diferentes que têm papéis e funções diferentes a depender da constituição de cada uma.

Para você saber mais: Existe uma técnica chamada “Deixe-claro” que consiste em explicitar para o aluno qual o objetivo da aula, fazendo-o compreender a qual ponto eles devem chegar. Para saber mais sobre esta técnica você poderá assistir a este vídeo. Fonte: “Deixe claro”, disponível em: http://youtu.be/4u-Jn9WFc4w . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Exibir imagens impressas dos diversos sujeitos que podem compor uma família: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, sujeitos de diferentes gêneros, etnias e classes sociais. Você poderá utilizar as imagens que constam neste arquivo, imprimindo-as, ou ainda poderá selecionar imagens em livros ou revistas que tenha disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf

Debater com as crianças qual papel cada sujeito desempenha na família: pai, mãe, irmãos, tios, avós, primos, padrasto, madrasta, amigos que moram junto, dentre outros papéis que podem surgir ao longo do debate, buscando estabelecer o que cada um faz na família:

  • Quem exerce o papel de mãe nas famílias?
  • Todas as famílias têm mãe?
  • Quem fica em casa cuidando dos filhos?
  • Em todas as famílias os avós moram próximo ou na mesma casa?
  • Todas as famílias têm a mesma quantidade de integrantes?
  • Os integrantes das famílias exercem papéis semelhantes em famílias diferentes?
  • É sempre o pai quem trabalha fora e traz dinheiro para a família?
  • Todos têm irmãos?
  • E demais perguntas que possam promover um debate que leve as crianças a refletir sobre a diversidade de famílias existentes e que estas famílias possuem membros diferentes ou que exercem papéis diferentes. O importante é que o debate transcorra de forma tal a evitar o reforço de estereótipos e preconceitos. Esteja preparado para intervir caso surja alguma declaração inadequada.

Como adequar à sua realidade: Caso este plano seja aplicado em comunidades com especificidades regionais, sinta-se livre para escolher imagens que representem o contexto familiar dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos.

Orientações: Montar um painel com as figuras da atividade de Contextualização e elencar com as crianças quais papéis o sujeito representado pela figura pode exercer nas diferentes famílias.

  • A mulher faz as mesmas coisas em todas as famílias?
  • E os idosos, quais papéis eles podem exercer na família?
  • Quais são as responsabilidades das crianças na família?
  • Todas as famílias são formadas pelas mesmas pessoas?
  • Aqui, você deverá ter a sensibilidade para levantar questões que gerem o debate entre as crianças, mas que não causem mal-estar em nenhuma delas.
  • As crianças podem escrever no painel; ou o professor pode atuar como escriba. Por exemplo: abaixo da figura da criança pode-se escrever - filho(a), primo(a), sobrinho(a), irmão(a) etc. uma vez que estes são papéis que uma criança pode assumir na família, além das funções que ela pode exercer na comunidade: aluno, catequizando, praticante de karatê/capoeira/natação etc. Abaixo da figura da mulher as crianças podem escrever mãe, tia, madrasta, madrinha; como possíveis papéis que uma mulher pode ter na família; além de professora, dona de casa, médica, agente de saúde entre outras funções que ela pode exercer na sociedade. E assim deverá ser feito com as outras imagens que representam pessoas da família.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Solicitar que as crianças façam a leitura do cartaz, enquanto isso faça intervenções mostrando que um mesmo sujeito pode desempenhar vários papéis a depender da família em que está inserido e que existem muitas configurações de família, tomando cuidado para não reforçar estereótipos de famílias ideais ou perfeitas, trabalhando o sentido da diversidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI06, de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão que as pessoas que compõem as famílias podem ter diferentes papéis a depender da configuração de cada uma, por exemplo: em uma dada família é possível que diferentes sujeitos organizam a casa e contribuam para a educação das crianças, não somente a mãe; em outros casos a figura feminina pode ser a única pessoa que traz renda para a casa; e em outra ainda pode ser alguém que gerencia a casa delegando funções a terceiros, assim como também pode ser função masculina. Eles ainda precisam perceber que algumas famílias, por exemplo, podem ser chefiadas por uma avó, uma tia, a madrasta ou o pai.

Materiais necessários: Imagens de pessoas que podem compor a família, cola branca, tesoura sem ponta, cartolina ou papel kraft (madeira ou pardo), canetas hidrográficas, lápis grafite e fita adesiva.

Material complementar: Você poderá pesquisar imagens de membros familiares que representam sua realidade, ou utilizar um arquivo com imagens produzido para a atividade de Contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre os conceitos de família patriarcal, nuclear e atual você poderá ler este artigo. Fonte: “Família patriarcal e nuclear: conceito, características e transformações”, de Roosenberg Rodrigues Alves, disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_RoosembergAlves.pdf. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a relevância de compreender o objetivo da aula e qual a importância dele para a aprendizagem.

O importante é que as crianças percebam que as famílias são formadas por pessoas diferentes que têm papéis e funções diferentes a depender da constituição de cada uma.

Para você saber mais: Existe uma técnica chamada “Deixe-claro” que consiste em explicitar para o aluno qual o objetivo da aula, fazendo-o compreender a qual ponto eles devem chegar. Para saber mais sobre esta técnica você poderá assistir a este vídeo. Fonte: “Deixe claro”, disponível em: http://youtu.be/4u-Jn9WFc4w . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Exibir imagens impressas dos diversos sujeitos que podem compor uma família: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, sujeitos de diferentes gêneros, etnias e classes sociais. Você poderá utilizar as imagens que constam neste arquivo, imprimindo-as, ou ainda poderá selecionar imagens em livros ou revistas que tenha disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5BzADtTXr3RMH9gbMfwm5EWDXb9rnHe3VJcGgV6UpxS84UnXwtXgj8muzZe/imagens-para-a-atividade-de-contextualizacao.pdf

Debater com as crianças qual papel cada sujeito desempenha na família: pai, mãe, irmãos, tios, avós, primos, padrasto, madrasta, amigos que moram junto, dentre outros papéis que podem surgir ao longo do debate, buscando estabelecer o que cada um faz na família:

  • Quem exerce o papel de mãe nas famílias?
  • Todas as famílias têm mãe?
  • Quem fica em casa cuidando dos filhos?
  • Em todas as famílias os avós moram próximo ou na mesma casa?
  • Todas as famílias têm a mesma quantidade de integrantes?
  • Os integrantes das famílias exercem papéis semelhantes em famílias diferentes?
  • É sempre o pai quem trabalha fora e traz dinheiro para a família?
  • Todos têm irmãos?
  • E demais perguntas que possam promover um debate que leve as crianças a refletir sobre a diversidade de famílias existentes e que estas famílias possuem membros diferentes ou que exercem papéis diferentes. O importante é que o debate transcorra de forma tal a evitar o reforço de estereótipos e preconceitos. Esteja preparado para intervir caso surja alguma declaração inadequada.

Como adequar à sua realidade: Caso este plano seja aplicado em comunidades com especificidades regionais, sinta-se livre para escolher imagens que representem o contexto familiar dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos.

Orientações: Montar um painel com as figuras da atividade de Contextualização e elencar com as crianças quais papéis o sujeito representado pela figura pode exercer nas diferentes famílias.

  • A mulher faz as mesmas coisas em todas as famílias?
  • E os idosos, quais papéis eles podem exercer na família?
  • Quais são as responsabilidades das crianças na família?
  • Todas as famílias são formadas pelas mesmas pessoas?
  • Aqui, você deverá ter a sensibilidade para levantar questões que gerem o debate entre as crianças, mas que não causem mal-estar em nenhuma delas.
  • As crianças podem escrever no painel; ou o professor pode atuar como escriba. Por exemplo: abaixo da figura da criança pode-se escrever - filho(a), primo(a), sobrinho(a), irmão(a) etc. uma vez que estes são papéis que uma criança pode assumir na família, além das funções que ela pode exercer na comunidade: aluno, catequizando, praticante de karatê/capoeira/natação etc. Abaixo da figura da mulher as crianças podem escrever mãe, tia, madrasta, madrinha; como possíveis papéis que uma mulher pode ter na família; além de professora, dona de casa, médica, agente de saúde entre outras funções que ela pode exercer na sociedade. E assim deverá ser feito com as outras imagens que representam pessoas da família.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Solicitar que as crianças façam a leitura do cartaz, enquanto isso faça intervenções mostrando que um mesmo sujeito pode desempenhar vários papéis a depender da família em que está inserido e que existem muitas configurações de família, tomando cuidado para não reforçar estereótipos de famílias ideais ou perfeitas, trabalhando o sentido da diversidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano