MEU ÁLBUM DE FAMÍLIA
Plano de Aula
Plano de aula: Minha família e nossa história.
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
É necessário compreender que neste momento os alunos são convidados a se perceber pertencentes a uma família e a uma comunidade que passam por mudanças no decorrer do tempo.
Materiais necessários: Fotografias dos familiares das crianças quando pequenos; folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos; além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Como a proposta do plano é construir através de desenhos um álbum de família, traga para a aula seu álbum de família para que as crianças possam visualizar o que é um álbum de família, uma vez que na atualidade fotos impressas estão se tornando cada vez mais raras.
Material complementar: Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 19 de dezembro de 2018.
- Como trabalhar o tema família. Fonte: Vídeo aborda maneiras de tratar o tema família em sala de aula, disponível em: https://www.sinesp.org.br/index.php/videos/51-videos/5337-video-aborda-a-maneiras-de-tratar-o-tema-familia-em-sala-de-aula . Acesso em 19 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
O importante nesta etapa é que as crianças percebam que a fotografia é uma fonte histórica importante para observar a passagem do tempo.
Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consulte os seguintes textos.
Fonte: “Fotografia como Fonte Histórica para o Ensino de História: Uma Proposta para Intervenção nos Anos Iniciais” de Iris Priscila Lins de Andrade, Ana Paula de Siqueira Souza, Hannah Caroline Souza Barros e Danielle da Silva Ferreira, disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0623-1.pdf . Acesso em 19 de dezembro de 2018.
Fonte:”Usos e Funções da Fotografia Pública no Conhecimento Histórico Escolar” de Ana Maria Mauad, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v19n47/2236-3459-heduc-19-47-00081.pdf. Acesso em 19 de dezembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Solicite com antecedência que as crianças tragam fotografias de seus pais e/ou familiares de convivência quando crianças. Inicie a aula propondo uma roda de conversa onde as crianças deverão descrever a fotografia que trouxeram. Para auxiliar o debate, instigue-os com algumas perguntas:
- Quem é esta pessoa que está na fotografia?
- O que mais chamou sua atenção nesta fotografia?
- A pessoa da fotografia continua assim ou está diferente?
- O que está diferente nesta pessoa?
- Você conhece o lugar onde esta foto foi feita?
- Em que este lugar se parece com os lugares onde você frequenta hoje?
- O que este lugar tem de diferente?
- Você conhece alguma história desta pessoa que está na foto? Gostaria de contar para a turma?
- Você conhece a origem de sua família? Conte-nos um pouco sobre essa origem.
Como adequar à sua realidade: Se possível faça um levantamento de fotografias sobre a comunidade onde os familiares da turma apareçam e procure conhecer o nome dos principais pontos da comunidade para ampliar o debate. Pode ser que familiares das crianças sejam figuras conhecidas da comunidade ( pode haver dentre os familiares o dono da padaria, ou o agente de endemias por exemplo, pessoas que as outras crianças da turma possam conhecer). Essas características sobre pessoas da comunidade podem auxiliar na construção da história da família.
Essas fotografias e fatos poderão ser pesquisados em perfis públicos do município e/ou de associações comunitárias. Outra forma de conseguir fotografias e dados sobre a comunidade pode ser em jornais ou informativos do bairro (caso existam); ou no próprio acervo da escola, sobre momentos em que esta realiza atividades com a comunidade (passeatas, passeios, desfiles cívicos, dentre outra atividades).
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Proponha a seguinte atividade para a turma: “Vamos fazer um álbum de família?” Solicite que as crianças façam um desenho de outra pessoa que mora como elas em sua família quando estes ainda eram crianças (este desenho será feito à luz da fotografia utilizada na atividade de contextualização). Instigue-os a colocar no desenho detalhes que mostram que este desenho retrata um tempo que já passou:
- Como era o local onde esta pessoa morava (havia muitos carros, prédios, árvores; haviam animais nas ruas, quais? etc.).
- Pelo o que você conhece da história de sua família, como era esta outra pessoa quando criança?
- Como será que eram as roupas quando esta pessoa era pequena?
- O importante é que você auxilie as crianças neste exercício memorialístico para que elas representem através do desenho uma pessoa de sua família com alguns elementos que permitam perceber a passagem do tempo.
- Complemente a atividade solicitando que os alunos façam um desenho deles no lugar onde mais gostam de ficar na comunidade.
- Não se esqueça de pedir um desenho da família toda.
- Solicite que as crianças escrevam legendas nos desenhos, caso ainda não dominem a escrita, você poderá atuar como escriba, por exemplo: meu pai, minha mãe, minha tia, etc, quando criança ( para o primeiro desenho; eu na escola, na praça, no campinho etc. (para o segundo desenho); e minha família (para o último desenho).
- Para isso você poderá utilizar folhas em branco ou o modelo em anexo.
Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha trago seu álbum de família, utilize este momento para mostrá-lo à turma, fazendo descrições das fotografias. Isto poderá auxiliá-los com elementos para compor seus desenhos. Além disso, é possível produzir um álbum junto com as crianças ou fazê-lo previamente para que as crianças tenham noção do resultado.
Para você saber mais: A história da família da criança é um assunto que precisa ser estudado, pois a família é o primeiro grupo de convívio que a criança tem contato, logo para ela este é o primeiro referencial sócio-cultural.
Caso deseje se aprofundar na temática da família, leia o livro "História Social da Criança e da Família" de Philippe Aries.
Há também um vídeo sobre a produção da árvore genealógica pelas crianças. Fonte: “A Família e a Árvore Genealógica - Vídeos educativos para crianças”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o7ezVBaQBmM . Acesso em 19 de dezembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Solicite que as crianças exponham suas produções para a turma explicando como representaram seus familiares no desenho.
- A partir destes desenhos conte um pouco da história de sua família para os colegas.
- Faça observações a fim de enriquecer o debate:
- Quais as diferenças que vimos nas famílias entre os colegas?
- Quais as semelhanças?
- As histórias de cada família são todas iguais?
- E os lugares onde cada família vive, são todos iguais?
- Quais as diferenças?
O importante nesse momento é que as crianças percebam que cada família tem uma história diferente e que neste aspecto não existem histórias mais importantes do que as outras, que não há um modelo ideal de família a seguir. Ao final do debate as crianças precisam compreender que há uma diversidade de famílias e que cada uma merece respeito por ser especial e única para seus membros.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube.
Contexto
O objetivo deste plano é conhecer a história das famílias a partir de fotografias antigas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. De acordo com sua realidade e a de seus alunos, é possível também organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento no Google Meet (veja como criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Peça que os estudantes selecionem uma fotografia antiga da família. Por áudio ou vídeo, peça a eles que façam um vídeo curto, máximo 01 minuto de duração, respondendo algumas das perguntas abaixo:
- Quem são as pessoas na fotografia?
- As pessoas da fotografia continuam iguais ou estão diferente?
- O que está diferente nesta pessoa?
- Você conhece o lugar onde esta foto foi feita?
- Em que este lugar se parece com os lugares onde você frequenta hoje?
- O que este lugar tem de diferente?
- Você conhece alguma história desta pessoa que está na foto? Gostaria de contar para a turma?
- Você conhece a origem de sua família? Conte-nos um pouco sobre essa origem.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Por arquivo de áudio, envie as seguintes questões:
- Quem pode ter produzido o objeto retratado?
- Quando este objeto pode ter sido produzido?
- Onde este objeto pode ter sido produzido?
- Por que este objeto foi produzido? Para que pode ter servido?
Peça que os estudantes gravem arquivo de áudio de cerca de um minuto respondendo a essas questões. Também é possível realizar essa etapa por meio de uma roda de conversa usando aplicativos de videochamada, como o Google Meet.
Sistematização
Envie arquivo de áudio pedindo que os estudantes escolham um brinquedo de sua preferência. Com o brinquedo escolhido, solicite que gravem um vídeo de 1 minuto, mostrando o brinquedo e respondendo a seguinte questão: "O que este brinquedo tem a ver comigo e com a minha história?". Analise as respostas e dê retorno aos estudantes via vídeo ou áudio, orientando para que o brinquedo seja visto como uma fonte história que diz sobre uma parte da nossa vida.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc. Outras opções são:
“Tudo é família": https://www.youtube.com/watch?v=ME7TYpoE_RY;
“Somos iguais mesmo sendo diferentes”: https://www.youtube.com/watch?v=g5Vj9Hr6wtc;
“Quintal da Cultura - minha família”: https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js;
“Mundo BIta - Minha família”: https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w;
“As famílias do mundinho”: https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8&t=76s;
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Família; Comunidade; História da família; Álbum de família; Constituição familiar; Fotografias antigas.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA