Plano de aula: Minha família e nossa história.

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

É necessário compreender que neste momento os alunos são convidados a se perceber pertencentes a uma família e a uma comunidade que passam por mudanças no decorrer do tempo.

Materiais necessários: Fotografias dos familiares das crianças quando pequenos; folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos; além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Como a proposta do plano é construir através de desenhos um álbum de família, traga para a aula seu álbum de família para que as crianças possam visualizar o que é um álbum de família, uma vez que na atualidade fotos impressas estão se tornando cada vez mais raras.

Material complementar: Modelo para álbum de família: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nW7MYPpHAWuCUE5TKaESnrWu88jzuucs8SpQar8vkAQpVjPAYUzdmE7jK49c/his1-06und01-meu-album-de-familia.pdf

Para você saber mais:

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante nesta etapa é que as crianças percebam que a fotografia é uma fonte histórica importante para observar a passagem do tempo.

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, consulte os seguintes textos.

Fonte: “Fotografia como Fonte Histórica para o Ensino de História: Uma Proposta para Intervenção nos Anos Iniciais” de Iris Priscila Lins de Andrade, Ana Paula de Siqueira Souza, Hannah Caroline Souza Barros e Danielle da Silva Ferreira, disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0623-1.pdf . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Fonte:”Usos e Funções da Fotografia Pública no Conhecimento Histórico Escolar” de Ana Maria Mauad, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v19n47/2236-3459-heduc-19-47-00081.pdf. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA