Plano de Aula

Plano de aula: Cada um na família tem sua responsabilidade

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão através da vivência simbólica em sala que na família existem diferentes papéis que são desempenhados por diferentes sujeitos.

Materiais necessários: Vídeo da Turma da Mônica sobre brincadeira de casinha, aparelho para reprodução do vídeo (televisão, aparelho de DVD ou projetor), objetos para brincadeira de casinha, folhas de papel A4 ou caderno de desenho, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas e fita adesiva.

Materiais complementares: Vídeo para a atividade de contextualização.

Brincando de Casinha|Turma da Mônica. 2014. Disponível em:< https://youtu.be/deIRZNVC3X8>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Imagens para a contação de história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UnMbWRxyESWaarnYSTna7XnsuxZXgTVuzxDSBwyb5BYk76aRyN4BPc4M7veh/his1-06und03-imagens-para-contacao-de-historia.pdf

Para saber mais: Sobre o ensino de história, de acordo com a BNCC, você poderá fazer o download do e-book:

BNCC na prática: tudo que você precisa saber sobre História. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/123/historia-e-a-bncc-faca-o-download-do-livro-digital. Acesso em: 18 dez. 2018.

Sobre o uso de fontes históricas de forma crítica:

VEROTT, Daniele Talamoni Araújo. A leitura crítica de fontes históricas. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas>. Acesso em: 19 dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a importância dele para a aula. É interessante que a criança compreenda que se pretende com esta aula ajudá-la a refletir sobre os papéis familiares através da brincadeira, mas que esta não será espontânea e sim dirigida.

Para você saber mais: Compartilhar com a turma o objetivo da aula contribui para que as crianças possam organizar mentalmente sua aprendizagem, pois ao tomar conhecimento do conteúdo da aula e dos objetivos que espera-se que ela alcance sua atenção agora terá um foco. Existem técnicas para ajudá-lo neste momento e você poderá vê-las no vídeo abaixo.

Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Fundação Lemann, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo>. Acesso em: 19 dez. 2018.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados