Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: A escola de antigamente
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças conheçam a partir de imagens escolas do passado (recente e antigo) e teçam comparações com a escola atual, representando suas observações através do desenho.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula visualizaram imagens de escolas antigas e farão comparações entre as escolas da atualidade e do passado.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima a imagem a obra de arte do pintor renascentista Rafael intitulada “Escola de Atenas”. Questione a fonte com as crianças:
- O que mais chamou a sua atenção na obra?
- De que se trata essa imagem?
- Há pessoas estudando?
- Há alguma coisa parecida entre nossa escola e a escola representada no quadro?
- Há diferenças entre nossa escola e a escola representada no quadro? Quais?
- Como eram os alunos no quadro?
- E hoje, como são os alunos que frequentam nossa escola?
- Será que a família de vocês estudou em uma escola parecida com a do quadro, ou era mais parecida com a escola que vocês estudam hoje?
- Após o questionamento desta fonte faz-se necessário relatar brevemente detalhes sobre esta obra de arte para que as crianças percebam que se trata de uma fonte histórica e um tempo muito, muito antigo.
É importante entender que essa obra é um exemplo do conhecimento clássico humanista que estabelece um diálogo com a realidade do período histórico e do período imediatamente anterior, independente de ser de rompimento, contestação ou concordância. A Arte é sempre representação de um tempo, de relações políticas, sociais, religiosas e culturais.
Para você saber mais: (Informações sobre a obra. Fonte: POMBO, OLga. Academia. A Escola de Atenas vista por Rafael. Lisboa. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/escola_atenas.htm . Acesso em 07 de março de 2019.
Khan Academy Brasil. A Escola de Atenas. https://www.youtube.com/watch?v=SUzHJTD9ODA. Acesso em 17 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Projete ou imprima a fotografia e converse com as crianças sobre a escola que aparece nela:
- E sobre esta sala de aula que aparece na fotografia, ela é antiga ou atual?
- A "Escola de Atenas" e a escola desta imagem são do mesmo tempo?
- Ela é tão antiga com a escola que conhecemos no quadro?
- Quais são as semelhanças entre a escola representada no quadro e esta da fotografia?
- E quais são as diferenças?
- Como podemos perceber que elas são de tempos diferentes?
- Agora entre a escola da fotografia e a nossa escola: algo permanece igual? O que?
- Algo mudou?
- Quais pessoas estudavam nesta escola da fotografia?
- Você já viu alguma escola semelhante a esta da imagem deste slide?
- Divida a turma em duplas e solicite que uma das crianças desenhe a escola atual e a outra faça a releitura da obra de arte.
- Promova algumas questões para nortear a produção das crianças:
- Observem nossa sala de aula e façam um desenho que a represente. Não se esqueçam de desenhar os detalhes que fazem a diferença, como as cores dos objetos e seus formatos. Percebam as diferenças entre nossas carteiras e as carteiras da fotografia, por exemplo, e de como as pessoas estudavam na "Escola de Atenas".
- Reproduzam da forma como vocês conseguirem a obra de arte do pintor Rafael. Observem: existiam carteiras naquela imagem? Onde os estudantes estão sentados? Existem mulheres ou crianças na cena representada? Quais outros detalhes chamam a sua atenção? Não se esqueçam de representá-los.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Exponha os trabalhos solicitando que cada dupla apresente sua produção oralmente. Durante este momento siga debatendo com elas sobre as características de uma escola do passado em contraste com uma escola do presente.
- Hoje vimos três tipos de escolas diferentes: uma que pode ser a representação de um tempo muito muito antigo - a que está na pintura produzida por Rafael; outra que pode ser a representação de um tempo um pouco antigo - que está na fotografia, e que talvez seus pais ou seus avós tenham estudado nela; e por último analisamos nossa escola que é atual. O que mais chamou a atenção de vocês nesta atividade?
- O que havia na escola muito muito antiga que era diferente da atual?
- Há alguma semelhança entre a escola do quadro e a escola que vocês estudam?
- Será que todo mundo podia estudar na escola representada no quadro?
- E na escola de hoje em dia, todos podem estudar?
- O que será que as pessoas estudavam nesta escola do quadro?
- Haviam crianças estudando nela?
- Meninos e meninas estudavam juntos?
- Vocês gostariam de estudar em uma escola parecida com a do quadro? Por quê?
- E sobre a escola que está na fotografia, o que permanece igual hoje em dia?
- O que mudou na escola da fotografia em relação a nossa escola?
- O importante é que as crianças analisem a estruturação dos espaços de aprender, nesse caso a escola - enquanto instituição - ao longo do tempo, desde uma escola totalmente diferente ao modelo ao qual elas estão acostumadas, até o modelo que lhes parece familiar, percebendo assim as mudanças de perspectiva e a passagem do tempo desde a antiguidade até os dias atuais de forma sutil.
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND10
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é comparar imagens de escolas em diferentes tempos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui) e, via arquivo de áudio, envie algumas questões que irão orientar a análise da obra:
- De que se trata essa imagem?
- Há alguma coisa parecida entre a nossa escola e a escola representada na obra?
- Há diferenças entre a nossa escola e a escola representada no quadro? Quais?
- Será que a família de vocês estudou em uma escola parecida com a do quadro, ou era mais parecida com a escola que vocês estudam hoje?
Após os questionamentos da obra de arte, detalhe brevemente detalhes sobre ela para que as crianças percebam que se trata de uma produção artística e, assim, pode ser lida como fonte histórica. Solicite que os estudantes enviem as suas impressões a respeito da obra de arte.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui), ou mande um print da imagem. Envie por áudio, ou vídeo, as seguintes questões:
- E sobre esta sala de aula que aparece na fotografia, ela é antiga ou atual?
- A "Escola de Atenas" e a escola desta imagem são do mesmo tempo?
- Quais são as semelhanças entre a escola representada no quadro e esta da fotografia?
- Como podemos perceber que elas são de tempos diferentes?
- Agora, entre a escola da fotografia e a nossa escola, algo permanece igual? Se sim, o quê?
Solicite que os estudantes respondam as questões via arquivo de áudio de, no máximo, 01 minuto. Produza as reflexões que o plano orienta, como análise das respostas dos estudantes.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que, se possível, os estudantes imprimam e respondam o arquivo ou que respondam no caderno. Dê um tempo para que os alunos possam responder. É possível, ainda, caso os mesmos não sejam alfabetizados, que eles compartilhem áudios com as respostas ou gravem vídeos. Analise as respostas e grave um áudio ou vídeo para garantir um retorno para a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Escola; Escola antiga; Escola atual; Fontes visuais; Obra de arte; Fotografia.