Plano de Aula
Plano de aula: MEMÓRIAS DE ESTUDANTE
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças realizem uma entrevista com ex-alunos da escola, produzindo relatos e experiência destas pessoas e os comparem com as suas vivências atuais como alunos.
É importante que você busque previamente alguns ex-alunos da escola que poderiam fazer uma visita e compartilhar algumas histórias do tempo que estudaram na instituição. Se possível, que já sejam adultos ou jovens para possibilitar às crianças um maior recorte temporal.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Para você saber mais: Sobre o uso e tendências da história oral. Fonte: FERREIRA, M.M; FERNANDES, T.M. & ALBERTI, V. (orgs) História Oral: desafios para o século XXI. Capítulo 2. Avaliações e tendências da história oral Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz e Fundação Getúlio Vargas, 2000. Disponível em http://books.scielo.org/id/2k2mb . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Sobre a relevância do uso de fontes orais em detrimento a hegemonia das fontes escritas. Fonte: Garnica, A. V. M. O escrito e o oral: uma discussão inicial sobre os métodos da História. Ciência & Educação (Bauru - São Paulo), 1998, 5(1), 27-35. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000100004 . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula realizarão uma entrevista com ex-alunos da escola a fim de conhecer, a partir de relatos de experiência, um pouco mais sobre a história da escola.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Em roda de conversa, resgate as memórias das crianças da turma referentes às suas experiências na escola:
- Quem estuda aqui desde a Educação Infantil (caso haja na escola)? ou Como era a escola quando vocês estavam na Educação Infantil?
- O que vocês mais gostavam?
- O que vocês não gostavam?
- O que está diferente agora, no 1º ano em relação a Educação Infantil?
- Existe alguma coisa que vocês acham semelhante? O quê?
- Quais práticas / atividades da Educação Infantil permaneceram iguais ou parecidas no 1º ano?
- Quais práticas / atividades da Educação Infantil passaram por mudanças no 1º ano?
- Após este breve resgate que poderá incluir outras perguntas que você julgar necessárias, solicite que cada criança expresse através do desenho alguns pontos da conversa:
- Agora vamos fazer uma desenho de como éramos na Educação Infantil e como estamos agora. Não se esqueçam dos detalhes: o uniforme / farda de vocês mudou? Vocês estão exatamente iguais, ou mudaram algumas coisas?
Enfim a ideia é que se registre a memória escolar deles sob a forma de desenho.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Elabore com as crianças um roteiro que guiará a fala dos ex-alunos convidados, com as seguintes perguntas:
- Há quanto tempo você estudou nesta escola?
- O que você mais gostava de fazer quando estudava aqui?
- Você sente saudades de algo que você costumava fazer? Ou de alguém que você não tem mais contato? Poderia nos contar a respeito?
- Você estudou nesta escola por quanto tempo?
- Existe algum professor(a) que te marcou positivamente? Por quê?
- E quanto aos outros profissionais da escola, existe algum que você se lembre com carinho?
- Você teria alguma história curiosa que aconteceu com você ou na escola enquanto você estudava aqui? Você poderia partilhar conosco?
O tempo da atividade foi estipulado para que aproximadamente três convidados pudessem falar. Sinta-se à vontade para mexer com o tempo a fim de contemplar a quantidade de convidados que você selecionou.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em equipes (uma para cada visitante convidado). Oriente-as para que façam o registro das informações do convidado e que mais chamaram a atenção deles. Este registro poderá conter desenhos, palavras e pequenas frases a depender do nível de sua turma.
A proposta é que ao final desta atividade tenha-se uma espécie de álbum de recordação / memorial da escola. Junte a este memorial as produções das crianças realizadas durante a atividade de sistematização. Este memorial poderá ficar exposto em local de circulação da escola para que outras crianças, pais e funcionários possam apreciar a produção da turma. Não se esqueça de convidar os ex-alunos participantes da atividade de problematização para conhecer o trabalho pronto.
Durante a produção das crianças, alguns questionamentos podem nortear o trabalho:
- O que vocês mais gostaram na história do ex-aluno “X”?
- Como será que ele era? Será que ele era parecido com vocês?
- Ele usava uniforme / farda?
- Como será que era a sala onde ele estudou?
- Vocês se lembram do que ele disse que gostava mais quando era estudante? Vamos desenhar este momento?
- Escrevam o nome do convidado no desenho para que todos saibam quem é esta pessoa representada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND09
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é resgatar a memória da escola através de ex-alunos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Via arquivo de áudio, envie para os estudantes as seguintes questões:
- Quem estuda nesta escola desde a Educação Infantil? Ou, como era a escola quando vocês estavam na Educação Infantil?
- O que vocês mais gostavam?
- O que vocês não gostavam?
- O que está diferente agora, no 1º ano, em relação a Educação Infantil?
Solicite que eles respondam as questões via áudio. Peça que eles façam um desenho de como era a Educação Infantil, como eram os uniformes, cadernos, elementos que apontem mudanças e permanências. Peça que fotografem ou monte um mural no Padlet (veja como fazer um Padlet).
Problematização
Providencie vídeos com depoimentos de ex-alunos da escola. Solicite que eles respondam às questões postas no plano. Por áudio, informe aos estudantes que você realizou uma entrevista, sendo ela é uma ferramenta de coleta de informações históricas. Envie os vídeos para os estudantes e peça que visualizem e analisem os relatos.
Sistematização
Você irá produzir um Podcast (veja aqui como fazer). Peça, por áudio, que os alunos escolham o que mais chamou a atenção no relato dos ex-alunos, e gravem um áudio de, no máximo, 30 segundos. Selecione as partes mais interessantes que os alunos escolheram e grave um Podcast. Depois, compartilhe com os estudantes e com a própria escola, a fim de conhecerem um pouco mais das suas histórias.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças os vídeos “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Pesquisa; Escola; Alunos; Relatos de experiência; Memórias de estudantes; Memorial.