Plano de Aula
Plano de aula: MEMÓRIAS DE ESTUDANTE
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças realizem uma entrevista com ex-alunos da escola, produzindo relatos e experiência destas pessoas e os comparem com as suas vivências atuais como alunos.
É importante que você busque previamente alguns ex-alunos da escola que poderiam fazer uma visita e compartilhar algumas histórias do tempo que estudaram na instituição. Se possível, que já sejam adultos ou jovens para possibilitar às crianças um maior recorte temporal.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Para você saber mais: Sobre o uso e tendências da história oral. Fonte: FERREIRA, M.M; FERNANDES, T.M. & ALBERTI, V. (orgs) História Oral: desafios para o século XXI. Capítulo 2. Avaliações e tendências da história oral Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz e Fundação Getúlio Vargas, 2000. Disponível em http://books.scielo.org/id/2k2mb . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
- Sobre a relevância do uso de fontes orais em detrimento a hegemonia das fontes escritas. Fonte: Garnica, A. V. M. O escrito e o oral: uma discussão inicial sobre os métodos da História. Ciência & Educação (Bauru - São Paulo), 1998, 5(1), 27-35. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000100004 . Acesso em 27 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula realizarão uma entrevista com ex-alunos da escola a fim de conhecer, a partir de relatos de experiência, um pouco mais sobre a história da escola.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA