Plano de Aula

Plano de aula: A escola que eu quero

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo deste plano as crianças são chamadas a analisar a escola em que estudam apontando seus pontos positivos e algumas questões que necessitam de melhoria, mas que podem ser facilmente realizadas pelos sujeitos que compõem a escola (núcleo gestor, professores, funcionários ou estudantes).

Materiais necessários: Cartolina ou papel madeira, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante neste momento é a criança perceber que sua opinião sobre o espaço que ocupa e a instituição que frequenta são ouvidas e levadas em conta.

Para você saber mais: Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados