Plano de Aula

Plano de aula: O papel da criança na família e na comunidade

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos são convidados a refletir sobre o papel da criança na família e na comunidade a partir do debate sobre o trabalho infantil.

Materiais necessários: Vídeo da música “Criança não trabalha” do Grupo Palavra Cantada. Aparelhos para a reprodução de vídeo ( televisão, aparelho de DVD ou projetor), ou ainda aparelho de som e o áudio da música citada. Folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos, além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Modelo para atividade de problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CW2JxAmR4qEB5Pq9yfgbdSdPbwNH8h8VmFKhGba5DrnvSG9XBzauz7ANGrxV/his1-06und04-modelo-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Vídeo para a atividade de contextualização. Fonte: “Criança não trabalha.” Canção de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. CD Canções Curiosas. Grupo Palavra Cantada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lgDOXkKSobM . Acesso em 09 de janeiro de 2019.

Letra da música para a atividade de contextualização. Fonte: “Criança não trabalha.” Canção de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. CD Canções Curiosas. Grupo Palavra Cantada.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4ACwVdssFkCWMz9gEdVQq3tMuuTbK77DyFmEzKC9d2yqarTM4SgzqZcpfRZ/crianca-nao-trabalha-letra-da-musica.pdf. Acesso em 09 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Ao longo desta aula a criança se perceberá como sujeito ativo e detentor de um papel em sua família e comunidade, se identificando como trabalhador infantil ou contrastando sua realidade com a de crianças que trabalham.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

  • Reflexão sobre o papel da criança na família e na escola. Fonte: ARAÚJO Ana Lúcia Castiliano de. Infância e educação: o papel da criança na família e na escola. APRENDER Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Vitória da Conquista. Ano 1. N. 1. 2003. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/article/viewFile/3775/pdf_110 . Acesso em 03 de fevereiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados