15641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisando uma Reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre revisão de reportagem

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebooks, datashow, tela de projeção ou sala de informática da escola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em trabalhar com ferramentas de edição.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que eles terão oportunidade de revisar e editar uma reportagem já escrita por eles, fazer os ajustes necessários e deixá-la pronta para a publicação no site da escola.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho.
  • Entregue aos grupos a sua avaliação do texto escrito na última aula.
  • Pergunte aos alunos se sabem a diferença entre revisar um texto e editar um. Converse com eles para que compreendam que para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é necessário fazer outras ações como cortar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias; acrescentar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita; substituir termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas; e inverter a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Circule pelos grupos e oriente os alunos na reescrita da reportagem.
  • Peça aos alunos que comparem o texto que o grupo entregou com o texto corrigido por você. Se possível, use para correção a ferramenta “modo de revisão”, para que a suas intervenções no texto fiquem aparentes.
  • Peça aos alunos que observem o que foi cortado, substituído, invertido e acrescentado por você. Peça que tentem encontrar justificativas para os cortes, acréscimos, substituições e inversões. Para ajudá-los nesta tarefa, leia as orientações apresentadas nos materiais complementares.
  • Oriente-os a reescrever o texto neste momento considerando as duas versões: a que fizeram e a entregue pelo professor.
  • Explique aos alunos que para ser considerado pronto um texto precisa ser revisado e editado. Portanto, algumas vezes, mais de duas versões são necessárias.
  • Durante o processo de reescrita, é importante verificar as os tópicos trabalhados nos módulos de Análise Linguística.
  • Solicite que os alunos revisem o texto quantas vezes forem necessárias. Para isso, você pode disponibilizar mais aulas ou solicitar que a atividade seja feita em casa.
  • Lembre-se de que a reportagem só poderá ser publicada no site da escola após a sua revisão final.

Material complementar

Orientações para o processo de revisão e edição textual:

Para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é importante aprender a fazer quatro ações: cortar, acrescentar, substituir e inverter.

  • cortar: retirar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias no texto escrito;
  • acrescentar: colocar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita;
  • substituir: trocar termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas;
  • inverter: mudar a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações

  • Com a versão final pronta, chegou a hora de publicar as reportagens no site da escola.
  • Conte com a ajuda do profissional responsável pela área de informática da escola nesta tarefa
  • Caso a escola ou comunidade não possua um site ou blog, você, professor, poderá, com antecedência, criar um, para auxiliá-lo, consulte os seguintes sites: <https://comunidade.rockcontent.com/criar-um-blog-gratis/> acesso em 23-12-2018 e <https://www.webnode.com.br/> acesso em 23-12-2018.
  • Para divulgar o trabalho, oriente os alunos a compartilharem o link das reportagens nas redes sociais. É possível fazer uma matéria sobre o trabalho no jornal da escola ou no jornal local. É possível ainda promover um evento com a presença dos entrevistados. O importante é não deixar o trabalho sem divulgação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebooks, datashow, tela de projeção ou sala de informática da escola.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em trabalhar com ferramentas de edição.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que eles terão oportunidade de revisar e editar uma reportagem já escrita por eles, fazer os ajustes necessários e deixá-la pronta para a publicação no site da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho.
  • Entregue aos grupos a sua avaliação do texto escrito na última aula.
  • Pergunte aos alunos se sabem a diferença entre revisar um texto e editar um. Converse com eles para que compreendam que para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é necessário fazer outras ações como cortar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias; acrescentar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita; substituir termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas; e inverter a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Circule pelos grupos e oriente os alunos na reescrita da reportagem.
  • Peça aos alunos que comparem o texto que o grupo entregou com o texto corrigido por você. Se possível, use para correção a ferramenta “modo de revisão”, para que a suas intervenções no texto fiquem aparentes.
  • Peça aos alunos que observem o que foi cortado, substituído, invertido e acrescentado por você. Peça que tentem encontrar justificativas para os cortes, acréscimos, substituições e inversões. Para ajudá-los nesta tarefa, leia as orientações apresentadas nos materiais complementares.
  • Oriente-os a reescrever o texto neste momento considerando as duas versões: a que fizeram e a entregue pelo professor.
  • Explique aos alunos que para ser considerado pronto um texto precisa ser revisado e editado. Portanto, algumas vezes, mais de duas versões são necessárias.
  • Durante o processo de reescrita, é importante verificar as os tópicos trabalhados nos módulos de Análise Linguística.
  • Solicite que os alunos revisem o texto quantas vezes forem necessárias. Para isso, você pode disponibilizar mais aulas ou solicitar que a atividade seja feita em casa.
  • Lembre-se de que a reportagem só poderá ser publicada no site da escola após a sua revisão final.

Material complementar

Orientações para o processo de revisão e edição textual:

Para a revisão, é preciso ficar atento aos padrões de escrita - parágrafos, sinais de pontuação, regras ortográficas, acentuação, regras de concordância, coesão. Para editar os textos, para ajustá-los de modo que fiquem mais precisos, é importante aprender a fazer quatro ações: cortar, acrescentar, substituir e inverter.

  • cortar: retirar as passagens repetitivas ou expressões que são desnecessárias no texto escrito;
  • acrescentar: colocar informações que tenham sido omitidas no texto, que precisam ser contextualizadas na escrita;
  • substituir: trocar termos vagos ou imprecisos, por palavras ou expressões mais específicas ou precisas;
  • inverter: mudar a ordem de expressões ou segmentos do texto para deixar mais clara a sequência cronológica dos episódios narrados ou o encadeamento lógico das ideias apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações

  • Com a versão final pronta, chegou a hora de publicar as reportagens no site da escola.
  • Conte com a ajuda do profissional responsável pela área de informática da escola nesta tarefa
  • Caso a escola ou comunidade não possua um site ou blog, você, professor, poderá, com antecedência, criar um, para auxiliá-lo, consulte os seguintes sites: <https://comunidade.rockcontent.com/criar-um-blog-gratis/> acesso em 23-12-2018 e <https://www.webnode.com.br/> acesso em 23-12-2018.
  • Para divulgar o trabalho, oriente os alunos a compartilharem o link das reportagens nas redes sociais. É possível fazer uma matéria sobre o trabalho no jornal da escola ou no jornal local. É possível ainda promover um evento com a presença dos entrevistados. O importante é não deixar o trabalho sem divulgação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano