Atividade para impressão - Textos - LP03_04SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia o poema “Chave mestra” de Fábio Bahia.
- Pergunte para as crianças sobre o trata o poema. (Espera-se que os alunos digam que fala sobre uma chave. Caso as crianças já tenham visto este poema na aula 8, é provável que respondam que a chave reúne elementos necessários para obtermos o sucesso).
- Então apresente o poema para as crianças.
- Pergunte para as crianças:
- A figura formada com as palavras representa o poema escrito? (Espera-se que os alunos falem que representa uma chave, isso pode ser expresso pelas linhas sinuosas, que formam o desenho desse objeto. Essa ilustração dialoga com o texto escrito, pois passa a ideia de que a dedicação e o força de vontade colaboram para conquistar o sucesso).
- Qual o título? (Espera-se que os alunos respondam que é Chave Mestra).
- Qual o tema do poema? (Espera-se que os alunos digam que o sucesso não vem por acaso).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski e outros poemas concretos e indefinidos. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.
- Faça uma roda de conversas com os alunos.
- Pergunte para os alunos:
- Vocês acreditam que há a possibilidade de transformar o poema estruturado de forma padrão em um poema visual? (Esperar-se que os alunos respondam que há essa possibilidade, pois já viram um exemplo na obra anterior).
- O que é preciso identificar em uma poema para transformá-lo em visual? (Espera-se que respondam que há a necessidade de identificar sobre o que trata o texto, e pensar em elementos visuais que podem ajudar a integrar a obra).
- A ilustração poética de um poema visual deve ajudar a interpretar o texto? (Espera-se que os alunos digam a ilustração colabora com a interpretação).
- Apresente o poema “A foca” de Vinícius de Moraes.
- Faça um cartaz com o poema, de modo que posso ser tirado as palavras para formar a ilustração do poema concreto. Este material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8w52CRRzaNREDJPR4EAhHgnhY4T34WvKbNfZwyEaDhTXxMbsaKwpJQxya9KJ/atividade-para-impressao-a-foca-lp03-04sqa13.pdf
- Que tal produzirmos alguns poemas recriando como poemas concretos/visuais textos poéticos convencionais? (Espera-se que os alunos digam que é possível fazer essa transformação).
- Peça para os alunos contribuírem com a elaboração coletiva do poema visual.
- Fixe uma cartolina na parede para ser utilizada para fazer a produção coletiva.
- Pergunte para as crianças:
- Qual o tema do poema? (Espera-se que apontem a foca como personagem principal).
- Qual deve ser o primeiro passo para fazer o poema visual? (Espera-se que os alunos digam que é necessário imaginar a figura sobre a qual será composta o texto).
- Como acham que devem posicionar os versos do poema para reproduzir a imagem da foca? (Espera-se que os alunos opinem sobre o posicionamento dos versos).
- Selecione um dos alunos para ajudar a colocar os versos na ilustração conforme indicação dos demais colegas.
- Caso haja necessidade, colabore com a produção coletiva.
Materiais complementares: MORAES, V. A arca de Noé. [Ilustração de CRUZ; N.]. Belo Horizonte: Companhia das Letrinhas, 2004.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e proponha a criação de outros poemas visuais. Ao final podemos organizar uma linda exposição do nosso trabalho para que crianças de outras classes possam apreciar.
- Disponibilize seis poemas aos alunos. Textos disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WPFP6Dyh54DrgWyJ464djRrmZkJpVGmsxsP6QH3fvR7dtA6rwJzfhjTew3DC/atividade-para-impressao-textos-lp03-04sqa13.pdf
- Oriente os estudantes a identificar o tema e a utilizar os elementos do texto que julgar necessário, pode ser uma verso, uma estrofe, o texto completo ou até mesmo uma palavra.
- Peça para os alunos planejarem por meio do desenvolvimento de rascunhos, esboços, esquemas, etc. que devem ser guardados pois servirão de apoio para a efetiva produção na aula 14 (LP03_04SQA14).
- Disponibilize essas informações em uma tabela que está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WPFP6Dyh54DrgWyJ464djRrmZkJpVGmsxsP6QH3fvR7dtA6rwJzfhjTew3DC/atividade-para-impressao-textos-lp03-04sqa13.pdf
- Qual o tema do poema? (Espera-se que apontem a foca como personagem principal).
- Qual deve ser o primeiro passo para fazer o poema visual? (Espera-se que os alunos digam que é necessário imaginar a organização do poema visual ).
- Como acham que devem posicionar os versos do poema para reproduzir a imagem desejada? (Espera-se que os alunos opinem sobre o posicionamento dos versos).
- O título do texto faz relação com o corpo da obra? (Espera-se que os alunos verifiquem se contemplaram esse objetivo).
- Qual o tipo, tamanho ou estilo da fonte empregada no poema? Qual? (Espera-se que cada grupo defina os elementos que serão utilizados).
- Quais são os objetos visuais (fotos, desenhos, pinturas, colagens) que serão empregados na obra? (Cada grupo poderá definir esses elementos conforme seu processo de criação).
- Como serão explorados os efeitos visuais adequados aos propósitos do texto? (Espera-se que cada grupo defina o arranjo gráfico e a disposição dos elementos visuais para dar sentido a obra).
- O poema será apresentado em qual meio? Plataforma digital e/ou apresentação em mural da escola? (Espera-se que os alunos opinem sobre o posicionamento a plataforma a ser utilizada).
- Como será a organização gráfica e espacial do poema? (Espera-se que os alunos opinem sobre a organização gráfica e espacial).
- Esta aula os alunos devem finalizar com o planejamento do poema concluído.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Pergunte para os alunos
- Quais são os pontos que precisam ser observados para a produção do poema visual? (Espera-se que os alunos digam que é necessário explicitar a mensagem que será passada por meio da imagem e das palavras).
- Quais são os passos para transformar um poema tradicional e concreto? (Ler o poema tradicional; identificar o tema da obra; pensar na ilustração que será empregada; elaborar a obra escrita em conjunto com a imagem);
- Quais pontos são importantes no poema concreto e visual? (Espera-se que os alunos digam que a ideia e a representação gráfica precisam dialogar, para proporcionar entendimento da obra).
- Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material sugerido:
Poema disponível aqui e aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o poema da aula 13 pelo WhatsApp, como uma foto. Faça as perguntas sugeridas nas orientações do plano em áudio pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Desafie os alunos, pelo WhatsApp, a planejarem a transformação de um poema estruturado de forma padrão em um poema visual.
Envie as frases do poema “A Foca” em um documento do Google. Peça para os alunos imprimirem e recortarem as frases ou, se não for possível, diga para copiarem, recortarem e montarem a proposta do poema visual. Oriente os alunos a enviarem uma foto do poema, pelo WhatsApp, depois de pronto. Você também pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as fotos e todos possam ver os trabalhos dos colegas. Faça comentários sobre cada foto.
Divida os alunos em duplas ou grupos menores, e oriente-os a conversarem pelo WhatsApp, para se organizarem e realizarem a proposta. Compartilhe as orientações e perguntas, e peça que enviem fotos do esboço do poema planejado por eles.
Fechamento
Crie um novo documento no Google, agora para revisão do que foi produzido pelos grupos. Utilize a sugestão do slide e faça as perguntas no próprio documento, que será compartilhado com os alunos. Envie as orientações por WhatsApp e, durante a realização da atividade, converse com os alunos pelo mesmo canal, para solicitar as impressões deles e tirar dúvidas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo poemas juntos e conversando sobre eles com a criança.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais.
Finalidade da aula: Planejar, em colaboração, a produção de um poema visual.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poemas concretos e visuais.
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção textual
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.