15510
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Produção de poemas concretos e visuais

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Você deverá providenciar caso tenha Data Show: Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA013
  • Cartolina e caneta pilot.
  • Computador e Data Show.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada neste processo podem ser do desconhecimento das ferramentas digitais empregadas durante a atividade.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que nesta aula será trabalhado a produção de poema.
  • Questione os alunos:
  • Vocês acreditam que um poema tradicional pode ser transformado em visual? (Esperar-se que os alunos respondam que há essa possibilidade, pois já viram um exemplo na aula anterior).
  • O que é preciso identificar em uma poema para transformá-lo em visual? (Espera-se que respondam que há a necessidade de identificar sobre o que trata o texto, e pensar em elementos visuais que podem ajudar a integrar a obra).
  • A ilustração poética de um poema visual deve ajudar a interpretar o texto? (Espera-se que os alunos digam a ilustração colabora com a interpretação).
  • Quais os principais pontos que devem conter em um poema visual? (Espera-se que eles digam que a imagem deve dialogar com o texto, para ajudar a dar sentido ao texto).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Fale para formarem os grupos da aula anteriores, para retomar o planejamento elaborado da aula 13.
  • Fale que é o momento de produção do texto. Para tanto, retomarem para a tabela criada na aula 13 (LP03_04SQA13).
  • Solicite que as crianças retomem o planejamento da aula anterior e iniciem a releitura dos poemas escolhidos.
  • Disponibilize folha de sulfite, para os alunos poderem pensar nas possibilidades de imagem que poderá ser desenvolvidas para a criação do poema visual.
  • Diga que esses elementos serão utilizados na diagramação do texto na aula 15.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Disponibilize a tabela para cada grupo verificar se todos os pontos foram atendidos.
  • Peça para as crianças anotarem os itens que foram executados.
  • Quando os alunos terminarem, guarde os poemas e as tabelas.
  • Caso tenha algum item que precisa ser revisto, oriente as crianças a pensarem nos procedimentos que serão empregados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Você deverá providenciar caso tenha Data Show: Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA013
  • Cartolina e caneta pilot.
  • Computador e Data Show.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada neste processo podem ser do desconhecimento das ferramentas digitais empregadas durante a atividade.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que nesta aula será trabalhado a produção de poema.
  • Questione os alunos:
  • Vocês acreditam que um poema tradicional pode ser transformado em visual? (Esperar-se que os alunos respondam que há essa possibilidade, pois já viram um exemplo na aula anterior).
  • O que é preciso identificar em uma poema para transformá-lo em visual? (Espera-se que respondam que há a necessidade de identificar sobre o que trata o texto, e pensar em elementos visuais que podem ajudar a integrar a obra).
  • A ilustração poética de um poema visual deve ajudar a interpretar o texto? (Espera-se que os alunos digam a ilustração colabora com a interpretação).
  • Quais os principais pontos que devem conter em um poema visual? (Espera-se que eles digam que a imagem deve dialogar com o texto, para ajudar a dar sentido ao texto).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Fale para formarem os grupos da aula anteriores, para retomar o planejamento elaborado da aula 13.
  • Fale que é o momento de produção do texto. Para tanto, retomarem para a tabela criada na aula 13 (LP03_04SQA13).
  • Solicite que as crianças retomem o planejamento da aula anterior e iniciem a releitura dos poemas escolhidos.
  • Disponibilize folha de sulfite, para os alunos poderem pensar nas possibilidades de imagem que poderá ser desenvolvidas para a criação do poema visual.
  • Diga que esses elementos serão utilizados na diagramação do texto na aula 15.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Disponibilize a tabela para cada grupo verificar se todos os pontos foram atendidos.
  • Peça para as crianças anotarem os itens que foram executados.
  • Quando os alunos terminarem, guarde os poemas e as tabelas.
  • Caso tenha algum item que precisa ser revisto, oriente as crianças a pensarem nos procedimentos que serão empregados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano