Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Você deverá providenciar caso tenha Data Show: Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA013
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade encontrada neste processo podem ser do desconhecimento das ferramentas digitais empregadas durante a atividade.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006. pp. 132-135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Fale para os alunos que nesta aula será trabalhado a produção de poema.
- Questione os alunos:
- Vocês acreditam que um poema tradicional pode ser transformado em visual? (Esperar-se que os alunos respondam que há essa possibilidade, pois já viram um exemplo na aula anterior).
- O que é preciso identificar em uma poema para transformá-lo em visual? (Espera-se que respondam que há a necessidade de identificar sobre o que trata o texto, e pensar em elementos visuais que podem ajudar a integrar a obra).
- A ilustração poética de um poema visual deve ajudar a interpretar o texto? (Espera-se que os alunos digam a ilustração colabora com a interpretação).
- Quais os principais pontos que devem conter em um poema visual? (Espera-se que eles digam que a imagem deve dialogar com o texto, para ajudar a dar sentido ao texto).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Fale para formarem os grupos da aula anteriores, para retomar o planejamento elaborado da aula 13.
- Fale que é o momento de produção do texto. Para tanto, retomarem para a tabela criada na aula 13 (LP03_04SQA13).
- Solicite que as crianças retomem o planejamento da aula anterior e iniciem a releitura dos poemas escolhidos.
- Disponibilize folha de sulfite, para os alunos poderem pensar nas possibilidades de imagem que poderá ser desenvolvidas para a criação do poema visual.
- Diga que esses elementos serão utilizados na diagramação do texto na aula 15.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Disponibilize a tabela para cada grupo verificar se todos os pontos foram atendidos.
- Peça para as crianças anotarem os itens que foram executados.
- Quando os alunos terminarem, guarde os poemas e as tabelas.
- Caso tenha algum item que precisa ser revisto, oriente as crianças a pensarem nos procedimentos que serão empregados.