14947
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Compartilhando anotações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Compartilhando anotações

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Computadores conectados à internet. Lápis de escrever e lápis de cor.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Planejar uma exposição oral implica mobilizar estratégias para conferir certa organização textual adequada às características do gênero e da situação comunicativa. Nessa aula, prevemos a construção do texto oral e utilizaremos imagens e anotações breves como apoio à produção de modo a auxiliar a exposição.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leve a turma para a Sala de Informática e explique que vão conhecer o site de um projeto muito bonito que se chama “Território do Brincar”.
  • Explique que a equipe do “Território do Brincar” percorreu comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral para conhecer como as crianças das mais diversas regiões brasileiras brincam. Esses encontros permitiram um intenso intercâmbio de brinquedos e brincadeiras.
  • Organize a turma em grupos de três a quatro crianças de modo que cada um deles compartilhe um mesmo computador.
  • Explique que vão aprimorar sua capacidade de descrever brincadeiras e, principalmente, observar cada vez melhor as imagens, descobrindo detalhes preciosos muito úteis para a produção das legendas do álbum que estão confeccionando.

Material complementar:

Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/ Acesso em 03 de janeiro de 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Já na página do Território do Brincar, peça selecionem a seção “BRINCADEIRAS” no menu, à esquerda.
  • Informe que a data que aparece na parte inferior à esquerda de cada fotografia corresponde ao dia em que a equipe do Território visitou aquelas crianças e conheceu aqueles brinquedos e brincadeiras.
  • Deixe que explorem um pouco na página.
  • Explique que cada grupo ficará encarregado de conhecer uma das brincadeiras e que, depois, vai contar aos colegas o que descobriu.
  • Disponibilize algumas folhas para que possam fazer anotações ou desenhos que ajudem a não se esquecer das informações mais importantes sobre aquela brincadeira. Peça que registrem seus nomes nas folhas pois elas serão utilizadas na próxima aula.
  • Entregue a cada grupo o nome da brincadeira que vão pesquisar: AMARELINHA DE DIAS DA SEMANA, BRINCADEIRA DA ONÇA, PISTA DE TAMPINHAS e CARRINHO DE LATA.
  • Deixe que localizem na página onde está a brincadeira - essa busca já é uma forma de promover um modo de ler, usado quando se precisa localizar uma informação. Assim que a encontrarem, oriente-os a clicarem em “LEIA MAIS”.
  • Informe que assim que abrir, logo abaixo do título da brincadeira, vão encontrar a informação sobre o lugar do país onde essa brincadeira foi encontrada.
  • Como há muitas imagens, mesmo as crianças que ainda não decifram os sinais gráficos vão conseguir identificar o brinquedo, deduzindo como foi confeccionado e como se brinca com ele.
  • Circule pela sala ajudando na leitura das instruções de modo a permitir que as crianças reúnam muitas informações.
  • Ao longo da leitura, esclareça alguma dificuldade de compreensão que possa aparecer.

Material complementar:

Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras-pelo-brasil/ Acesso em 03 de janeiro de 2019

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações

  • Convide aos grupos que pesquisaram uma mesma brincadeira a se reunirem rapidamente para compartilhar seus registros. Será que as anotações que fizeram serão suficientes para se lembrar do que descobriram para depois contar aos colegas? Vale a pena anotar mais alguma informação? Há alguma dúvida que precisa ser esclarecida?
  • Recolha as folhas com as anotações, certifique-se de que elas estão nomeadas.Elas serão devolvidas na aula seguinte.
  • Informe que na aula seguinte vão ensaiar um pouco e, depois, realizar a apresentação que será gravada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Computadores conectados à internet. Lápis de escrever e lápis de cor.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Planejar uma exposição oral implica mobilizar estratégias para conferir certa organização textual adequada às características do gênero e da situação comunicativa. Nessa aula, prevemos a construção do texto oral e utilizaremos imagens e anotações breves como apoio à produção de modo a auxiliar a exposição.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leve a turma para a Sala de Informática e explique que vão conhecer o site de um projeto muito bonito que se chama “Território do Brincar”.
  • Explique que a equipe do “Território do Brincar” percorreu comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral para conhecer como as crianças das mais diversas regiões brasileiras brincam. Esses encontros permitiram um intenso intercâmbio de brinquedos e brincadeiras.
  • Organize a turma em grupos de três a quatro crianças de modo que cada um deles compartilhe um mesmo computador.
  • Explique que vão aprimorar sua capacidade de descrever brincadeiras e, principalmente, observar cada vez melhor as imagens, descobrindo detalhes preciosos muito úteis para a produção das legendas do álbum que estão confeccionando.

Material complementar:

Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/ Acesso em 03 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Já na página do Território do Brincar, peça selecionem a seção “BRINCADEIRAS” no menu, à esquerda.
  • Informe que a data que aparece na parte inferior à esquerda de cada fotografia corresponde ao dia em que a equipe do Território visitou aquelas crianças e conheceu aqueles brinquedos e brincadeiras.
  • Deixe que explorem um pouco na página.
  • Explique que cada grupo ficará encarregado de conhecer uma das brincadeiras e que, depois, vai contar aos colegas o que descobriu.
  • Disponibilize algumas folhas para que possam fazer anotações ou desenhos que ajudem a não se esquecer das informações mais importantes sobre aquela brincadeira. Peça que registrem seus nomes nas folhas pois elas serão utilizadas na próxima aula.
  • Entregue a cada grupo o nome da brincadeira que vão pesquisar: AMARELINHA DE DIAS DA SEMANA, BRINCADEIRA DA ONÇA, PISTA DE TAMPINHAS e CARRINHO DE LATA.
  • Deixe que localizem na página onde está a brincadeira - essa busca já é uma forma de promover um modo de ler, usado quando se precisa localizar uma informação. Assim que a encontrarem, oriente-os a clicarem em “LEIA MAIS”.
  • Informe que assim que abrir, logo abaixo do título da brincadeira, vão encontrar a informação sobre o lugar do país onde essa brincadeira foi encontrada.
  • Como há muitas imagens, mesmo as crianças que ainda não decifram os sinais gráficos vão conseguir identificar o brinquedo, deduzindo como foi confeccionado e como se brinca com ele.
  • Circule pela sala ajudando na leitura das instruções de modo a permitir que as crianças reúnam muitas informações.
  • Ao longo da leitura, esclareça alguma dificuldade de compreensão que possa aparecer.

Material complementar:

Site do Território do Brincar, disponível em http://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras-pelo-brasil/ Acesso em 03 de janeiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações

  • Convide aos grupos que pesquisaram uma mesma brincadeira a se reunirem rapidamente para compartilhar seus registros. Será que as anotações que fizeram serão suficientes para se lembrar do que descobriram para depois contar aos colegas? Vale a pena anotar mais alguma informação? Há alguma dúvida que precisa ser esclarecida?
  • Recolha as folhas com as anotações, certifique-se de que elas estão nomeadas.Elas serão devolvidas na aula seguinte.
  • Informe que na aula seguinte vão ensaiar um pouco e, depois, realizar a apresentação que será gravada.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano