Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor ou atividades impressas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
- Projete o texto.
- Distribua a atividade impressa para os alunos.
- Faça a leitura coletiva do texto.
- Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz?
- É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Para que realizamos experimentos científicos?
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
- É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científico.
- Destaque que algumas palavras foram suprimidas do texto, causando dificuldades na compreensão. Esta etapa tem fundamental importância, pois é neste momento que o aluno perceberá a importância dos verbos na composição da oração. É ele que dará as ações e ajudará no entendimento do texto.
Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o texto.
- Distribua cópias impressas aos alunos.
- Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
- Informe aos alunos que eles preencherão as lacunas usando as palavras do quadro. Eles poderão modificá-las para completar os espaços em branco com verbos que possam dar sentido às orações e ao texto como um todo.
- Oriente os alunos na construção do sentido que o texto ganhou após o preenchimento das lacunas, estimule a dizerem o porquê de suas escolhas.
- Guie os alunos com perguntas como: Quando se realizam as ações que estão presentes no método? Foi no presente, passado ou futuro? Quem as realiza? E em que os eventos se situam?
- Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a identificação das palavras.
- Retome que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial na etapa do método, os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
- Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
- Para isso, guie os aluno com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.
- Perceba que este plano enfatiza os verbos somente como uma ação, explorando o gênero estudado. A proposta é uma entrada para o estudo dos verbos, portanto a conceituação formal de verbos em sua concepção, variação e flexão não serão abordadas neste momento.
- Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que explique como deve ser a escrita dos cientistas na etapa dos métodos em relatos e protocolos de experimentos científicos.