14590
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre verbos em relatos de experimentos científicos

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor ou atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

  • Projete o texto.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto.
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz?
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Para que realizamos experimentos científicos?
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
  • É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científico.
  • Destaque que algumas palavras foram suprimidas do texto, causando dificuldades na compreensão. Esta etapa tem fundamental importância, pois é neste momento que o aluno perceberá a importância dos verbos na composição da oração. É ele que dará as ações e ajudará no entendimento do texto.

Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas aos alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles preencherão as lacunas usando as palavras do quadro. Eles poderão modificá-las para completar os espaços em branco com verbos que possam dar sentido às orações e ao texto como um todo.
  • Oriente os alunos na construção do sentido que o texto ganhou após o preenchimento das lacunas, estimule a dizerem o porquê de suas escolhas.
  • Guie os alunos com perguntas como: Quando se realizam as ações que estão presentes no método? Foi no presente, passado ou futuro? Quem as realiza? E em que os eventos se situam?
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a identificação das palavras.
  • Retome que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial na etapa do método, os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.

Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
  • Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.
  • Perceba que este plano enfatiza os verbos somente como uma ação, explorando o gênero estudado. A proposta é uma entrada para o estudo dos verbos, portanto a conceituação formal de verbos em sua concepção, variação e flexão não serão abordadas neste momento.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que explique como deve ser a escrita dos cientistas na etapa dos métodos em relatos e protocolos de experimentos científicos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor ou atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

  • Projete o texto.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto.
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz?
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Para que realizamos experimentos científicos?
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
  • É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científico.
  • Destaque que algumas palavras foram suprimidas do texto, causando dificuldades na compreensão. Esta etapa tem fundamental importância, pois é neste momento que o aluno perceberá a importância dos verbos na composição da oração. É ele que dará as ações e ajudará no entendimento do texto.

Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas aos alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles preencherão as lacunas usando as palavras do quadro. Eles poderão modificá-las para completar os espaços em branco com verbos que possam dar sentido às orações e ao texto como um todo.
  • Oriente os alunos na construção do sentido que o texto ganhou após o preenchimento das lacunas, estimule a dizerem o porquê de suas escolhas.
  • Guie os alunos com perguntas como: Quando se realizam as ações que estão presentes no método? Foi no presente, passado ou futuro? Quem as realiza? E em que os eventos se situam?
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a identificação das palavras.
  • Retome que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial na etapa do método, os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.

Materiais complementares: Atividade para impressão, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
  • Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.
  • Perceba que este plano enfatiza os verbos somente como uma ação, explorando o gênero estudado. A proposta é uma entrada para o estudo dos verbos, portanto a conceituação formal de verbos em sua concepção, variação e flexão não serão abordadas neste momento.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com uma lista de palavras (verbos) que explique como deve ser a escrita dos cientistas na etapa dos métodos em relatos e protocolos de experimentos científicos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano