Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Transformando Histórias em Arte com Inteligência Artificial
Descrição
Este é um conjunto de duas aulas que integra artes visuais, linguagem e tecnologia para criar ilustrações com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), com base em narrativas e descrições elaboradas pelas crianças. Cada aula tem duração de 50 minutos. O plano tem como foco principal orientar atividades em que, na primeira aula, as crianças reflitam sobre a produção de imagens em interface com a IA e exercitem a criação de prompts para criar personagens, cenários e cenas. Na segunda aula, as crianças são convidadas a produzir pequenos textos que originem ilustrações para suas histórias, também com o apoio de ferramentas de IA. Como culminância das aulas, a turma pode produzir um livro com uma coletânea de textos autorais e ilustrações digitais.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor de imagens.
Computador ou tablet com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Folhas de papel A3 ou A4 para impressão de imagens (previamente selecionadas) e/ou projetor. Textos produzidos pelas crianças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Elementos da linguagem.
- Materialidades.
- Processos de criação.
- Arte e tecnologia.
- Uso de tecnologias educacionais.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar linguagem, artes visuais e tecnologia.
- Criar imagens por meio de técnicas não convencionais.
- Produzir ilustrações para textos com o apoio de ferramentas de IA no processo de criação artística.
- Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, com base na apreciação artística de suas produções.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
3. Repertório cultural.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.


Aula
Sobre esta aula - aula 01
Tempo previsto: 50 min
Esta aula corresponde ao primeiro momento de um conjunto de planos que integra artes visuais, linguagem e tecnologia. O foco é refletir sobre o uso de ferramentas de IA para criação de imagens e experimentar a produção de pequenos textos e descrições para gerá-las.
Dificuldades antecipadas:
Caso a escola não disponha de um computador por aluno, providencie, pelo menos, 5 aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook ou tablet) para que a turma trabalhe em grupo.
Organização da aula - aula 01
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 minutos.
Roda de conversa - Possibilidades criativas de produção de imagens
Organize a sala em roda para que todas as crianças tenham acesso aos materiais que serão apresentados e possam participar da conversa provocada pelas questões iniciais. Pergunte às crianças:
- Vocês gostam de criar imagens?
- Que recursos/técnicas costumam utilizar para produzir suas imagens?
- Além dessas formas que vocês compartilharam (recuperar as falas das crianças - ex.: desenho, pintura, fotografia, etc), será que existem outras formas de produzir imagens?
Caso a turma já anuncie o uso de IA, pergunte se todos já conhecem ferramentas digitais com essa função (criar imagens) e/ou se já fizeram uso. Caso não mencionem essa possibilidade, aguarde para apresentá-la após a exposição da imagem cinco.
Informe que irá apresentar algumas imagens às crianças e pergunte:
- Como vocês acham que essas imagens foram produzidas?
As imagens podem ser apresentadas impressas em folhas de papel (A3 ou A4) ou projetadas em PPT por meio de um projetor multimídia.
Optamos por imagens da personagem Branca de Neve em diferentes técnicas de artes visuais, mas você pode escolher outras possibilidades. A partir da primeira imagem, pergunte se as crianças conhecem a personagem representada.
Sugestões de imagens:
Sugestão imagem 01:

Em seguida, apresente para a turma outras imagens da Branca de Neve, pesquisadas previamente na internet. Veja alguns exemplos:
Sugestão imagem 2:
Ilustração/Pintura da personagem disponível em: https://valkirias.com.br/branca-de-neve/. (Acesso em: 12 de novembro de 2024).
Sugestão imagem 3:
Fotografia da personagem disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_de_Neve_(Disney). (Acesso em: 12 de novembro de 2024).
Sugestão imagem 4:
Trailer do filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nZDqEm54n5s. (Acesso em: 12 de novembro de 2024).
Espera-se que as crianças identifiquem que as imagens foram produzidas com técnicas diversas das artes visuais (desenho, pintura, fotografia, cinema/audiovisual).
Apresente a imagem 05 e pergunte:
- E essa imagem, como será que foi produzida?
Imagem 05: Imagem de uma Branca de Neve negra.

Caso alguma criança aponte a IA como a ferramenta responsável pela produção dessa imagem, explore o diálogo envolvendo toda a turma. Se essa opção não surgir entre as falas, informe e explique que a IA pode ser utilizada para criação de imagens.
- Como a tecnologia pode ser utilizada para criar arte?
- Você já ouviu falar em IA? Já fez uso dela em alguma situação na escola ou fora dela?
Escute as crianças e introduza o conceito de IA, valorizando suas falas e curiosidades.
Explique que o Copilot é um assistente de IA gratuito e integrado a várias plataformas, incluindo o WhatsApp. Também pode ser acessado em outras plataformas por meio de aplicativos em telefones celulares e no site oficial da Microsoft, na versão web. A partir de descrições simples, é possível criar textos, planejar atividades e gerar imagens. Por exemplo, essa imagem foi criada a partir do comando "imagine e crie uma imagem de uma Branca de Neve negra”.
Explique que essa personagem da Branca de Neve de pele negra foi uma recriação da personagem do conto clássico que pode ser gerada a partir de um comando escrito em uma ferramenta digital de IA.
Informe à turma que apresentará outros resultados criados usando o Microsoft Copilot. Antes, apresente um slide com a logo e as informações sobre essa ferramenta digital (Copilot). Escute o que as crianças têm a dizer e alimente o diálogo com questionamentos.
- Vocês já conheciam o Copilot?
- Já haviam experimentado seus recursos?
- Gostariam de apreciar outras imagens criadas por IA?
- Apreciem e expressem qual/quais vocês gostam mais?
Vamos conhecer algumas imagens criadas pelo Copilot:

Explique que, a partir das informações que são fornecidas ao aplicativo, as imagens podem ser reformuladas, podendo ser mais realistas ou com características infantis, além de outras.
Apreciem as imagens geradas pela IA e então pergunte qual a opinião da turma. Provoque suas percepções e aproveite a discussão para motivá-las às suas próprias criações.
- Perceberam que, quanto mais detalhes forem fornecidos sobre a personagem e o cenário, mais aproximada a imagem será do pedido realizado?
- Gostariam de experimentar essa forma criativa de produção de imagens?
- Também gostariam de criar suas próprias imagens de personagens usando IA?
- Para isso, precisamos de uma boa história. Vamos pensar em alguns elementos para escrevê-la?
Motive a turma e encaminhe a atividade de aquecimento para a produção de texto.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA