Plano de Aula

Plano de aula: Trava-línguas: sons, letras e cultura popular

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Encape uma caixa de sapatos e a enfeite conforme seu gosto pessoal.
  • Faça um buraco no centro da caixa de modo a caber uma mão.
  • Imprima os trava-línguas. Link para impressão (fazer).
  • Recorte fichas com travas-línguas fatiados e coloque cada trava-língua em um saco plástico.
  • Coloque os plásticos dentro das caixas e tampe-as.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Caixa de sapatos enfeitada, plásticos e cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 17 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 0 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap .

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.