Plano de Aula

Plano de aula: Trava-línguas: sons, letras e cultura popular

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?

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Descrição

Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet e projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Trava-línguas. Disponível em: https://www.baamboozle.com/game/904528

  • Materiais diversos:
    Caixa de sapatos enfeitada, plásticos e cópias de folhas impressas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as relações entre sons e letras nas diferentes estruturas da formação de sílabas (CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV) e palavras com vogais nasalizadas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 minutos

Recitar, brincar e aprender

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.

Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.

Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

O que tem na caixa-surpresa?

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Informe aos alunos que na caixa há uma surpresa, que eles devem descobrir qual é.

Forme grupos e peça que escolham um representante.

Oriente o representante a colocar a mão no furo da caixa e retirar um plástico.

Pergunte aos alunos o que eles acham que tem no saco plástico e espere que observem que é um texto.

Explique aos alunos que eles deverão montar as partes do texto para saber qual o gênero textual. Link para impressão do material.

Pergunte aos alunos:

- Que tipo de texto é este? A expectativa é que os alunos respondam que este texto é um trava-línguas ou um texto cuja as palavras podem “enrolar” a língua ao pronunciá-las.

Uma outra forma de iniciar a aula é utilizando um jogo de leitura de trava-línguas em equipes por meio de um jogo on-line: https://www.baamboozle.com/game/904528. Prepare o jogo em seu computador e deixe o projetor conectado a ele.

Ao entrar no jogo, se estiver em inglês, clique no botão direito do seu mouse e escolha a opção: Traduzir para o português.

No painel que aparece no lado esquerdo da tela, clique em jogar.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 01.

Depois, escolha a tela Bamboozle e jogar com 2 equipes.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 02.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 03.

Divida a turma em dois grupos. Explique que faremos um jogo em que cada grupo deve ler corretamente o trava-línguas que aparecer projetado.

Clique em "Clássico”e comecem a jogar.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 04.

Peça para a primeira equipe escolher um número, ao escolher, vai aparecer o trava-línguas e eles devem efetuar a sua leitura.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 05.

Após a leitura, clique em "Check” e se acertaram, clique em “okay” e eles ganham os pontos, se não, clique em “oops” e eles não ganham os pontos e é o momento do outro time jogar.

Jogo de leitura de trava-línguas. Print 06.

Ganha o time que fizer mais pontos.

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