Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Texto e Imagem: criando com Inteligência artificial
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Texto e Imagem: criando com Inteligência artificial
Descrição
Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, que integra artes visuais, linguagem e tecnologia para criar ilustrações com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), com base em narrativas e descrições elaboradas pelas crianças. Nesta aula, as crianças são convidadas a produzir pequenos textos que originem ilustrações para suas histórias, também com o apoio de ferramentas de IA. Como culminância das aulas, a turma pode produzir um livro com uma coletânea de textos autorais e ilustrações digitais.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor de imagens.
Computador ou tablet com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Folhas de papel A3 ou A4 para impressão de imagens (previamente selecionadas) e/ou projetor. Textos produzidos pelas crianças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Elementos da linguagem.
- Materialidades.
- Processos de criação.
- Arte e tecnologia.
- Uso de tecnologias educacionais.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar linguagem, artes visuais e tecnologia.
- Criar imagens por meio de técnicas não convencionais.
- Produzir ilustrações para textos com o apoio de ferramentas de IA no processo de criação artística.
- Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, com base na apreciação artística de suas produções.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
3. Repertório cultural.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de planos que integra artes visuais, linguagem e tecnologia. O foco será a criação de ilustrações com o apoio de ferramentas de IA, com base em narrativas e descrições escritas pelas crianças. O plano apresenta atividades em que as crianças produzem pequenos textos que originem a criação de ilustrações para suas histórias, experimentando técnicas artísticas não convencionais, com o apoio de ferramentas de IA.
Dificuldades antecipadas:
Caso a escola não disponha de um computador por aluno, providencie, pelo menos, 5 aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para que a turma trabalhe em grupo.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 min
Retomada da aula anterior
Organize a sala retomando os grupos formados na aula anterior.
Repasse com as crianças o que elas aprenderam na primeira aula.
Entregue as anotações dos grupos, recolhidas na aula anterior, e peça que leiam suas sugestões para aprimorar o processo de criação de prompts e de imagens.
- O que vocês aprenderam na aula anterior?
- Vou entregar as anotações que vocês fizeram e peço que leiam as minhas observações. Elas ajudarão a aprimorar o processo de criação de prompts e de imagens.
Explique a continuidade da sequência didática e convide a turma à produção textual.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA