Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Criando Histórias em Quadrinhos com o Pixton
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia (opcional). - Recursos Educacionais Digitais:
Pixton: https://app.pixton.com/
Formulário online: GForms (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/) ou Microsoft Forms (https://forms.office.com/Pages/DesignPageV2.aspx)
Documento com sugestões de perguntas para a rubrica: Anexo 1
Arquivo digital Folhinha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/quadri.htm
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Leitura de imagens em narrativas visuais.
Prática de Linguagem
- Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Objetivos de aprendizagem
- Narrar histórias por meio da criação de histórias em quadrinhos utilizando a ferramenta digital Pixton.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos.
Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.
Dificuldades antecipadas: alguns alunos podem ter dificuldade em organizar suas ideias de forma sequencial, escolher os personagens e cenários adequados, além de expressar seus pensamentos por meio de diálogos e balões. A utilização de uma ferramenta digital como o Pixton pode exigir alguma familiarização com a interface e os recursos disponíveis. Além disso, a criação de personagens com expressões e poses realistas pode ser um desafio para alguns alunos. É importante oferecer suporte e orientação individualizados para que todos possam participar ativamente da atividade.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 minutos.
Inicie uma conversa com a turma sobre histórias em quadrinhos. Pergunte:
- Quais são seus quadrinhos favoritos?
- Quais elementos vocês costumam encontrar nas histórias em quadrinhos? Quais personagens, cenários e diálogos?
- Quais tipos de histórias vocês gostam de ler?
- Quais são os elementos que tornam uma história em quadrinhos interessante?
Divida os estudantes em duplas de forma que possam trabalhar colaborativamente. Prepare os dispositivos digitais: computadores ou tablets. Deixe aberto no site do arquivo digital de tirinhas da Folhinha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/quadri.htm.
No arquivo digital da Folhinha de São Paulo, há várias histórias em quadrinhos curtinhas que podem ser exploradas.
Apresente uma HQ e seus elementos básicos: vinhetas, balões, onomatopeias, legendas e a sequência narrativa. Mostre exemplos de diferentes tipos de balões e suas funções (falas, pensamentos, gritos etc). Discuta os diferentes tipos de personagens (heróis, vilões e coadjuvantes) e os temas mais comuns nas HQs (aventura, comédia, terror etc).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA