Plano de Aula

Plano de aula: Criando Histórias em Quadrinhos com o Pixton

mais ações

Descrição

Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Leitura de imagens em narrativas visuais.

Prática de Linguagem

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Objetivos de aprendizagem

  • Narrar histórias por meio da criação de histórias em quadrinhos utilizando a ferramenta digital Pixton.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Comunicação.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 minutos.

Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.

Dificuldades antecipadas: alguns alunos podem ter dificuldade em organizar suas ideias de forma sequencial, escolher os personagens e cenários adequados, além de expressar seus pensamentos por meio de diálogos e balões. A utilização de uma ferramenta digital como o Pixton pode exigir alguma familiarização com a interface e os recursos disponíveis. Além disso, a criação de personagens com expressões e poses realistas pode ser um desafio para alguns alunos. É importante oferecer suporte e orientação individualizados para que todos possam participar ativamente da atividade.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 minutos.

Inicie uma conversa com a turma sobre histórias em quadrinhos. Pergunte:

- Quais são seus quadrinhos favoritos?

- Quais elementos vocês costumam encontrar nas histórias em quadrinhos? Quais personagens, cenários e diálogos?

- Quais tipos de histórias vocês gostam de ler?

- Quais são os elementos que tornam uma história em quadrinhos interessante?

Divida os estudantes em duplas de forma que possam trabalhar colaborativamente. Prepare os dispositivos digitais: computadores ou tablets. Deixe aberto no site do arquivo digital de tirinhas da Folhinha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/quadri.htm.

No arquivo digital da Folhinha de São Paulo, há várias histórias em quadrinhos curtinhas que podem ser exploradas.

Apresente uma HQ e seus elementos básicos: vinhetas, balões, onomatopeias, legendas e a sequência narrativa. Mostre exemplos de diferentes tipos de balões e suas funções (falas, pensamentos, gritos etc). Discuta os diferentes tipos de personagens (heróis, vilões e coadjuvantes) e os temas mais comuns nas HQs (aventura, comédia, terror etc).

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Veja outros planos que exploram a habilidade EF03CO08 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS