Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Criando Histórias em Quadrinhos com o Pixton
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia (opcional). - Recursos Educacionais Digitais:
Pixton: https://app.pixton.com/
Formulário online: GForms (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/) ou Microsoft Forms (https://forms.office.com/Pages/DesignPageV2.aspx)
Documento com sugestões de perguntas para a rubrica: Anexo 1
Arquivo digital Folhinha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/quadri.htm
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Leitura de imagens em narrativas visuais.
Prática de Linguagem
- Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Objetivos de aprendizagem
- Narrar histórias por meio da criação de histórias em quadrinhos utilizando a ferramenta digital Pixton.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.
- BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 novembro de 2018.
- Tutorial Pixton. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/568884/2/tutorialpixton.pdf. Acesso em 20 dezembro 2024.
- [ Passo a Passo ] Como Criar uma História em Quadrinho do ZERO com o Pixton - Como Usar o Pixton. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MkzcUlib4jA. Acesso em 20 dezembro 2024.
- TUDO sobre o GOOGLE FORMULÁRIOS - Como criar, editar, ver resultados, encerrar, e mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9JHnpnl9dNU. Acesso em 20 dezembro. 2024.
- Como criar FORMULÁRIOS com o Microsoft FORMS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bm5vaEzinKE. Acesso em 20 dezembro 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos.
Nesta aula, os alunos deverão ser criativos ao gerar histórias em quadrinhos utilizando a plataforma digital Pixton. Começaremos explorando os elementos básicos das HQs e incentivando a troca de ideias sobre personagens, cenários e temas. Em seguida, os alunos trabalharão em duplas para desenvolver suas próprias histórias, utilizando os recursos da plataforma. Por fim, as histórias serão compartilhadas e avaliadas, promovendo a colaboração e a reflexão sobre o processo criativo. Essa atividade visa estimular a imaginação, a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades digitais.
Dificuldades antecipadas: alguns alunos podem ter dificuldade em organizar suas ideias de forma sequencial, escolher os personagens e cenários adequados, além de expressar seus pensamentos por meio de diálogos e balões. A utilização de uma ferramenta digital como o Pixton pode exigir alguma familiarização com a interface e os recursos disponíveis. Além disso, a criação de personagens com expressões e poses realistas pode ser um desafio para alguns alunos. É importante oferecer suporte e orientação individualizados para que todos possam participar ativamente da atividade.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 minutos.
Inicie uma conversa com a turma sobre histórias em quadrinhos. Pergunte:
- Quais são seus quadrinhos favoritos?
- Quais elementos vocês costumam encontrar nas histórias em quadrinhos? Quais personagens, cenários e diálogos?
- Quais tipos de histórias vocês gostam de ler?
- Quais são os elementos que tornam uma história em quadrinhos interessante?
Divida os estudantes em duplas de forma que possam trabalhar colaborativamente. Prepare os dispositivos digitais: computadores ou tablets. Deixe aberto no site do arquivo digital de tirinhas da Folhinha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/quadri.htm.
No arquivo digital da Folhinha de São Paulo, há várias histórias em quadrinhos curtinhas que podem ser exploradas.
Apresente uma HQ e seus elementos básicos: vinhetas, balões, onomatopeias, legendas e a sequência narrativa. Mostre exemplos de diferentes tipos de balões e suas funções (falas, pensamentos, gritos etc). Discuta os diferentes tipos de personagens (heróis, vilões e coadjuvantes) e os temas mais comuns nas HQs (aventura, comédia, terror etc).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA