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Plano de Aula
Plano de aula: Explorando os dígrafos LH, NH e CH
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com os dígrafos LH, NH e CH, utilizando estratégias lúdicas e interativas. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com foco nos dígrafos e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia. - Recursos Educacionais Digitais:
https://thewordsearch.com/maker/.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica (alfabetização).
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e utilizar corretamente os dígrafos LH, NH e CH na leitura e escrita de palavras.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.
- A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 8 fev. 2025.
- 5 dicas para desenvolver ortografia com crianças pequenas. Disponível em: https://classicalpress.com.br/5-dicas-para-desenvolver-ortografia-com-criancas-pequenas/. Acesso em 8 fev. 2025.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras com os dígrafos LH, NH e CH, utilizando estratégias lúdicas e interativas. A aula será dividida em três momentos: conversa inicial para contextualização, atividade prática com foco nos dígrafos e um momento de reflexão e sistematização do aprendizado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem confundir os sons dos dígrafos (LH, NH e CH) ou até mesmo esquecer de usá-los ao escrever palavras, especialmente porque esses sons nem sempre são intuitivos na relação entre letras e fonemas. Essa dificuldade pode surgir devido à semelhança entre alguns sons ou à falta de familiaridade com palavras que contêm esses dígrafos.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula com uma roda de conversa para introduzir o tema. Sugira, então, uma brincadeira de adivinhas. Professor, nessa brincadeira, todas as respostas são palavras que contém os dígrafos CH, NH ou LH. Separe os estudantes em grupos de 3 ou 4 alunos e explique que quando você fizer a pergunta, o grupo que souber a resposta, deve levantar a mão. Se responder corretamente, o grupo marca ponto, se não, o próximo grupo pode tentar responder.
Sugestões de adivinhas:
1. O que é o que é: quanto mais seca, mais molhada fica? (Resposta: a toalha)
2. O que é o que é: a última coisa que você tira antes de ir para a cama? (Resposta: os pés do chão)
3. O que é o que é: tem dente e cabeça, mas não é bicho e nem gente? (Resposta: o alho)
4. O que é o que é: anda com os pés na cabeça? (Resposta: o piolho)
5. O que é o que é: uma minhoca com sono? (Resposta: uma dorminhoca)
6. O que é o que é: a parte do corpo que mais coça? (Resposta: a unha)
7. O que é o que é: guarda tudo quando está aberto, não guarda nada quando está fechado? (Resposta: o guarda-chuva)
8. O que é, o que é: não se come, mas é bom para se comer? (Resposta: o talher)
9. O que é, o que é: cai de pé e corre deitado? (Resposta: a chuva)
10. O que é, o que é: eles são dois vizinhos, mas um não vai à casa do outro e os dois não se veem por causa de um morrinho? (Resposta: os olhos)
Faça a contagem da pontuação dos grupos e parabenize o grupo vencedor. No quadro escreva três colunas: CH, LH e NH. Solicite a participação dos estudantes perguntando quais foram as respostas das adivinhas. Caso seja necessário, repita as adivinhas e quando responderem a palavra, pergunte em qual das colunas ela deve ser colocada.
Escreva as palavras no quadro em cada uma das colunas ou peça para que os estudantes as escrevam.
Pergunte:
- Vocês já perceberam que algumas palavras têm sons diferentes, como LH em "toalha", NH em "unha" e CH em "chuva"?
- O que vocês percebem que é diferente das outras sílabas?
Espera-se que os estudantes apontem que essas combinações de letras formam somente um som.
Explique que essas combinações de letras são chamadas de dígrafos e que hoje eles vão praticar para usá-las corretamente.
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