14172
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Leitura de poemas concretos e visuais

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso o professor não tenha Data Show, deverá providenciar a confecção de cartaz. Além de levar para a sala uma cartolina e caneta Pilot, para ser usada no fechamento da aula.

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA03
  • O professor deverá providenciar, caso tenha data show,: computador, cartolina , caneta Pilot e - Atividade para impressão.

Devem ser providenciados os seguintes materiais:

  • Flor para ser despetalada.
  • Folha sulfite em branco.
  • Flor, caule e um retângulo recortados em papel canson, ou colorido,
  • Cola.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
  • O poema “A primavera endoideceu” deve ser estudado previamente pela professora.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser oriundas de não compreender o sentido do texto. Pode acontecer que o aluno que não está alfabetizado tenha dificuldade para fazer a leitura; neste caso, o professor pode dividir a turma em dupla para que um colabore com o outro.

Referências sobre o assunto:

ARAUJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.91 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Peça para os alunos que leiam o tema e falem sobre a que eles acham que será trabalhado na aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro, ou projete o título do poema “A primavera endoideceu”.
  • Faça questionamento sobre o título, para estimular que os alunos façam antecipações com base nos conhecimentos que possuem sobre poemas concretos e visuais e sobre a relação desta estrutura com o título do poema.

- De qual assunto que o poema trata?

- Como chegou a esta conclusão?

- Como será que o escritor organizou o poema?

- Será que utilizou recursos do poema concreto ou visual?

- Por que você acha isso?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

Estas orientações referem-se aos slides 4 e 5.

  • Pegue uma flor. Olhe fixamente para ela. Esta ação comunica aos alunos a expressividade do texto e os envolve a prestarem atenção no poema que será apresentado.
  • Declame o poema “A primavera endoideceu”, ao mesmo tempo que despetala a flor.
  • Coloque ritmo, entonação, emoção na sua fala durante toda a declamação.
  • Observe a reação dos alunos.
  • A partir dessa ação, pergunte para os alunos :

- Como vocês acham que o poema está organizado?

  • Peça para os alunos se organizarem em duplas.
  • Entregue uma folha em branco para cada dupla.
  • Anote as palavras do poema no quadro. Caso prefira, leve as palavras do poema impresso.
  • Peça para cada dupla estruturar o poema.
  • Ande pela sala para tirar dúvidas e colaborar com o andamento da atividade.
  • Pergunte:

-Qual a palavra deve ser colocada primeiro?

- Qual é o título?

- Como vocês vão organizar estas palavras na folha?

  • Caso seja necessário fale para os alunos que é preciso fazer uma ilustração e depois colocar as palavras no desenho.
  • Cole os trabalhos em um painel ou na parede da sala de aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue a flor, o caule e o retângulo recortados em papel colorido.
  • Cole na parede o cartaz com uma flor desenhada, conforme a ilustração do poema.
  • Escreva nas pétalas da flor: bem me quer, mal me quer..
  • Solicite que os alunos façam o mesmo.
  • Escreva no miolo da flor.
  • Espere que os alunos façam o mesmo.
  • Escreva no cabinho da flor.
  • Aguarde os alunos.
  • Escreva no retângulo “A primavera endoideceu” e cole em cima da flor.
  • Espere que os alunos concluam a atividade
  • Fale para os alunos realizarem a leitura do poema individualmente.

Fonte: “A Primavera endoideceu?”,Sérgio Capparelli , Disponível em Editora L&PM.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que apontem as diferenças e as semelhanças que encontraram entre o poema criado e o original elaborado pelo escritor.
  • Possibilite que os alunos falem sobre as percepções que obtiveram com o texto.
  • Caso queira, pode utilizar um celular para gravar os alunos relatando suas impressões sobre a obra.
  • Entregue um caderno de poemas, para que o texto produzido seja colado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso o professor não tenha Data Show, deverá providenciar a confecção de cartaz. Além de levar para a sala uma cartolina e caneta Pilot, para ser usada no fechamento da aula.

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA03
  • O professor deverá providenciar, caso tenha data show,: computador, cartolina , caneta Pilot e - Atividade para impressão.

Devem ser providenciados os seguintes materiais:

  • Flor para ser despetalada.
  • Folha sulfite em branco.
  • Flor, caule e um retângulo recortados em papel canson, ou colorido,
  • Cola.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
  • O poema “A primavera endoideceu” deve ser estudado previamente pela professora.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser oriundas de não compreender o sentido do texto. Pode acontecer que o aluno que não está alfabetizado tenha dificuldade para fazer a leitura; neste caso, o professor pode dividir a turma em dupla para que um colabore com o outro.

Referências sobre o assunto:

ARAUJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.91 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Peça para os alunos que leiam o tema e falem sobre a que eles acham que será trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro, ou projete o título do poema “A primavera endoideceu”.
  • Faça questionamento sobre o título, para estimular que os alunos façam antecipações com base nos conhecimentos que possuem sobre poemas concretos e visuais e sobre a relação desta estrutura com o título do poema.

- De qual assunto que o poema trata?

- Como chegou a esta conclusão?

- Como será que o escritor organizou o poema?

- Será que utilizou recursos do poema concreto ou visual?

- Por que você acha isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

Estas orientações referem-se aos slides 4 e 5.

  • Pegue uma flor. Olhe fixamente para ela. Esta ação comunica aos alunos a expressividade do texto e os envolve a prestarem atenção no poema que será apresentado.
  • Declame o poema “A primavera endoideceu”, ao mesmo tempo que despetala a flor.
  • Coloque ritmo, entonação, emoção na sua fala durante toda a declamação.
  • Observe a reação dos alunos.
  • A partir dessa ação, pergunte para os alunos :

- Como vocês acham que o poema está organizado?

  • Peça para os alunos se organizarem em duplas.
  • Entregue uma folha em branco para cada dupla.
  • Anote as palavras do poema no quadro. Caso prefira, leve as palavras do poema impresso.
  • Peça para cada dupla estruturar o poema.
  • Ande pela sala para tirar dúvidas e colaborar com o andamento da atividade.
  • Pergunte:

-Qual a palavra deve ser colocada primeiro?

- Qual é o título?

- Como vocês vão organizar estas palavras na folha?

  • Caso seja necessário fale para os alunos que é preciso fazer uma ilustração e depois colocar as palavras no desenho.
  • Cole os trabalhos em um painel ou na parede da sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Entregue a flor, o caule e o retângulo recortados em papel colorido.
  • Cole na parede o cartaz com uma flor desenhada, conforme a ilustração do poema.
  • Escreva nas pétalas da flor: bem me quer, mal me quer..
  • Solicite que os alunos façam o mesmo.
  • Escreva no miolo da flor.
  • Espere que os alunos façam o mesmo.
  • Escreva no cabinho da flor.
  • Aguarde os alunos.
  • Escreva no retângulo “A primavera endoideceu” e cole em cima da flor.
  • Espere que os alunos concluam a atividade
  • Fale para os alunos realizarem a leitura do poema individualmente.

Fonte: “A Primavera endoideceu?”,Sérgio Capparelli , Disponível em Editora L&PM.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para os alunos que apontem as diferenças e as semelhanças que encontraram entre o poema criado e o original elaborado pelo escritor.
  • Possibilite que os alunos falem sobre as percepções que obtiveram com o texto.
  • Caso queira, pode utilizar um celular para gravar os alunos relatando suas impressões sobre a obra.
  • Entregue um caderno de poemas, para que o texto produzido seja colado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano