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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - S ou SS?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre S ou SS?

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.

Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita. É recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirvam de modelo. Considerar os grafemas incorretos dos quais não foram vistos até aqui. Disponibilizar fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escrever no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente chamando a atenção para a escrita das palavras com intencionalidade quanto ao uso da letra S.
  • Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras S ou SS discutidas até aqui. Caso esta seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS.
  • Escreva no quadro a atividade, ou projete no data show.
  • Neste momento abra uma discussão para que os alunos reflitam sobre a escrita de cada palavra. Chame a atenção dos alunos para a escrita de palavras que não obedecem ao padrão entre fonema e grafema.
  • Peça para alguns alunos irem até o quadro e indicar a palavra correta em cada situação, isto possibilita verificar e organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrência das regularidades e irregularidades contextuais, para isso, ajude os alunos a perceber que se usa S entre duas vogais para indicar o som de Z. E se usa SS entre duas vogais para indicar o som de S.
  • Oriente os alunos para que copiem no caderno as palavras corretas, pois servirá como fonte de consulta quando necessário, além de ampliar o repertório de escrita dos alunos.
  • Liste as palavras e coloque no mural de descobertas (caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos). Palavras usuais expostas em sala de aula auxiliam a consulta e diminuem a incidência de erros.
  • O aluno precisa perceber que o que escreve tem função real e social, pois o integra em uma função comunicativa da língua.

Materiais complementares: Caderno e painel de descobertas (color set, papel pardo ou outro material que possa ser usado como).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas de trabalho produtivos, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir em sala de aula, ou seja, o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que eles farão uma atividade de revisão de texto, que um aluno escreveu um “Você sabia quê?”, mas cometeu erros quanto ao uso do S e SS ao grafar algumas palavras.
  • Entregue a atividade aos alunos.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura (caso não tenha como projetar faça a leitura convencionalmente e peça para que os alunos acompanhem com o texto impresso).
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca-texto. Professor, faça intervenções, contraponha exemplos e auxilie os alunos a explicitar a escolha feita.
  • O estudo da letra S aplicada na leitura de pequenos textos é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o modo como as letras representam um som tendo-se como base a descoberta das regularidades.
  • Ler em voz alta é outra possibilidade, pois permite que os alunos percebam as diferentes situações em que a letra S é pronunciada.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente os alunos para que, após localizar as palavras grafadas erradas, devem ir no final da atividade e escrever as palavras da forma que eles consideram correta. A transcrição é uma ótima oportunidade para refletir sobre como se escreve, uma vez que o conteúdo já é conhecido por eles.
  • Discuta aspectos ortográficos com os já alfabetizados, explicando que nem todas as palavras que começam com o fonema S são escritas com S, quando a vogal que vier depois for E ou I, a letra C também pode representar esse som, exemplo: cinema, circo, cela. Para os que estão em processo de alfabetização proponha que troquem ideias e comparem suas escritas.
  • Neste momento abra uma discussão coletiva e pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em cartaz as palavras erradas a fim de destacar o erro cometido.
  • Questione os alunos qual foi o erro cometido em cada situação. Por exemplo: Por que dinossauros se escreve com SS? Qual a letra aparece antes e depois de SS? São vogais ou consoantes? No início e no final das palavras é comum escrevermos com um S ou com SS? A letra S no início da palavra seguidas pelas vogais E ou I podemos confundir com o som de qual letra?
  • Após a análise com a turma de cada palavra, escreva no quadro as palavras corretas.
  • Oriente os alunos para que façam uma autocorreção. Caso demonstrem dificuldade em compreender alguma palavra, auxilie realizando a leitura da mesma e dando exemplos de palavras com o mesmo som a fim de que reflitam nas correspondências e regularidades.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos para elaborar uma dica, ou seja, construir em dupla uma regra que favoreça a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra situação. Professor circule pelas duplas chamando a atenção para o fato de que a falta ou acréscimo de uma letra pode mudar o som e até mesmo o sentido da palavra.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação, painel de descobertas, folhas coloridas ou outro suporte para a escrita das descobertas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Continue a atividade no coletivo.
  • A atividade realizada oralmente garante que os alunos se empenhem na formulação de boas respostas, pois eles terão como apoio o professor de escriba, o que causa segurança
  • Peça para alguns alunos compartilharem algumas dicas, para que não se cometa mais erros ao grafar S/SS. É pela exploração sistemática, que os alunos observam e analisam as correspondências da língua, que ora são regulares, ora irregulares.
  • Anote algumas dicas para compor o painel de descobertas, primando sempre pela reflexão, incentive-os a generalizar suas descobertas associando-as a alguns exemplos como: Nunca usamos SS no início e ao final das palavras. Ex.: Sopa e balas. Reformule outra pergunta: Geralmente por que aparece apenas um S no final das palavras? Explique que geralmente indica plural. A análise da língua permite perceber que a posição ou combinação de letras pode alterar até mesmo o sentido da palavra.
  • Retome o foco e a atenção dos alunos para a sistematização do uso da letra S, para não correr o risco de perder a finalidade da aula.
  • Em seguida faça perguntas desafiadoras como: Utilizamos SS no início e ao final das palavras? A letra S no início da palavra tem o mesmo som que um S no meio palavra? Diga alguns exemplos? As letras SS aparecem quando? Vocês sabem dizer que som SS produz?
  • Após cada pergunta peça para que os alunos expliquem, justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
  • Aproveite para retomar as regras: O som da letra S no início da palavra e depois de uma consoante tem o mesmo som. Ex.: sopa, consolar; A letra S entre duas vogais apresenta um som mais forte, que parece com a letra Z Ex.: asa, casa, juízo; Nunca usamos as letras SS no início e no final das palavras; Encontramos SS no meio da palavra, com som de S entre vogais Ex.: assado, massa, posso.
  • Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro para o painel, os alunos podem copiar no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussões.
  • Faça com os alunos uma lista com as palavras mais usadas, professor seja o escriba.
  • A lista deve fazer parte do painel, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos. As regras e as descobertas evidenciam o trabalho dos alunos.

Materiais complementares: Painel de descobertas, folhas coloridas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.

Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita. É recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirvam de modelo. Considerar os grafemas incorretos dos quais não foram vistos até aqui. Disponibilizar fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escrever no quadro o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente chamando a atenção para a escrita das palavras com intencionalidade quanto ao uso da letra S.
  • Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras S ou SS discutidas até aqui. Caso esta seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS.
  • Escreva no quadro a atividade, ou projete no data show.
  • Neste momento abra uma discussão para que os alunos reflitam sobre a escrita de cada palavra. Chame a atenção dos alunos para a escrita de palavras que não obedecem ao padrão entre fonema e grafema.
  • Peça para alguns alunos irem até o quadro e indicar a palavra correta em cada situação, isto possibilita verificar e organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrência das regularidades e irregularidades contextuais, para isso, ajude os alunos a perceber que se usa S entre duas vogais para indicar o som de Z. E se usa SS entre duas vogais para indicar o som de S.
  • Oriente os alunos para que copiem no caderno as palavras corretas, pois servirá como fonte de consulta quando necessário, além de ampliar o repertório de escrita dos alunos.
  • Liste as palavras e coloque no mural de descobertas (caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos). Palavras usuais expostas em sala de aula auxiliam a consulta e diminuem a incidência de erros.
  • O aluno precisa perceber que o que escreve tem função real e social, pois o integra em uma função comunicativa da língua.

Materiais complementares: Caderno e painel de descobertas (color set, papel pardo ou outro material que possa ser usado como).

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Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas de trabalho produtivos, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir em sala de aula, ou seja, o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que eles farão uma atividade de revisão de texto, que um aluno escreveu um “Você sabia quê?”, mas cometeu erros quanto ao uso do S e SS ao grafar algumas palavras.
  • Entregue a atividade aos alunos.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura (caso não tenha como projetar faça a leitura convencionalmente e peça para que os alunos acompanhem com o texto impresso).
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca-texto. Professor, faça intervenções, contraponha exemplos e auxilie os alunos a explicitar a escolha feita.
  • O estudo da letra S aplicada na leitura de pequenos textos é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o modo como as letras representam um som tendo-se como base a descoberta das regularidades.
  • Ler em voz alta é outra possibilidade, pois permite que os alunos percebam as diferentes situações em que a letra S é pronunciada.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação.

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Orientações:

  • Oriente os alunos para que, após localizar as palavras grafadas erradas, devem ir no final da atividade e escrever as palavras da forma que eles consideram correta. A transcrição é uma ótima oportunidade para refletir sobre como se escreve, uma vez que o conteúdo já é conhecido por eles.
  • Discuta aspectos ortográficos com os já alfabetizados, explicando que nem todas as palavras que começam com o fonema S são escritas com S, quando a vogal que vier depois for E ou I, a letra C também pode representar esse som, exemplo: cinema, circo, cela. Para os que estão em processo de alfabetização proponha que troquem ideias e comparem suas escritas.
  • Neste momento abra uma discussão coletiva e pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em cartaz as palavras erradas a fim de destacar o erro cometido.
  • Questione os alunos qual foi o erro cometido em cada situação. Por exemplo: Por que dinossauros se escreve com SS? Qual a letra aparece antes e depois de SS? São vogais ou consoantes? No início e no final das palavras é comum escrevermos com um S ou com SS? A letra S no início da palavra seguidas pelas vogais E ou I podemos confundir com o som de qual letra?
  • Após a análise com a turma de cada palavra, escreva no quadro as palavras corretas.
  • Oriente os alunos para que façam uma autocorreção. Caso demonstrem dificuldade em compreender alguma palavra, auxilie realizando a leitura da mesma e dando exemplos de palavras com o mesmo som a fim de que reflitam nas correspondências e regularidades.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos para elaborar uma dica, ou seja, construir em dupla uma regra que favoreça a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra situação. Professor circule pelas duplas chamando a atenção para o fato de que a falta ou acréscimo de uma letra pode mudar o som e até mesmo o sentido da palavra.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação, painel de descobertas, folhas coloridas ou outro suporte para a escrita das descobertas.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Continue a atividade no coletivo.
  • A atividade realizada oralmente garante que os alunos se empenhem na formulação de boas respostas, pois eles terão como apoio o professor de escriba, o que causa segurança
  • Peça para alguns alunos compartilharem algumas dicas, para que não se cometa mais erros ao grafar S/SS. É pela exploração sistemática, que os alunos observam e analisam as correspondências da língua, que ora são regulares, ora irregulares.
  • Anote algumas dicas para compor o painel de descobertas, primando sempre pela reflexão, incentive-os a generalizar suas descobertas associando-as a alguns exemplos como: Nunca usamos SS no início e ao final das palavras. Ex.: Sopa e balas. Reformule outra pergunta: Geralmente por que aparece apenas um S no final das palavras? Explique que geralmente indica plural. A análise da língua permite perceber que a posição ou combinação de letras pode alterar até mesmo o sentido da palavra.
  • Retome o foco e a atenção dos alunos para a sistematização do uso da letra S, para não correr o risco de perder a finalidade da aula.
  • Em seguida faça perguntas desafiadoras como: Utilizamos SS no início e ao final das palavras? A letra S no início da palavra tem o mesmo som que um S no meio palavra? Diga alguns exemplos? As letras SS aparecem quando? Vocês sabem dizer que som SS produz?
  • Após cada pergunta peça para que os alunos expliquem, justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
  • Aproveite para retomar as regras: O som da letra S no início da palavra e depois de uma consoante tem o mesmo som. Ex.: sopa, consolar; A letra S entre duas vogais apresenta um som mais forte, que parece com a letra Z Ex.: asa, casa, juízo; Nunca usamos as letras SS no início e no final das palavras; Encontramos SS no meio da palavra, com som de S entre vogais Ex.: assado, massa, posso.
  • Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro para o painel, os alunos podem copiar no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussões.
  • Faça com os alunos uma lista com as palavras mais usadas, professor seja o escriba.
  • A lista deve fazer parte do painel, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos. As regras e as descobertas evidenciam o trabalho dos alunos.

Materiais complementares: Painel de descobertas, folhas coloridas.

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