13859
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre compor a parte inicial de uma notícia, relacionando a manchete com fotolegenda e lide, de acordo com a formatação e diagramação específica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios

 Título da aula: Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.

Finalidade da aula:Compor a parte inicial de uma notícia, relacionando a manchete com  fotolegenda e lide, de acordo com a formatação e diagramação específica.

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Manchetes e lides de notícias

Objeto(s) do conhecimento:Forma e composição do texto

Prática de linguagem:Leitura/escuta

Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP14)

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

 

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com notícia e atividades complementares.

 

Informações sobre o gênero: A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. A maioria das notícias é formada por manchete, lide, texto e fotolegenda. Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias tem como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.  As fotolegendas são textos  que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018).  A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e  fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compor a parte inicial da notícia por não compreender a informação dada pela manchete, e assim, não conseguir identificar qual lide e  fotolegenda poderiam ser usadas para reproduzi-la corretamente.

 

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.

MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008


Código: LPO2_04SQA06

(EF12LP14) Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas