13789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução ao gênero entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela, se os recursos tecnológicos forem disponíveis.
  • Um mural preparado previamente no aplicativo Padlet (www.padlet.com).
  • Fotocópias do texto (e da atividade proposta, caso não haja recursos tecnológicos disponíveis. Para acessar a atividade proposta, clique aqui).
  • Imagens de grafites (de revistas, impressas, ou projetadas por meio de uma pesquisa no Google Imagens ou algum site sobre o grafite).
  • Texto “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018.

Sobre o gênero:

A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas:

Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.

Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.

Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.

Referências sobre o assunto:

Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.

Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.

Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.

Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que irão trabalhar com a leitura de um texto que aborda o grafite.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou imagens de grafites (em algum site sobre o assunto) ou ainda traga imagens impressas (se não houver recursos tecnológicos disponíveis).
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um grafite. Essa etapa da aula é uma abertura sobre o tema abordado na entrevista e tem como objetivo instigar a curiosidade dos alunos sobre o assunto e conhecer seu repertório cultural.
  • Incentive-os a expressarem o que conhecem e pensam sobre esse tipo de arte.
  • Diga aos alunos que leremos uma entrevista com um grafiteiro. Faça perguntas como: O que é uma entrevista? Você já leram/ouviram/viram uma entrevista? Onde? Quem foi entrevistado?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que leremos um texto cujo título é “Entrevista com o grafiteiro Speto”.
  • Projete a entrevista diretamente em sua página no site do jornal “O povo” e role a página para que os alunos vejam o título, a foto, a existência do vídeo ao final e a extensão do texto, mas sem que haja possibilidade de já realizar a leitura: Fonte: “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018 (Na ausência de recursos tecnológicos, detenha-se no título apenas). O objetivo é fazer com que o aluno perceba alguns indícios sobre o texto que podem ajudar no momento da leitura.
  • Incentive-os a imaginarem que perguntas e respostas eles podem encontrar durante a leitura. As hipóteses levantadas antes da leitura ajudam a potenciar a atenção quando a leitura de fato ocorrer.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em pequenos grupos (3 a 4 integrantes, por exemplo). O trabalho em grupos possibilitará troca de informações e impressões, que podem auxiliar neste momento de descoberta, pois o que um aluno perceber pode complementar a visão de outro.
  • Distribua o texto impresso e proponha a atividade.
  • Atribua a metade dos grupos a tarefa A, e à outra metade, a tarefa B. Essa divisão fará com que o tempo de trabalho em sala seja otimizado, e garante que todos tenham contato com o texto proposto.
  • Na tarefa A, os alunos devem responder às seguintes perguntas:
  • Quem é o entrevistado?
  • Quem é o entrevistador?
  • Onde o texto está publicado?
  • Qual é o tema da entrevista?
  • A que tipo de público a entrevista se destina?
  • Qual é o objetivo da entrevista?
  • Na tarefa B, os alunos devem grifar no textos as passagens em que se identifica a opinião do entrevistado e aquela do entrevistador.
  • Peça para que os alunos leiam a entrevista e realizem as tarefas solicitadas, registrando as informações. Para isso, prepare previamente um mural no aplicativo Padlet (www.padlet.com) com cada questão em uma postagem separada. Para ter orientações sobre como usar o aplicativo, acesse a página “Como usar o Padlet” (disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet. Acesso em 02 de setembro de 2018). Assim, os alunos podem registrar as respostas por meio de comentários.
  • Caso não tenha acesso a recursos tecnológicos, os alunos podem registrar as respostas na atividade impressa, disponível nos materiais complementares..

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a atividade para impressão, caso não tenha acesso a recursos tecnológicos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a realização da atividade, verifique as respostas dos grupos para as duas tarefas, registradas no mural do aplicativo Padlet, com a tela projetada para os alunos. Na ausência de internet, faça o registro editando um arquivo projetado. Caso não haja recursos tecnológicos, utilize o quadro.
  • As perguntas podem originar diversas respostas. Incentive os alunos a justificarem suas conclusões e acate todas as soluções plausíveis. Apresentamos, no arquivo anexo, apenas algumas sugestões de respostas para sua organização.
  • Caso tenha optado pela atividade impressa, peça que neste momento os grupos que realizaram a tarefa A registrem também as conclusões da tarefa B e vice versa.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as respostas sugeridas para as duas tarefas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos as questões do slide, lendo-as em voz alta.
  • Sobre a primeira questão, espera-se que os alunos já tenham percebido algumas características do gênero (organização em turnos, presença de perguntas e respostas, um entrevistado de relevância para o tema, etc.). Acolha as informações, mas não se preocupe em sistematizar as características, já que o objetivo da aula é descobrir e ter os primeiros contatos com o gênero.
  • Sobre a segunda pergunta, escute a consideração dos alunos e suas justificativas. Os alunos podem imaginar que uma entrevista com um cientista, por exemplo, seria mais objetiva pela tecnicidade do tema, por exemplo.
  • Medie a discussão auxiliando os alunos a perceberem que sempre haverá parcialidade, ainda que sutilmente. Mesmo que a opinião não seja claramente expressa, a opção de dar ênfase a alguns aspectos e negligenciar outros já impossibilita a neutralidade, especialmente no gênero entrevista, em que se reconhecem vozes diferentes.
  • Caso tenha optado pelo aplicativo Padlet, sugerido anteriormente, faça também o registro das conclusões dessa questão no mural construído.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela, se os recursos tecnológicos forem disponíveis.
  • Um mural preparado previamente no aplicativo Padlet (www.padlet.com).
  • Fotocópias do texto (e da atividade proposta, caso não haja recursos tecnológicos disponíveis. Para acessar a atividade proposta, clique aqui).
  • Imagens de grafites (de revistas, impressas, ou projetadas por meio de uma pesquisa no Google Imagens ou algum site sobre o grafite).
  • Texto “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018.

Sobre o gênero:

A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas:

Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.

Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.

Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.

Referências sobre o assunto:

Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.

Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.

Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.

Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que irão trabalhar com a leitura de um texto que aborda o grafite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou imagens de grafites (em algum site sobre o assunto) ou ainda traga imagens impressas (se não houver recursos tecnológicos disponíveis).
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um grafite. Essa etapa da aula é uma abertura sobre o tema abordado na entrevista e tem como objetivo instigar a curiosidade dos alunos sobre o assunto e conhecer seu repertório cultural.
  • Incentive-os a expressarem o que conhecem e pensam sobre esse tipo de arte.
  • Diga aos alunos que leremos uma entrevista com um grafiteiro. Faça perguntas como: O que é uma entrevista? Você já leram/ouviram/viram uma entrevista? Onde? Quem foi entrevistado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que leremos um texto cujo título é “Entrevista com o grafiteiro Speto”.
  • Projete a entrevista diretamente em sua página no site do jornal “O povo” e role a página para que os alunos vejam o título, a foto, a existência do vídeo ao final e a extensão do texto, mas sem que haja possibilidade de já realizar a leitura: Fonte: “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018 (Na ausência de recursos tecnológicos, detenha-se no título apenas). O objetivo é fazer com que o aluno perceba alguns indícios sobre o texto que podem ajudar no momento da leitura.
  • Incentive-os a imaginarem que perguntas e respostas eles podem encontrar durante a leitura. As hipóteses levantadas antes da leitura ajudam a potenciar a atenção quando a leitura de fato ocorrer.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em pequenos grupos (3 a 4 integrantes, por exemplo). O trabalho em grupos possibilitará troca de informações e impressões, que podem auxiliar neste momento de descoberta, pois o que um aluno perceber pode complementar a visão de outro.
  • Distribua o texto impresso e proponha a atividade.
  • Atribua a metade dos grupos a tarefa A, e à outra metade, a tarefa B. Essa divisão fará com que o tempo de trabalho em sala seja otimizado, e garante que todos tenham contato com o texto proposto.
  • Na tarefa A, os alunos devem responder às seguintes perguntas:
  • Quem é o entrevistado?
  • Quem é o entrevistador?
  • Onde o texto está publicado?
  • Qual é o tema da entrevista?
  • A que tipo de público a entrevista se destina?
  • Qual é o objetivo da entrevista?
  • Na tarefa B, os alunos devem grifar no textos as passagens em que se identifica a opinião do entrevistado e aquela do entrevistador.
  • Peça para que os alunos leiam a entrevista e realizem as tarefas solicitadas, registrando as informações. Para isso, prepare previamente um mural no aplicativo Padlet (www.padlet.com) com cada questão em uma postagem separada. Para ter orientações sobre como usar o aplicativo, acesse a página “Como usar o Padlet” (disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet. Acesso em 02 de setembro de 2018). Assim, os alunos podem registrar as respostas por meio de comentários.
  • Caso não tenha acesso a recursos tecnológicos, os alunos podem registrar as respostas na atividade impressa, disponível nos materiais complementares..

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a atividade para impressão, caso não tenha acesso a recursos tecnológicos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a realização da atividade, verifique as respostas dos grupos para as duas tarefas, registradas no mural do aplicativo Padlet, com a tela projetada para os alunos. Na ausência de internet, faça o registro editando um arquivo projetado. Caso não haja recursos tecnológicos, utilize o quadro.
  • As perguntas podem originar diversas respostas. Incentive os alunos a justificarem suas conclusões e acate todas as soluções plausíveis. Apresentamos, no arquivo anexo, apenas algumas sugestões de respostas para sua organização.
  • Caso tenha optado pela atividade impressa, peça que neste momento os grupos que realizaram a tarefa A registrem também as conclusões da tarefa B e vice versa.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as respostas sugeridas para as duas tarefas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos as questões do slide, lendo-as em voz alta.
  • Sobre a primeira questão, espera-se que os alunos já tenham percebido algumas características do gênero (organização em turnos, presença de perguntas e respostas, um entrevistado de relevância para o tema, etc.). Acolha as informações, mas não se preocupe em sistematizar as características, já que o objetivo da aula é descobrir e ter os primeiros contatos com o gênero.
  • Sobre a segunda pergunta, escute a consideração dos alunos e suas justificativas. Os alunos podem imaginar que uma entrevista com um cientista, por exemplo, seria mais objetiva pela tecnicidade do tema, por exemplo.
  • Medie a discussão auxiliando os alunos a perceberem que sempre haverá parcialidade, ainda que sutilmente. Mesmo que a opinião não seja claramente expressa, a opção de dar ênfase a alguns aspectos e negligenciar outros já impossibilita a neutralidade, especialmente no gênero entrevista, em que se reconhecem vozes diferentes.
  • Caso tenha optado pelo aplicativo Padlet, sugerido anteriormente, faça também o registro das conclusões dessa questão no mural construído.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano