13765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre análise de gráficos e tabelas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.

- Opcionais:
Ferramentas de videoaula, como WhatsApp, Google Meet, Hangouts e Zoom.

Introdução
Por meio de áudio ou vídeo, oriente os alunos a respeito da atividade, falando sobre as diferentes formas de apresentar dados. Para dar sentido à atividade, retome as propostas de aulas anteriores, em que os alunos compararam crônica e notícia e se aprofundaram nas características da crônica. Envie a consigna apresentada no slide de Introdução da aula e proponha que reflitam sobre a forma mais direta de apresentar os dados. Proponha que gravem um áudio com a resposta da questão. Nas orientações, selecione intervenções que ajudem os alunos a identificar gráficos e tabelas como formas eficientes de apresentação de dados.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o gráfico apresentado no slide 1 do Desenvolvimento para que analisem e reflitam sobre essa forma de apresentação dos dados. Proponha as questões sugeridas no Desenvolvimento do plano de aula para guiar a análise. Solicite que os alunos respondam a atividade no caderno. Em um momento posterior, envie a atividade com as respostas, disponível aqui, para que os alunos a comparem com as suas próprias e corrijam o que for necessário. Durante as orientações, retome o conteúdo da crônica Um mundo lindo, trabalhada nas aulas anteriores. Peça que releiam a crônica e diga que ela trata do mesmo tema apresentado nos dados do gráfico “extinção dos animais”. Solicite aos alunos que analisem quais são as semelhanças e diferenças entre o gráfico e a crônica que tratam do mesmo tema. Para isso, proponha a atividade apresentada no slide do Fechamento do plano de aula. O plano original apresenta uma proposta de atividade em que os alunos devem produzir um gráfico. No entanto, considerando a distância dos alunos entre si e do professor, essa atividade seria pouco viável, uma vez que há necessidade de interação e intervenções. Caso seja possível, realize uma videochamada utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom, e possibilite que os alunos dialoguem sobre a comparação entre os textos. Aproveite para realizar intervenções que ajudem os alunos a saber mais sobre as características de uma crônica.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre o que aprenderam na aula. Para isso, envie a seguinte questão:
     - Vimos que textos diferentes podem tratar do mesmo tema, como no caso da notícia, do gráfico e da crônica que tratam da extinção dos animais. A forma como esses textos tratam do tema é igual? Qual é a diferença entre a crônica e o gráfico?

Convite às famílias
Que tal propor um momento de informação em família? Sugira aos alunos que contem para os familiares sobre a extinção dos animais, apresentem o gráfico e a crônica e dialoguem sobre esse problema social.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.

(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas