13630
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Artigo de opinião

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Artigo de opinião

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN07) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo sugerido para leitura no context; artigos impressos (sugeridas no input e output) para leitura em duplas; excerpt table para atividade prevista no ouput

Vídeo do context: http://blogs.timesofisrael.com/resilience-reflections-of-a-teacher-from-the-gaza-envelope/

Texto do input: aqui

Texto do output: aqui

Excerpt table output: aqui

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input e do output da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, mostre o vídeo para os alunos. Trata-se de um vídeo de 3 minutos no qual Adele Raemer, articulista do jornal The Times of Israel, fala um pouco de como foi seu dia após o ataque ocorrido na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018. O vídeo consta no corpo do artigo de opinião publicado no jornal The Times of Israel em 1 de junho de 2018. O artigo de Adele Raemer será o texto base do output e o ataque na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018 será a temática tanto do texto do input quanto do texto do output. Devido a isso, embora não se trate ainda de uma proposta de leitura de um artigo de opinião a ideia nesse momento inicial da aula é convidar os alunos a pensar sobre a temática dos textos, ou seja, sobre o fato a respeito do qual os articulistas discorreram em seus textos opinativos. O vídeo traz a opção de adicionar legendas. Como o foco da aula é leitura e não compreensão oral, sugerimos que você mostre o vídeo com a legenda, para que os alunos tenham melhor compreensão do assunto abordado pela articulista. Antes de mostrar o vídeo, você pode fazer uma introdução para os alunos e estabelecer alguns objetivos de leitura.

You are going to watch a video. In this video, the author talks about her day after the massacre occurred along the border fence with Gaza on May 14th, 2018. In general lines, around sixty palestinian people were killed by israeli soldiers when they tried to cross the border fence separating Israel from Gaza. I want you to watch the video and answer:

  • What is the main thesis of the video? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the author talks about the meaning of resilience; she is a teacher and she talks about her teaching experience after the massacre day)
  • This video is part of an opinion article wrote by Adele Raemer. Today we are going to read two opinion articles. Do you know what are the characteristics of this genre? (Espera-se que os alunos respondam algo como: it presents an accessible language; it approaches daily events or general themes; it is a subjective kind of text; it is an opinionative kind of text; it can be found in online and printed newspapers or magazines or even in books; it is generally not short; newspapers articles generally approach a fact (happening) recently occured.
  • Who writes this kind of text? Why? (Espera-se que os alunos respondam algo como: newspapers columnists; writers; some researchers, etc; they write these texts in order to influence people’s minds or just to encourage a reflexion about a theme; they write opinion articles to share their point of view about a subject)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero artigo de opinião pelo fato de se tratar de um gênero discursivo da esfera jornalística cujas marcas linguísticas de fatos e opiniões são facilmente identificadas.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler um artigo de opinião identificando a tese principal e as marcas linguísticas que apontam para fatos e opiniões

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como fatos e opiniões são apresentados no gênero artigo de opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos.

What is the author talking about? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: The author is talking about the recent events in Gaza; he is positioning himself in favor of the last Israeli soldiers attack; he is talking about the same happening approached by Adele Raemer in her video . A ideia desse questionamento é possibilitar que os alunos façam uma leitura geral do texto. Para isso, provavelmente farão uso da estratégia de Skimming)

What verbal resources did the author use to state his opinion? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he states his opinion by using the subjective pronoun ‘I’; he uses personal questioning; he starts his text with a statement and organizes it in order to justify this statement; he uses figures of speech such as irony and metaphor to state his opinion; he states his opinion by the lexical choices he makes; he uses adjectives to intensify ideas- Ao propor esse questionamento, espera-se que os alunos consigam identificar no texto as marcas linguísticas que trazem a opinião do autor, ou seja, as marcas de primeira pessoa; a visão que ele tem do assunto abordado; o modo como compreende os fatos citados, o uso de adjetivos para expressar opiniões pessoais acerca dos fatos, o uso de figuras de linguagem, os questionamentos que ele propõe ao longo do texto, as escolhas lexicais que ele faz para atribuir juízo de valor aos fatos, etc. Há vários excertos que podem ser retirados do texto para exemplificar a resposta dada pelos alunos. )

Did the author present any facts? What are these facts? How are they presented? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the author is mainly referring to the event occurred in Gaza on May 14th “the recent events in Gaza”. However, he writes his text supposing that the readers are aware of what happened in Gaza and his goal is not to inform the reader but to give his opinion about it; the author presents a statement made by a commentator of the Guardian newspaper by using indirect speech)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando fatos e opiniões nele presentes, bem como os recursos linguísticos utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pela articulista no texto lido e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados pela autora para introduzir os fatos e opiniões.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. Depois, entregue para cada dupla a tabela de excertos para que eles possam ler os fragmentos retirados do texto e classificá-los como sendo fatos ou opiniões. Para mais informações acerca da atividade de output, acesse as guidelines for the teachers. Calculamos 5 minutos para a leitura geral do texto, 10 minutos para leitura dos fragmentos e preenchimento da tabela de excertos e 5 minutos para partilha da leitura. Sugerimos alguns questionamentos para o momento de partilha:

What is the text talking about?

What is the author’s opinion about the event occurred in Gaza on May 14th?

What linguistic resources introduced facts in the text?

What linguistic resources introduced opinions in the text?

Para que os alunos façam a leitura do texto com objetivos previamente estabelecidos, sugerimos que você anote esses quatro questionamentos no quadro, para que eles possam pensar acerca das respostas a serem dadas para cada um deles.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de um artigo de opinião, identificando fatos e opiniões nele veiculados.

Orientações: Faça questionamentos aos alunos e depois que eles responderem oralmente, mostre a eles um slide com o resumo da aula. Sugerimos dois questionamentos.

What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read opinion articles; to differentiate facts from opinions in opinion articles; to think about the genre characteristics

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: prediction, genre identification, background knowledge, skimming, scanning, reading with reading goals.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN07) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo sugerido para leitura no context; artigos impressos (sugeridas no input e output) para leitura em duplas; excerpt table para atividade prevista no ouput

Vídeo do context: http://blogs.timesofisrael.com/resilience-reflections-of-a-teacher-from-the-gaza-envelope/

Texto do input: aqui

Texto do output: aqui

Excerpt table output: aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input e do output da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, mostre o vídeo para os alunos. Trata-se de um vídeo de 3 minutos no qual Adele Raemer, articulista do jornal The Times of Israel, fala um pouco de como foi seu dia após o ataque ocorrido na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018. O vídeo consta no corpo do artigo de opinião publicado no jornal The Times of Israel em 1 de junho de 2018. O artigo de Adele Raemer será o texto base do output e o ataque na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018 será a temática tanto do texto do input quanto do texto do output. Devido a isso, embora não se trate ainda de uma proposta de leitura de um artigo de opinião a ideia nesse momento inicial da aula é convidar os alunos a pensar sobre a temática dos textos, ou seja, sobre o fato a respeito do qual os articulistas discorreram em seus textos opinativos. O vídeo traz a opção de adicionar legendas. Como o foco da aula é leitura e não compreensão oral, sugerimos que você mostre o vídeo com a legenda, para que os alunos tenham melhor compreensão do assunto abordado pela articulista. Antes de mostrar o vídeo, você pode fazer uma introdução para os alunos e estabelecer alguns objetivos de leitura.

You are going to watch a video. In this video, the author talks about her day after the massacre occurred along the border fence with Gaza on May 14th, 2018. In general lines, around sixty palestinian people were killed by israeli soldiers when they tried to cross the border fence separating Israel from Gaza. I want you to watch the video and answer:

  • What is the main thesis of the video? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the author talks about the meaning of resilience; she is a teacher and she talks about her teaching experience after the massacre day)
  • This video is part of an opinion article wrote by Adele Raemer. Today we are going to read two opinion articles. Do you know what are the characteristics of this genre? (Espera-se que os alunos respondam algo como: it presents an accessible language; it approaches daily events or general themes; it is a subjective kind of text; it is an opinionative kind of text; it can be found in online and printed newspapers or magazines or even in books; it is generally not short; newspapers articles generally approach a fact (happening) recently occured.
  • Who writes this kind of text? Why? (Espera-se que os alunos respondam algo como: newspapers columnists; writers; some researchers, etc; they write these texts in order to influence people’s minds or just to encourage a reflexion about a theme; they write opinion articles to share their point of view about a subject)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero artigo de opinião pelo fato de se tratar de um gênero discursivo da esfera jornalística cujas marcas linguísticas de fatos e opiniões são facilmente identificadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler um artigo de opinião identificando a tese principal e as marcas linguísticas que apontam para fatos e opiniões

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como fatos e opiniões são apresentados no gênero artigo de opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos.

What is the author talking about? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: The author is talking about the recent events in Gaza; he is positioning himself in favor of the last Israeli soldiers attack; he is talking about the same happening approached by Adele Raemer in her video . A ideia desse questionamento é possibilitar que os alunos façam uma leitura geral do texto. Para isso, provavelmente farão uso da estratégia de Skimming)

What verbal resources did the author use to state his opinion? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he states his opinion by using the subjective pronoun ‘I’; he uses personal questioning; he starts his text with a statement and organizes it in order to justify this statement; he uses figures of speech such as irony and metaphor to state his opinion; he states his opinion by the lexical choices he makes; he uses adjectives to intensify ideas- Ao propor esse questionamento, espera-se que os alunos consigam identificar no texto as marcas linguísticas que trazem a opinião do autor, ou seja, as marcas de primeira pessoa; a visão que ele tem do assunto abordado; o modo como compreende os fatos citados, o uso de adjetivos para expressar opiniões pessoais acerca dos fatos, o uso de figuras de linguagem, os questionamentos que ele propõe ao longo do texto, as escolhas lexicais que ele faz para atribuir juízo de valor aos fatos, etc. Há vários excertos que podem ser retirados do texto para exemplificar a resposta dada pelos alunos. )

Did the author present any facts? What are these facts? How are they presented? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the author is mainly referring to the event occurred in Gaza on May 14th “the recent events in Gaza”. However, he writes his text supposing that the readers are aware of what happened in Gaza and his goal is not to inform the reader but to give his opinion about it; the author presents a statement made by a commentator of the Guardian newspaper by using indirect speech)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando fatos e opiniões nele presentes, bem como os recursos linguísticos utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pela articulista no texto lido e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados pela autora para introduzir os fatos e opiniões.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. Depois, entregue para cada dupla a tabela de excertos para que eles possam ler os fragmentos retirados do texto e classificá-los como sendo fatos ou opiniões. Para mais informações acerca da atividade de output, acesse as guidelines for the teachers. Calculamos 5 minutos para a leitura geral do texto, 10 minutos para leitura dos fragmentos e preenchimento da tabela de excertos e 5 minutos para partilha da leitura. Sugerimos alguns questionamentos para o momento de partilha:

What is the text talking about?

What is the author’s opinion about the event occurred in Gaza on May 14th?

What linguistic resources introduced facts in the text?

What linguistic resources introduced opinions in the text?

Para que os alunos façam a leitura do texto com objetivos previamente estabelecidos, sugerimos que você anote esses quatro questionamentos no quadro, para que eles possam pensar acerca das respostas a serem dadas para cada um deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de um artigo de opinião, identificando fatos e opiniões nele veiculados.

Orientações: Faça questionamentos aos alunos e depois que eles responderem oralmente, mostre a eles um slide com o resumo da aula. Sugerimos dois questionamentos.

What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read opinion articles; to differentiate facts from opinions in opinion articles; to think about the genre characteristics

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: prediction, genre identification, background knowledge, skimming, scanning, reading with reading goals.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano